Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Urbanic usa tecnologia para trazer tendências mundiais aos looks nacionais

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Outubro de 2021 às 16h10

Link copiado!

Envato/918Evgenij
Envato/918Evgenij

Tendências de moda são voláteis e cíclicas. O que é sucesso hoje pode facilmente ser substituído por um novo desejo amanhã. Essa característica faz o segmento ter de se adaptar ao dinamismo natural do setor. E qual a melhor forma de fazer isso? Com tecnologia.

Essa é a proposta da Urbanic, uma marca de roupas e acessórios fundada em Londres em 2019, que busca atrair a atenção da geração Z (os nascidos entre 1995 e 2010, que representam 30% da população brasileira). Atualmente, a marca de moda digital tem 20 milhões de usuários mensais.

Enquanto oferece recomendações aos clientes, o algoritmo usado pela Urbanic torna a produção mais inteligente. “Além de fornecer uma melhor experiência ao usuário, ele ajuda a gerenciar e planejar a cadeia de suprimentos da produção”, aponta Maria Vasconcelos, diretora de marketing da Urbanic no Brasil.

Continua após a publicidade

Ela conta que o software contempla a amostragem, o atendimento de pedidos, o controle de qualidade, a entrega e a devolução. “Com essa plataforma, podemos capacitar a produção, gerenciar o planejamento de estoque e produzir as roupas certas sob demanda para os clientes.”

A adoção desse modelo traz modernidade à marca: como produz com base no que é pedido, a empresa atuar com estoque quase zero enquanto fabrica sob demanda. “Isso evita desperdício”, destaca Maria. “Pensamos cientificamente em nossa abordagem de oferta e demanda. Como o estoque é mantido em nível baixo, os itens se esgotam e não há desperdício de produção.”

Diversidade e inclusão: moda digital para pessoas reais

Empresas envolvidas com responsabilidade social têm tido a preferência do consumidor. Ao se posicionar ao lado da comunidade LGBTQIA+ e da diversidade, a Urbanic faz disso um diferencial. Suas coleções defendem a moda fluída, sem gênero e oferece tamanhos de XS a 5XL que atendem a todos os estilos: de vestidos românticos a calças bag para look urbano.

Continua após a publicidade

Além da tecnologia, a Urbanic tem compromisso com a diversidade, tanto de gênero quanto de corpos. "Nosso ideal é que quem vista Urbanic automaticamente se sinta estiloso, mas, acima de tudo, sinta-se incluído", aponta Maria. Uma pesquisa do think with google, aponta que a geração Z, alvo da marca, é extremamente ligada ao coletivo.

A diversidade está presente, ainda, na equipe e nos designers apoiados pela companhia. São profissionais que desafiam normas de gênero, levantam pautas sobre preconceito e estão atentos às necessidades da comunidade LGBTQIA+. Mais do que nunca, o consumidor quer um produto bonito, com preço justo e que venha de uma marca confiável com a qual compartilhe seus valores pessoais. A geração Z já nasceu em um mundo conectado e está acostumada a pesquisar o histórico de tudo que consome. Há apenas alguns meses no Brasil, a Urbanic já tem mais de 730 mil seguidores no Instagram.

Toda a tecnologia aplicada na cadeia de suprimento faz as peças da Urbanic terem preço acessível. O motivo é justamente a gestão inovadora da cadeia logística, que torna o valor final dos itens muito menor para o consumidor final.

Continua após a publicidade

Aplicativo seguro: é confiável comprar na Urbanic

Para vender seus produtos, a Urbanic desenvolveu um app bastante completo. Ali, o consumidor encontra roupas da moda com representatividade e faz compras de modo muito seguro. Toda a equipe de marketing e atendimento ao consumidor da marca é 100% nacional.

Maria conta que o objetivo é criar uma comunidade com princípios não apenas relacionados a moda, mas com uma conexão pessoal com os consumidores a partir de afinidades de estilo e pensamento com base em confiança e ética.

Continua após a publicidade

O catálogo da companhia tem mais de 10 mil opções. No app (aqui para iOS e aqui para Android), há indicações diversas de looks; e, no Instagram, dicas diárias mostram as opções mais populares da plataforma. Quem quiser também pode ficar por dentro das novidades da Urbanic no Facebook.