MacBook Air e MacBook Pro de 2014 se tornarão obsoletos no fim de abril
Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 04 de Abril de 2022 às 14h50
Lançados em 2014, o MacBook Air de 11 e 13 polegadas e o MacBook Pro de 13 polegadas se tornarão modelos obsoletos da Apple a partir de 30 de abril. Oito anos depois da estreia, os notebooks deixarão de receber assistência técnica oficial da marca.
- Como saber se o seu aparelho Apple é obsoleto ou vintage
- Como entrar em contato com a Assistência Técnica da Apple
- Como encontrar Assistência Técnica Autorizada da Apple perto de você
Atualmente, a Apple possui uma lista extensa de produtos divididos entre vintage e obsoletos. A primeira categoria se refere a produtos descontinuados entre cinco e sete anos atrás, mas que ainda recebem suporte da assistência técnica da marca.
No caso de produtos obsoletos, lançados há mais de 8 anos, a fabricante encerra o auxílio de hardware e não envia peças originais para trocas aos centros de reparos autorizados. Com isso, os usuários precisam recorrer a assistências não oficiais e podem ter que usar componentes não originais ou de segunda mão em certos consertos.
Vale mencionar que os MacBooks ainda possuem um período estendido de reparo de bateria até 10 anos após o produto ter sido descontinuado. Entretanto, a substituição pode variar conforme as regiões e a disponibilidade das peças.
MacBook Air e MacBook Pro (2014)
O MacBook Air de 11 e 13 polegadas foram revelados em abril de 2014. Os notebooks chegaram ao mercado com processadores Intel Core i5 dual-core de quarta geração, 4 GB de memória RAM e opções de 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno.
Além da tela de Retina, uma das novidades das máquinas eram as portas Thunderbolt 2. Na época, o recurso oferecia grande taxa de transferência de dados compatível com monitores de alta resolução e outros dispositivos.
O MacBook Pro de 13 polegadas estreou em julho de 2014. O modelo com display de Retina trazia um processador Intel Core i5 de segunda geração, 16 GB de memória RAM e opções de armazenamento interno de 128 GB, 256 GB e 512 GB.
Garantia da Apple
A Apple conquistou grande parte dos consumidores devido ao duradouro suporte de assistência técnica dos produtos (hardware e software). Como citado acima, ao comprar um dispositivo da Maçã, a pessoa terá uma proteção de até quase 10 anos.
Essa é uma garantia bem extensa comparada aos concorrentes. Além disso, os produtos da empresa de Cupertino possuem uma manutenção diferenciada que exige um serviço de reparo adequado.
No Brasil, o contato com o suporte da Apple pode ser feito através do telefone ou chat no site oficial da marca. Além disso, a fabricante tem serviço de assistência técnica autorizada em diversas cidades brasileiras com opção de agendamento pelo próprio dispositivo.
Fonte: XDA Developers, Apple