Publicidade

Microsoft Edge original é oficialmente abandonado pela Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2021 às 09h30

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Todos sabiam que essa data um dia chegaria: encerrou, nessa terça-feira (10), o suporte para o Microsoft Edge original no Windows 10. O navegador clássico da Microsoft, substituído por uma versão retrabalhada, escrita em cima do Chromium, será removido inteiramente dos computadores restantes assim que eles atualizarem para a versão 1803 do sistema operacional.

Já faz cerca de um ano que o Edge renovado foi lançado. No começo, o navegador se mostrou apenas promissor — aproveitava o extenso catálogo de extensões do Chrome, carregava e gerenciava as páginas de forma consistente e tinha visual mais familiar, próximo do software mais popular do segmento.

Ao longo dos meses, o Edge baseado em Chromium foi recebendo mais atualizações, e seus recursos se tornaram ainda mais robustos. Em novembro, o app alcançou o segundo lugar de navegador mais popular do mundo — impulsionado, logicamente, pela presença nativa no Windows 10 e uma massiva campanha de divulgação —, abocanhando 10,22% de fatia do mercado. Isso o deixa atrás apenas do Google Chrome, líder absoluto com 69,25% do mercado, de acordo com o NetMarketShare.

Continua após a publicidade

O sucesso, portanto, tornou inevitável o fim da sua antiga criação. O Edge original já não fazia parte dos planos da Microsoft desde meados do ano passado e, de acordo com o cronograma, perde agora o suporte oficial da companhia. Os usuários remanescentes devem migrar para qualquer novo navegador para evitar a exposição a vulnerabilidades que não serão mais corrigidas.

Entretanto, não se sinta intimidado, pois a troca de navegadores é uma ótima notícia. São vários os motivos que tornam o Microsoft Edge superior ao app anterior: opções de segurança mais claras e sempre disponíveis para o usuário, modo de navegação segura e adaptada para crianças, melhor consumo de RAM, abas verticais e o imenso catálogo de extensões próprias ou herdadas da Chrome Web Store, entre outras novidades que devem chegar em breve ao programa.

Atualmente, o novo Microsoft Edge está disponível para iOS, macOS, Android e Linux. Nos consoles Xbox Series X | S e Xbox One, o navegador também se faz presente, mas ainda passa por testes que antecedem a sua distribuição oficial.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft