Publicidade

Dell lança Precision 7770 e 7670 com Intel Alder Lake-HX e memórias CAMM

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Abril de 2022 às 13h40

Link copiado!

Dell
Dell
Tudo sobre Dell

A Dell acaba de anunciar os Precision 7770 e 7670, novos workstations portáteis da marca dedicados a engenheiros, modeladores 3D e profissionais que realizam tarefas pesadas, e primeiros notebooks a trazer os inéditos chips Intel Alder Lake-HX, junto a um formato de RAM desenvolvido pela empresa para reduzir o tamanho das máquinas. Além disso, a empresa revelou o Latitude 9330, laptop corporativo com hardware potente e recursos dedicados às videochamadas.

Precision 7770 estreia chips Intel Alder Lake-HX

Mais poderoso dos dois modelos, o Dell Precision 7770 traz opção única de chassi robusto com 2,85 cm, pensado para acomodar o hardware de alto desempenho com processadores até o Intel Core i9 12950HX — além de ser o primeiro chip de 16 núcleos (8 P-Cores + 8 E-Cores) em um notebook, o componente é acompanhado do restante da 12ª geração Alder Lake-HX de 55 W, cujo diferencial é o uso do mesmo die da família Alder Lake para desktops.

Continua após a publicidade

A novidade oferece ainda GPUs até a Nvidia GeForce RTX 3080 Ti 16 GB, incluindo as opções profissionais anunciadas recentemente pela Nvidia até a RTX A5500 16 GB, até 128 GB de RAM DDR5 no formato CAMM ou 64 GB no formato SODIMM e até 16 TB de armazenamento SSD NVMe distribuídos em quatro slots M.2 PCIe 4.0.

Para manter as temperaturas do conjunto sob controle, a Dell desenvolveu um sistema engenhoso de refrigeração chamado pela empresa de User Selectable Thermal Table (USTT), que utiliza duas ventoinhas operando em sentidos opostos (Dual-Opposing Output, DOO) para espalhar ar quente por todo o corpo do laptop junto ao GORE, um material isolante especial dedicado a aprimorar a dissipação de calor.

O Precision 7770 também recebeu atenção especial na tela de 17,3 polegadas, disponível em versões com resolução Full HD com taxa de 60 Hz ou 4K com taxa de 120 Hz, certificação DisplayHDR 400 e brilho de 500 nits, e na construção, que segue as iniciativas de sustentabilidade da marca ao empregar fibra de carbono e bioplásticos renováveis.

Continua após a publicidade

A novidade é alimentada por uma bateria de 83 Wh na variante Full HD e 93 Wh no modelo 4K com fontes de 180 W e 240 W, respectivamente, pesa pouco mais de 3 kg e traz uma ampla gama de conexões, com duas portas Thunderbolt 4, USB-A 3.2 Gen 2, duas USB-A 3.2 Gen 1, uma HDMI 2.1, uma HDMI 2.0a, RJ45 para internet via cabo e conector P2 para fones de ouvido e microfone.

Precision 7670 traz Alder Lake-HX e tela de 16 polegadas

Inaugurando o segmento de workstations de 16 polegadas na família, o Precision 7670 embarca as mesmas configurações do irmão maior de 17 polegadas, mas traz algumas modificações no formato e em parte das especificações diante do menor espaço disponível.

Continua após a publicidade

A primeira delas está no chassi, que chega em duas opções — performance, mais espesso e com resfriamento USTT, e fino, com opções de GPU limitadas até a Nvidia RTX A2000 8 GB, mas cujos detalhes de refrigeração ainda não foram divulgados.

Também foram modificados o armazenamento, limitado a "apenas" 12 TB de SSD NVMe PCIe 4.0 distribuídos em três slots M.2, e na tela, que substitui a opção de display 4K LCD com taxa de 120 Hz por um painel OLED 4K 16:10 de 60 Hz e 400 nits de brilho.

