Urbanic usa tecnologia para trazer tendências mundiais aos looks nacionais

Urbanic usa tecnologia para trazer tendências mundiais aos looks nacionais

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 08 de Outubro de 2021 às 16h10
Envato/918Evgenij

Tendências de moda são voláteis e cíclicas. O que é sucesso hoje pode facilmente ser substituído por um novo desejo amanhã. Essa característica faz o segmento ter de se adaptar ao dinamismo natural do setor. E qual a melhor forma de fazer isso? Com tecnologia.

Essa é a proposta da Urbanic, uma marca de roupas e acessórios fundada em Londres em 2019, que busca atrair a atenção da geração Z (os nascidos entre 1995 e 2010, que representam 30% da população brasileira). Atualmente, a marca de moda digital tem 20 milhões de usuários mensais.

Enquanto oferece recomendações aos clientes, o algoritmo usado pela Urbanic torna a produção mais inteligente. “Além de fornecer uma melhor experiência ao usuário, ele ajuda a gerenciar e planejar a cadeia de suprimentos da produção”, aponta Maria Vasconcelos, diretora de marketing da Urbanic no Brasil.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ela conta que o software contempla a amostragem, o atendimento de pedidos, o controle de qualidade, a entrega e a devolução. “Com essa plataforma, podemos capacitar a produção, gerenciar o planejamento de estoque e produzir as roupas certas sob demanda para os clientes.”

A adoção desse modelo traz modernidade à marca: como produz com base no que é pedido, a empresa atuar com estoque quase zero enquanto fabrica sob demanda. “Isso evita desperdício”, destaca Maria. “Pensamos cientificamente em nossa abordagem de oferta e demanda. Como o estoque é mantido em nível baixo, os itens se esgotam e não há desperdício de produção.”

Diversidade e inclusão: moda digital para pessoas reais

Empresas envolvidas com responsabilidade social têm tido a preferência do consumidor. Ao se posicionar ao lado da comunidade LGBTQIA+ e da diversidade, a Urbanic faz disso um diferencial. Suas coleções defendem a moda fluída, sem gênero e oferece tamanhos de XS a 5XL que atendem a todos os estilos: de vestidos românticos a calças bag para look urbano.

Além da tecnologia, a Urbanic tem compromisso com a diversidade, tanto de gênero quanto de corpos. "Nosso ideal é que quem vista Urbanic automaticamente se sinta estiloso, mas, acima de tudo, sinta-se incluído", aponta Maria. Uma pesquisa do think with google, aponta que a geração Z, alvo da marca, é extremamente ligada ao coletivo.

Imagem: Reprodução/Urbanic

A diversidade está presente, ainda, na equipe e nos designers apoiados pela companhia. São profissionais que desafiam normas de gênero, levantam pautas sobre preconceito e estão atentos às necessidades da comunidade LGBTQIA+. Mais do que nunca, o consumidor quer um produto bonito, com preço justo e que venha de uma marca confiável com a qual compartilhe seus valores pessoais. A geração Z já nasceu em um mundo conectado e está acostumada a pesquisar o histórico de tudo que consome. Há apenas alguns meses no Brasil, a Urbanic já tem mais de 730 mil seguidores no Instagram.

Toda a tecnologia aplicada na cadeia de suprimento faz as peças da Urbanic terem preço acessível. O motivo é justamente a gestão inovadora da cadeia logística, que torna o valor final dos itens muito menor para o consumidor final.

Aplicativo seguro: é confiável comprar na Urbanic

Para vender seus produtos, a Urbanic desenvolveu um app bastante completo. Ali, o consumidor encontra roupas da moda com representatividade e faz compras de modo muito seguro. Toda a equipe de marketing e atendimento ao consumidor da marca é 100% nacional.

Imagem: Reprodução/Urbanic

Maria conta que o objetivo é criar uma comunidade com princípios não apenas relacionados a moda, mas com uma conexão pessoal com os consumidores a partir de afinidades de estilo e pensamento com base em confiança e ética.

O catálogo da companhia tem mais de 10 mil opções. No app (aqui para iOS e aqui para Android), há indicações diversas de looks; e, no Instagram, dicas diárias mostram as opções mais populares da plataforma. Quem quiser também pode ficar por dentro das novidades da Urbanic no Facebook.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.