Novos notebooks Lenovo Legion com Ryzen AI 400 devem ser revelados na CES 2026
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Um vazamento recente, divulgado pelo portal Windows Latest, trouxe à tona detalhes da nova geração de notebooks gamer da linha Lenovo Legion. Segundo as informações não-oficiais, os novos modelos devem ser equipados com os processadores AMD Ryzen AI 400, que são um refresh da atual geração baseado em Zen 5, com duas variantes topo de linha.
- Review Legion Slim 5i | Notebook gamer balanceado e barulhento
- Review Alienware 16 Aurora | Notebook de entrada com RTX 5050 que peca na tela
Além disso, esses notebooks terão auxílio da nova geração de chip voltado para IA da própria Lenovo, que deve servir como um assistente do hardware principal, nesse caso a APU da AMD, otimizando o uso do PC, principalmente em games, na busca por mais eficiência.
Especificações dos novos Lenovo Legion
Segundo as informações vazadas, a Lenovo teria testado diferentes modelos da nova família de processadores da AMD. O grande diferencial desses chips é a integração nativa de NPUs mais potentes, projetadas para lidar com cargas de trabalho de IA sem sobrecarregar a GPU ou a CPU principal. Ainda não temos detalhes do poder computacional dessa nova geração, já que a AMD ainda não oficializou essa nova série.
A nova geração de notebooks Legion inclui um modelo com o (provável) SKU topo de linha, o Ryzen AI 9 HX 470, com o maior nível de performance. Por ser da linha HX, ele deve oferecer suporte a overclock e oferecer maior TDP, consequentemente entregando mais desempenho. Essa APU deve ser exclusiva do Legion 7a.
Já o Legion 5a pode ter duas configurações diferentes. O primeiro deles vem com o Ryzen AI 9 465, modelo que também deve oferecer alto desempenho, mas sendo mais eficiente que a variante HX. O outro deve chegar equipado com um Ryzen 7 250, CPU de 8 núcleos e 16 threads baseado em Zen 5 já disponível no mercado. Todos eles devem contar ainda com uma RTX 5060.
Em relação ao restante das configurações, o modelo topo de linha pode oferecer até 64 GB de memória RAM LPDDR5X a 8.533 MHz. Já os outros dois modelos suportarão até 32 GB DDR5-5600. Em termos de armazenamento, todos eles suportam até 2 TB de SSD NVMe PCIe 4.0.
Nesses novos Legion, a expectativa é que os processadores AMD gerenciem de forma inteligente o consumo de energia e a performance térmica junto do chip de IA da Lenovo. Isso significa notebooks que sabem exatamente quando entregar máxima potência para a placa de vídeo durante a jogatina, e quando economizar bateria em tarefas simples, tudo gerenciado por aprendizado de máquina local.
Essa novidade é esperada para ser revelada durante a CES 2026, que acontece na próxima semana nos EUA.
Veja mais do CTUP:
- Positivo anuncia primeiro notebook com minitela do Brasil
- Notebook da Lenovo com tela que estica até 24 polegadas terá RTX 5090
- Renove seu computador: Acer Aspire 16 com IA facilita sua vida e cabe no bolso
Fonte: Windows Latest