Publicidade

Dell XPS 13 Plus chega com visual renovado e chips Intel Alder Lake

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Janeiro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Dell
Dell

A Dell anunciou durante sua participação na CES 2022 o novo Dell XPS 13 Plus, uma reimaginação do aclamado ultrabook compacto da marca. A novidade chega com visual futurista completamente repaginado, hardware encorpado com mais poder de fogo que os antecessores, além de recursos únicos para aprimorar a experiência de uso.

Dell XPS 13 Plus traz visual renovado e chips Intel Alder Lake

Definido por alguns como um benchmark para ultrabooks Windows, em virtude do pacote premium completo que oferece, o XPS 13 já havia passado por uma repaginação no ano passado, praticamente eliminando as bordas ao redor da tela e ganhando uma construção ainda mais refinada. O XPS 13 Plus chega então como uma nova visão da Dell para o aparelho, mirando no que o futuro da linha pode trazer.

Continua após a publicidade

Por fora, a novidade ainda lembra bastante o modelo atual, com linhas retas bem delineadas e visual minimalista em metal, usinado de uma peça única. É no interior que o XPS 13 Plus realmente brilha, adotando uma estética mais futurista que busca aproveitar o espaço ao máximo, tendo como principais diretrizes o minimalismo e o conceito de "premium", segundo a própria Dell, incluindo agora uma versão na cor grafite, que acompanha o prata tradicional.

A tela mantém as bordas quase inexistentes da geração anterior, mas todo o deck do teclado foi repaginado — as teclas são substancialmente maiores, levando o teclado de ponta a ponta, prometendo assim digitação mais confortável. Os atalhos de funções foram removidos da linha de teclas F, e ganharam botões capacitivos dedicados no topo, aparecendo apenas quando a retroiluminação está ativada.

O trackpad é um dos maiores destaques, por abandonar os mecanismos tradicionais em favor de um motor háptico, similar ao dos MacBooks. Não há linhas separando-o do restante do corpo do notebook, entregando um visual mais limpo, sem interrupções, que passa a impressão de um trackpad "infinito". Completa a experiência premium o sistema de som, com quatro speakers de 8 W, sendo dois na parte inferior da máquina e dois por baixo do teclado, mirando diretamente no usuário.

Continua após a publicidade

O Dell XPS 13 Plus também teve o hardware repaginado e promete ser o XPS 13 mais poderoso já lançado, trazendo os novos processadores Intel Alder Lake-P de 12ª geração até o Core i7 1280P, com 14 núcleos e 20 threads organizados em arquitetura híbrida, com 6 P-Cores de alto desempenho e 8 E-Cores de baixo consumo rodando a até 4,8 GHz.

Acompanhado de até 32 GB de RAM LPDDR5 soldada a 5.200 MT/s e até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCI-E 4.0, o conjunto de processamento é levado a até 28 W de consumo, contra 15 W do antecessor, graças a um sistema de refrigeração aprimorado, com duas ventoinhas maiores e mais espaçadas. A empresa afirma que as modificações aumentaram o fluxo de ar em impressionantes 55%.

Continua após a publicidade

Na prática, significa que os ganhos de performance devem ser bastante elevados, possibilitando ao lançamento encarar algumas tarefas mais pesadas, como edição de vídeos, sem grandes dificuldades.

As opções de display, com 13,4 polegadas, também visam atender a todos os tipos de profissionais, trazendo 4 opções. O destaque vai para as versões IPS LCD 4K sensível ao toque, com brilho de 500 nits, certificação DisplayHDR 400 e 90% de cobertura da gama de cores DCI-P3, bem como para a OLED 4K sensível ao toque, com brilho de 400 nits, certificação DisplayHDR True Black 500 e 100% de DCI-P3.

Há ainda duas variantes com o novo painel IPS Black Full HD, munido de contraste de 2.000:1, brilho de 500 nits e 100% de sRGB — a diferença entre as duas é a presença da sensibilidade ao toque. Seguindo a parceria vista nos novos Alienware, todas as versões são compatíveis com HDR via Dolby Vision.

Continua após a publicidade

Em conectividade, o dispositivo emprega Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e duas portas Thunderbolt 4, incluindo um adaptador USB-C para USB-A 3.0. No mais, o Dell XPS 13 Plus oferece leitor de digitais no botão de energia, webcam HD com biometria via Windows Hello, bateria de 55 Wh, sensor de luminosidade ambiente para controlar o brilho do teclado e Windows 11, ou Ubuntu 20.04 na Developer Edition.

Preço e disponibilidade

O Dell XPS 13 Plus está previsto para chegar ao mercado global no segundo trimestre de 2022, com preços sugeridos que partem dos US$ 1,200, algo em torno de R$ 6.840 em conversão direta. Ainda não há informações sobre disponibilidade no Brasil.