Portas do novo MacBook Pro são detalhadas e reforçam volta do HDMI e MagSafe
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté | •

Faltam apenas três dias para o evento especial da Apple em outubro e novas informações a respeito do próximo MacBook Pro não param de surgir. Após indícios de que a futura geração da linha de notebooks deve incluir a tela ProMotion com taxa de 120 Hz, o sucessor do chip Apple M1 com enorme desempenho gráfico e novo design sem Touch Bar, um vazamento detalha a quantidade e a posição das portas no corpo do MacBook Pro.
- Apple marca data do evento onde deve anunciar novos MacBook Pro
- MacBook Pro, Mac Mini e mais: o que esperar do evento da Apple em outubro
De acordo com uma publicação feita por Luke Miani, fontes informaram que o MacBook Pro de 2021 contará com sete portas no total. Do lado esquerdo teremos um conector MagSafe, duas portas USB-C e conector para fones de ouvido, enquanto no lado direito teremos uma porta HDMI, uma porta USB-C e um leitor de cartões de memória.
Segundo Miani, todas as três portas USB serão padrão USB 4.0 baseado no protocolo Thunderbolt, com design reversível USB Type-C e garantindo até 40 Gbps de transferência de dados, além de imagem e som pelo próprio cabo para monitores compatíveis.
Não é explicado se o total de sete portas estará presente em ambos os MacBook Pro de 16 polegadas e de 14 polegadas ou se a Apple deve reduzir a quantidade de conectores no modelo menor, algo que já foi feito anteriormente.
Os novos modelos de MacBook Pro são esperados com grandes mudanças, oferecendo um design renovado para combinar com a identidade visual mais recente da Apple, com laterais retas semelhante ao iPad, iPhone e iMac lançados nos últimos meses.
Rumores insistem que a Apple vai remover a controversa Touch Bar e retornar com os botões físicos de função, adotando uma tela de tecnologia Mini LED (mesma utilizada no iPad Pro de 12,9 polegadas) com ProMotion para garantir ainda maior fluidez em navegação e jogos.
O MacBook Pro de 2021 será equipado pelo chipset sucessor do Apple M1, podendo ser chamado de M1X ou M2 e garantindo ainda maior potência gráfica, saindo de 8 núcleos de GPU para opções mais poderosas com 16 e 32 núcleos.
O anúncio do novo MacBook Pro acontece segunda-feira, dia 18 de outubro, às 14 horas (pelo horário de Brasília). Existe ainda uma remota possibilidade para anúncio dos muito esperados AirPods de terceira geração e, menos provável, um novo Mac Mini com corpo mais compacto. Saiba o que esperar do próximo evento da Apple.
Fonte: Luke Miani