A nova série Precision 7000 embarca a suíte Dell Optimizer, que conta com múltiplos recursos otimizados por IA para aprimorar e otimizar a conectividade, o desempenho, o consumo de bateria e outros aspectos das máquinas. Estão inclusas ainda as funcionalidades Dell Optimizer for Precision, com relatórios detalhados de uso e otimização de desempenho para uso em programas intensivos, e webcam Full HD.

Continua após a publicidade

Além disso, a família também conta com leitor de NFC opcional, porta opcional na base para troca rápida de armazenamento, e um conjunto de microfones frontais com tecnologia de supressão de ruído com IA.

Dell revela memórias CAMM com até 128 GB

Um dos destaques dos novos Precision é a capacidade de RAM DDR5 de até 128 GB. Para chegar a esse número sem precisar tornar os modelos ainda mais espessos, a Dell desenvolveu um módulo proprietário de memória, o Compression Attached Memory Module, ou CAMM. Diferente dos modelos SODIMM utilizados pela maioria dos notebooks, os CAMM concentram os chips de memória em um PCB fino em um único lado, o que reduziria a área ocupada em até 57%.

Continua após a publicidade

Outro trunfo do CAMM é que, em vez de utilizar a conexão inclinada dos SODIMM, a comunicação é feita pelo conector CAMM Compression, pressionando o módulo sobre a placa-mãe e o fixando com parafusos em duas placas de pressão — uma posicionada no topo do CAMM, e outra na base da placa-mãe. O ponto mais interessante é que, mesmo sendo uma solução a princípio proprietária, a Dell vislumbra um futuro em que outras fabricantes tirem proveito do formato.

Em entrevista ao portal PCWorld, o engenheiro da Dell e desenvolvedor do CAMM, Tom Schnell, explicou que a empresa pretende levar a solução ao JEDEC, órgão que regulariza tecnologias relacionadas a memórias, para oferecê-la como um novo formato a ser amplamente adotado em notebooks. Por ser uma tecnologia patenteada, royalties serão cobrados, mas "em valores justos".

Como destaca o profissional, o JEDEC tem como um dos princípios o oferecimento de soluções que não sejam anticompetitivas, tenham preço justo e não discriminem nenhuma companhia.

Continua após a publicidade

Latitude 9330 traz botões dedicados para videochamadas

A Dell aproveitou a oportunidade para expandir sua linha de notebooks corporativos, atualizada recentemente, com o Latitude 9330, que chega com a proposta de oferecer hardware potente e funcionalidades avançadas para videochamadas em um pacote compacto de 13 polegadas. Assim como os outros modelos da linha, o 9330 chega em formatos tradicional e 2 em 1, sendo equipado com processadores Intel Alder Lake de 12ª geração até o Core i7 vPro, de modelo não especificado.

O lançamento traz ainda até 32 GB de RAM DDR5-5200, até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0 em formato 2230 (22 x 30 mm), áudio estéreo, tela IPS LCD de 13,3 polegadas 16:10 com resolução Quad HD+, 100% de cobertura da gama de cores sRGB e touchscreen com suporte a canetas stylus, além de bateria de 50 Wh.

Continua após a publicidade

Seu maior destaque está nas funcionalidades de videoconferência, que incluem microfones com cancelamento de ruído por IA, webcam Full HD com infravermelho e botões integrados ao trackpad dedicados a ativar e desativas câmeras e microfones, abrir o chat e outras funcionalidades de apps como Zoom e Microsoft Teams.

Com foco no público empresarial, o Latitude 9330 também oferece conectividade e outros recursos avançados, com leitor de digitais, trava de webcam, 4G ou 5G opcionais, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas Thunderbolt 4, uma USB-C 3.2 Gen 2, gaveta para chip SIM e Windows 11 Home ou Pro com a suíte Dell Optimizer.

Preço e disponibilidade

A Dell ainda não revelou os preços dos novos notebooks, mas já confirmou prazos para a chegada das novidades ao Brasil. As janelas de estreia são as seguintes:

Continua após a publicidade
  • Dell Precision 7770 e 7670 — entre maio e julho de 2022
  • Dell Latitude 9330 — junho de 2022

Fonte: WCCFTech, Windows Central, PCWorld