Macbook Pro com mini-LED e Apple M1X deve chegar no final do ano
Por Eduardo Moncken • Editado por Wallace Moté |
![Ivo/Canaltech](https://t.ctcdn.com.br/v-ZdDZyOc20qFp4hUE7Q_5_iJ0I=/0x173:4880x2919/640x360/smart/i429167.jpeg)
A Apple já tem data para anunciar a linha iPhone 13 e novos vestíveis como o Apple Watch Series 7. Por histórico o anúncio de novos computadores não acontece no mesmo evento dos smartphones. Por isso, quem aguardava novidades para a próxima geração de Macbooks precisará esperar mais um pouco. Porém, não muito.
A empresa liderada por Tim Cook estaria agendando o anúncio da nova série Macbook Pro para uma data entre outubro e novembro. Os novos modelos deverão contar com a tecnologia de tela mini-LED, empregada até agora apenas no iPad Pro de 12,9 polegadas. Com ela, os pixels são muito menores quando comparados a outras tecnologias, o que permite cores mais fortes, iluminação mais precisa e pretos mais profundos.
- Diferente do esperado, novos MacBook Pro com M1X podem oferecer até 32 GB de RAM
- Apple Watch Series 7 tem aumento de produção; MacBook com M1X chega até novembro
- Apple inicia produção de MacBook Pro com novo design, chip M1X e tela mini-LED
Segundo o Digitimes, a Apple está expandindo a adoção da tecnologia agora que suas parceiras estão mais estruturadas para a fabricação do display. A empresa havia enfrentando dificuldades até mesmo para lidar com a demanda do iPad mais avançado de 2020, mas o investimento milionário de companhias como a Epistar, Lextar Electronics e outras, pelas projeções, será suficiente para levar o mini-LED a mais produtos.
De 13 para 14 polegadas
Além de trazer a tecnologia de pixels menores, os próximos Macbooks Pro deverão chegar com tamanhos de 14 e 16 polegadas abarcados com o chip Apple M1X — com o tamanho de 13" saindo de linha. Sobre o processador, será uma melhoria da atual geração focada em um maior desempenho gráfico — antes que a companhia dê o próximo passo dentro da sua ambiciosa decisão de migrar a arquitetura dos seus computadores.
O ganho em performance ainda é um mistério, mas certamente haverá algum, já que o chip estreará nos notebooks mais potentes da empresa de Tim Cook. Também é esperado que as novas máquinas venham equipadas com conexões diretas para HDMI e leitor de cartões SD.Os Macbooks até então transmitem vídeo para um display externo pelas conexões Thunderbolt e DisplayPort — compatíveis com VGA, DVI, e HDMI por adaptadores.
Por último, as expectativas da Apple girariam em torno da produção de quatro milhões de Macbooks Pro ainda em 2021 — com divisão não revelada em relação aos tamanhos. Outra dúvida envolve os preços a serem praticados: não há informações sólidas se a Apple irá aumentá-los ou não. A troca da tecnologia de tela poderia ser um motivador para isso, mas parece que será necessário aguardar Tim Cook agendar mais um evento para descobrirmos.