Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell XPS 13 Plus recebe certificação para rodar Ubuntu 22.04 LTS

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Julho de 2022 às 13h50

Link copiado!

Dell
Dell

Dell e Canonical anunciaram nesta quinta-feira (21) que o XPS 13 Plus, mais recente ultrabook premium da marca norte-americana, é o primeiro dispositivo de fabricantes parceiras a receber certificação para o Ubuntu 22.04 LTS. A novidade garante que o aparelho contará com suporte completo à nova versão do sistema operacional baseado em Linux, mantendo-se atualizado por um longo período, ponto essencial para determinados usuários.

Dell XPS 13 Plus é certificado para Ubuntu 22.04 LTS

Parte da parceria entre as companhias iniciada com o Project Sputnik, inaugurado em 2012, a certificação concedida ao Dell XPS 13 Plus é a primeira emitida a um dispositivo de fabricantes parceiras até o momento. Com ela, usuários que adquirirem o XPS 13 Plus Developer Edition, ou mesmo que atualizem modelos já adquiridos com Windows 11, poderão instalar o Ubuntu 22.04 LTS com a certeza de que todos os recursos funcionarão apropriadamente.

Continua após a publicidade

A compatibilidade também se destaca por estar relacionada à versão LTS do sistema, ou Long Term Support (Suporte de Longo Prazo, em tradução livre), garantindo que o notebook oferecerá uma experiência sólida e se manterá atualizado por até 10 anos a partir do momento em que for retirado da caixa, recebendo drivers e programas otimizados para o hardware avaliado.

Segundo a Dell, para ter acesso ao sistema otimizado, os interessados poderão seguir três rotas: adquirir um modelo novo, com envio estimado para agosto; realizar uma instalação limpa, com perda de dados; ou esperar pelo lançamento do Ubuntu 22.04.1 LTS em 4 de agosto, preparado para um update sem grande esforço. Vale destacar que o XPS 13 Plus já era vendido em uma versão Developer Edition, mas saindo de fábrica com o mais antigo Ubuntu 20.04 LTS.

Lançado em abril de 2021, o Ubuntu 22.04 LTS trouxe inúmeras melhorias que incluem desempenho aprimorado do desktop, com uso de triple-buffering, maior controle sobre as configurações de gerenciamento de energia, novos layouts para workspaces e gestos de touchpad, opções expandidas de customização, entre diversas outras novidades.

Continua após a publicidade

Aparelho reimagina design e recursos do XPS 13

Anunciado durante a CES 2022, em janeiro, o Dell XPS 13 Plus acirrou a disputa entre ultrabooks Windows e MacBooks no mercado de laptops compactos premium. Apesar de não trazer diferenças visuais na parte externa, o dispositivo teve o design da área interna repaginado, com tela de 13,4 polegadas quase sem bordas, teclado espaçoso com teclas largas e 4 speakers de 8 W embutidos, além de trackpad "infinito" com motores hápticos e botões capacitivos de funções.

Modelo mais poderoso já lançado na linha XPS 13, o notebook vem embarcado com processadores Intel Alder Lake até o Core i7 1280P, de 14 núcleos e 20 threads (6 P-Cores + 8 E-Cores), até 32 GB de RAM LPDDR5 soldada a 5.200 MT/s e até 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCI-E 4.0. O conjunto opera a até 28 W, graças a um novo sistema de refrigeração que moveria até 55% mais ar que gerações anteriores.

Continua após a publicidade

O Dell XPS 13 Plus é vendido no exterior por preços que partem de US$ 1.200, ou cerca de R$ 6.550 em conversão direta e sem impostos, e ainda não possui data de estreia no Brasil.

Fonte: CanonicalTechRadar.Pro