Publicidade

CES 2023: Lenovo Yoga Book 9i 2023 aposta em tela dupla e novas CPUs Intel

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Janeiro de 2023 às 13h05

Link copiado!

Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Na conferência que realizou durante a CES 2023, a Lenovo apresentou duas novidades para a família Yoga: o Yoga 9i e o AiO 9i 2023. O primeiro estreia como o próximo ultrabook premium da marca, chamando atenção não apenas pelo hardware potente, como também pelo design único de tela dupla que remete às tentativas da Microsoft de entrar o mercado de dobráveis. Já o segundo chega como a nova visão da marca para desktops All-in-One, prometendo uma experiência premium com alto desempenho.

Yoga 9i embarca tela OLED dupla

Estrela dos anúncios da família, o Lenovo Yoga 9i 2023 é o primeiro notebook da marca a trazer design de tela dupla, em formato muito similar ao Surface Neo, promissor laptop da Microsoft cancelado no ano passado — não há teclado ou bordas por aqui, com o aparelho sendo quase completamente composto por display.

Continua após a publicidade

Cada um dos painéis OLED possui 13,3 polegadas, proporção 16:10, resolução 2,8K e suporte a HDR, estando acompanhados da barra de som integrada à dobradiça, com 4 speakers e tecnologia Dolby Atmos de áudio espacial.

A gigante não detalhou a ficha técnica do lançamento, mas confirmou que veremos processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração, com certificação Intel Evo.

A partir dos requerimentos do selo Evo, é possível especular mais algumas das especificações, que devem assim incluir portas Thunderbolt 4, webcam Full HD, conectividade Wi-Fi 6E, carregamento rápido de alta potência, velocidade para retornar do modo standby em menos de 1 segundo, entre outros recursos premium.

Continua após a publicidade

Similar aos notebooks de tela dobrável, como o ThinkPad X1 Fold da própria Lenovo, o novo Yoga 9i foca em turbinar a produtividade ao mesmo tempo em que oferece versatilidade, mas a companhia afirma também ter pensado no entretenimento.

A máquina possui uma variedade de modos de uso que tiram proveito do display duplo, e possui software fortemente otimizado, com gestos para realizar diferentes ações rápidas.

É possível utilizá-lo 100% aberto na vertical ou horizontal, posicionado como um laptop tradicional ou ainda nos formatos esperados de um modelo 2 em 1, como o tenda e o apresentação. A base inclusa é engenhosa, capaz de apoiar o dispositivo em qualquer uma dessas posições, e armazena a caneta stylus também presente na caixa que possibilita a escrita e fixação de lembretes rapidamente.

Continua após a publicidade

O uso no modo tradicional é um dos mais curiosos, por permitir que, usando um gesto com 8 dedos, um teclado virtual surja junto a dois widgets configuráveis.

Arrastando-o para cima, o Yoga 9i adiciona um trackpad virtual para facilitar a navegação. Ainda assim, quem prefere a sensação tátil do teclado físico pode fixar magneticamente o acessório Bluetooth, que faz parte do pacote, sobre um dos painéis, ou mesmo utilizá-lo de maneira independente.

Na hora de guardá-los, o conjunto completo pode ser dobrado em um kit compacto de fácil transporte. O Lenovo Yoga 9i 2023 ainda não possui preço ou disponibilidade no momento, mas mais informações devem ser apresentadas nos próximos meses. Dito isso, considerando o preço altíssimo do ThinkPad X1 Fold, não espere por valores acessíveis.

Continua após a publicidade

AiO 9i traz alta potência e design premium

Para usuários que precisam de alto desempenho, mas não possuem muito espaço disponível, a Lenovo também apresentou o Yoga AiO 9i 2023, desktop All-in-One que chega a uma nova geração com design ainda mais premium e especificações renovadas. O dispositivo vem equipado com processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração até o Core i9 e GPUs Nvidia opcionais — modelos não são citados, mas é possível que haja versões com as novas RTX 4000 mobile.

O painel integrado possui bordas bastante finas e utiliza display IPS LCD de 32 polegadas, com resolução 4K, estando acompanhado de 4 speakers otimizados pela Harman Kardon e compatíveis com Dolby Atmos. Seu posicionamento é curioso, e deve garantir um cenário sonoro mais amplo e imersivo: duas das caixas estão instaladas no próprio monitor, enquanto as outras duas foram inseridas na base.

Continua após a publicidade

O design é um dos maiores diferenciais do aparelho, que traz o monitor fino, dobradiça em metal cromado que permite ajustes de inclinação do painel, e uma base onde estão concentradas as conexões e todo o conjunto de processamento. Entre essas conexões estão presentes USB-A, USB-C e HDMI, tanto para saída quanto para entrada, possibilitando ao usuário utilizar o AiO como um monitor externo. Fecha o conjunto o sistema de carregamento sem fio para celulares e acessórios, tornando a base mais funcional.

Assim como o laptop, informações mais específicas incluindo preços e disponibilidade não foram anunciadas, mas novidades devem ser divulgadas nos próximos meses.