Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge terá modo de navegação segura e otimizada para crianças

Por| 17 de Fevereiro de 2021 às 14h20

Link copiado!

Microsoft/Reprodução
Microsoft/Reprodução

O Microsoft Edge recebeu um novo recurso de navegação segura para crianças. O “Kids Mode” (ou “Modo para crianças”, em tradução livre) entrou em testes na versão Canary e nas distribuições para desenvolvedores do navegador, acrescentando filtros de conteúdo e outros mecanismos de controle parental.

A novidade é um robusto sistema para navegação segura na internet. Pensado diretamente para crianças, o Edge acrescenta ferramentas reforçadas para controle parental, navegação segura e filtros de conteúdo para evitar que crianças tenham acesso a materiais adultos ou páginas não autorizadas pelos responsáveis, isso ao mesmo tempo em que encoraja o aprendizado de uso do computador e o consumo de conteúdo vindo da internet.

Continua após a publicidade

Quando habilitado, o Kids Mode ocultará as propagandas das páginas de “Nova guia” e agregará filtros de conteúdo especiais do Bing SafeSearch. O buscador não só ocultará links para sites adultos ou conteúdo não autorizado como também não exibirá imagens relacionadas aos temas e promoverá artigos e vídeos voltados para crianças. A navegação também é simplificada no processo, incluindo botões mais convidativos, temas exclusivos para uso infantil e restrições no acesso às configurações e histórico de navegação de outros perfis da máquina.

Para ativar o Kids Mode não é necessário associar o dispositivo a uma conta infantil ou a um grupo familiar de contas gerenciado por um adulto. A ferramenta é simples: basta selecionar o perfil infantil no seletor localizado no canto superior direito. Dessa forma, a companhia resume sua utilização a alguns simples cliques, algo que pode tornar a ferramenta mais convidativa. Ademais, os modos pré-configurados incluem filtros para crianças de cinco a oito anos, depois de nove ou mais velhas.

Ao passo que a ferramenta é de fácil ativação, desativá-la exige a reinserção de credenciais de usuário — seja identificação visual ou senha. Assim, a Microsoft aproveita a forte integração do navegador com o Windows 10 para proporcionar maior segurança. Além disso, a navegação com o Kids Mode também inclui a proteção de dados no modo mais restrito, evitando que os pequenos tenham suas atividades monitoradas por terceiros.

Continua após a publicidade

O Kids Mode ainda está em testes, e aqueles que conseguirem acessar a ferramenta devem testá-la para fornecer feedback à desenvolvedora. Logicamente, o acesso antecipado sujeita o usuário a falhas, então ainda não é momento de permitir o uso do navegador sem supervisão de um adulto.

De qualquer maneira, não deve demorar para a ferramenta chegar à versão final. Por se tratar de uma novidade importante, a Microsoft deve somar alguns vídeos promocionais à sua estreia no navegador e ensinar como otimizar a ferramenta de supervisão parental.

Fonte: Microsoft, The Verge