Publicidade

Dell atualiza linhas Latitude e Precision com Intel Alder Lake e novos recursos

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Março de 2022 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Dell
Divulgação/Dell
Dell Latitude 7000

A Dell anunciou nesta quinta-feira (31) uma atualização para as linhas de notebooks empresariais Latitude e Precision. Além de trazer os novos processadores Intel Alder Lake de 12ª geração, os lançamentos embarcam configurações robustas, opções com as novas GPUs profissionais da Nvidia, recursos inéditos pensados no trabalho híbrido e grande foco na sustentabilidade.

Latitude 9430 é modelo ultrapremium de 14 polegadas

A primeira novidade anunciada pela marca é o Latitude 9430, notebook ultrapremium que garante ser o "menor PC empresarial de 14 polegadas com tela 16:10 do mundo". O modelo chega equipado com os novos processadores Intel Alder Lake ainda não especificados, e se destaca pelos recursos de conectividade, pela tela e pela webcam.

Continua após a publicidade

Com formato 2 em 1, o laptop traz tela de 14 polegadas com proporção 16:10, pouco vista em aparelhos dessa categoria, o que deve proporcionar maior espaço para produtividade. Na webcam, o Latitude 9430 utiliza um sensor Full HD para melhor qualidade de imagem, garantindo boa visibilidade durante as videoconferências.

Fora isso, o dispositivo recebe upgrades significativos em conexões, mantendo o suporte a redes 5G e recebendo compatibilidade com Wi-Fi 6E. Detalhes de RAM, armazenamento, bateria e outros aspectos ainda não foram divulgados.

Latitude 7330 Ultralight se destaca pela leveza

Continua após a publicidade

Na linha Latitude 7000, o destaque vai para o Latitude 7330 Ultralight que, como o nome sugere, tem como diferencial o tamanho e o peso. Com 967 gramas, o aparelho garante ser o "menor e mais leve notebook empresarial de 13 polegadas 16:9" do mundo. Ainda assim, a Dell diz ter focado na construção, para garantir alta resistência.

A companhia destaca ainda que, mesmo com as dimensões compactas, a novidade não sacrifica a conectividade, que inclui "todas as portas que os usuários empresariais precisam" como USB-A e HDMI. No entanto, além da tela, de 13,3 polegadas com resolução Full HD, e da presença de processadores Intel Alder Lake, poucas informações sobre as especificações do 7330 foram reveladas.

Série Latitude 7000 é atualizada

Continua após a publicidade

Além dos dois laptops destacados, toda a série Latitude 7000 foi atualizada com processadores Intel Alder Lake-P e Alder Lake-U, agora com sistema de refrigeração aprimorado. A gigante destaca como ouvia reclamações sobre o barulho das ventoinhas durante uso mais intenso da GPU, e promete ter resolvido a situação com o novo resfriamento, que deve manter os aparelhos mais frios e silenciosos.

A linha atualizada inclui o 7330 (13 polegadas), o 7430 (14 polegadas) e o 7530 (15 polegadas), com múltiplas configurações, webcam Full HD para aprimorar a qualidade das videochamadas, opção de tela com resolução 4K e outras melhorias.

Precision 5470 é workstation de 14 polegadas

Continua após a publicidade

Composta por workstations, destinadas a profissionais que exigem alto desempenho, a linha Dell Precision completa 25 anos em 2022. Como parte das comemorações, o Precision 5470 foi o último grande anúncio da empresa nesta semana, garantindo ser a menor, mais leve e mais potente workstation de 14 polegadas do mundo.

Apesar de compacto e razoavelmente leve, com tela de 14 polegadas em proporção 16:10 e peso de 1,48 kg, o aparelho embarca especificações bastante robustas, que incluem processadores Intel Alder Lake-H de 45 W, em modelos até o Core i9 12900H, e até 64 GB de RAM DDR5 a 5.200 MT/s.

A máquina traz ainda até 4 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0, display com resoluções até Quad HD+ e opções de GPUs até a recém-anunciada Nvidia RTX A1000 mobile. A Dell também anunciou os modelos Precision 5570 e 5770, de 15 e 17 polegadas, equipados com hardware atualizado e corpo mais fino que o da geração anterior.

Continua após a publicidade

Dell Optimizer ganha novos recursos

Além das melhorias de hardware, a Dell retrabalhou o Dell Optimizer, o software que reúne recursos dedicados aos usuários empresariais, tornando-o mais modular e trazendo uma série de novidades pensadas para o trabalho híbrido. A companhia diz ter focado essencialmente em três pilares: privacidade, conectividade e colaboração.

Em relação à privacidade, foram adicionados uma função que limita drasticamente a visibilidade da tela em diferentes ângulos quando os sensores infravermelhos da webcam detectam intrusos no campo de visão, além de um recurso que reduz o brilho do painel quando o notebook percebe que o usuário não está mais olhando para o display, ambos operando automaticamente.

Continua após a publicidade

Para conectividade, além do suporte ao Wi-Fi 6E e 5G, a Dell implementou o Simultaneous Data Transfer, tecnologia inédita em laptops corporativos que permite a conexão simultânea a duas redes, com ou sem fio, para turbinar as taxas de transferência. A ideia é aprimorar a experiência durante videochamadas, com promessa de oferecer latências até 30% menores.

Por fim, em colaboração, a companhia integrou cancelamento de ruído e de eco ativo aprimorado por redes neurais, que não apenas elimina sons indesejados do ambiente do usuário durante ligações, como também remove as intrusões no áudio dos outros participantes.

As novidades serão retrocompatíveis com os notebooks já lançados, mas há recursos que dependem de elementos de hardware para funcionar, como os sensores infravermelho na webcam para detecção de intrusos. A Dell também diz ter ouvido o feedback dos clientes e, a partir de agora, os usuários terão liberdade de instalar apenas os recursos que acharem úteis, e desinstalar aqueles que não farão uso.

Dell quer zerar emissões de Carbono até 2050

Continua após a publicidade

Durante a apresentação das novidades, a Dell reforçou o compromisso da companhia com a sustentabilidade, citando novamente os planos de eliminar as emissões de carbono em toda a cadeia de fabricação até 2050. Algumas das iniciativas para cumprir a proposta já começaram a ser feitas, e outras chegaram a ser adiantadas.

Uma delas é o amplo uso de materiais recicláveis nos novos modelos das famílias Latitude e Precision, em que 71% da tampa é feita com alumínio reciclado. Os aparelhos também contam com elementos de fibra de carbono reciclada das indústrias automotiva, aeroespacial e de fabricação de bicicletas, de plástico reciclado pós-consumo (PCR) e retirado do oceano, além de óleos naturais para produção dos pés de borracha visando reduzir o uso do petróleo.

Entre as iniciativas adiantadas está a reformulação da embalagem dos notebooks da marca, antes prevista para 2030, mas realizada já com a estreia dos novos Latitude e Precision, além do XPS 13 Plus.

Continua após a publicidade

Agora, os pacotes são 100% compostos de materiais recicláveis, incluindo o lacre de proteção, feito em papel. O visual está mais refinado, ponto que a marca fez questão de destacar, citando como é possível unir sustentabilidade e sofisticação. Segundo a Dell, outros laptops da marca receberão o novo pacote no decorrer de 2022.

Preço e disponibilidade

A Dell ainda não divulgou os preços dos novos notebooks, mas confirmou que os lançamentos chegarão ao mercado ainda em abril, inclusive no Brasil.