Publicidade

Microsoft Edge com mesma tecnologia do Chrome chega aos consoles Xbox

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2021 às 11h20

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft

O antigo Edge está sendo substituído num dos últimos cantos onde sua presença ainda é oficial: os consoles Xbox. Integrantes do programa de acesso antecipado do sistema do videogame flagraram o navegador retrabalhado dentro do menu de aplicativos que, mesmo instável nessas primeiras versões, representam um bom avanço para a navegação web nos aparelhos.

A comunidade do Xbox ainda estava restrita ao navegador de origem, mesmo com ele apresentando instabilidades durante uma simples navegação. O app ainda é porta de entrada para logins em serviços secundários e web apps dessas plataformas — além de ser o único meio de acesso ao menu de configurações de assinatura para cada conta via Xbox.

Continua após a publicidade

Tom Warren, do site The Verge, foi o primeiro a divulgar a chegada do navegador. Segundo ele, o browser ainda não está em seu melhor estado e apresenta erros ao longo do uso nem conta com suporte integral ao teclado e mouse no console — recurso especialmente demandado depois da introdução dos periféricos.

Experiência robusta

O Microsoft Edge baseado no Chromium nos consoles também sinaliza uma experiência mais robusta com web apps. Assim como aprimorou no desktop, a nova versão apresenta melhor gerenciamento de recursos para disposição do conteúdo e lida com pacotes pesados tão bem quanto o Google Chrome.

Continua após a publicidade

Sendo assim, não seria uma surpresa se o Skype e o Discord fossem acessíveis a partir do navegador em algum momento do futuro, assim como outras aplicações de streaming até o momento indisponíveis para download na loja da Microsoft. Além disso, o suporte a extensões também está contido na versão dos consoles e permite que o usuário expanda as ferramentas do app com aplicações desenvolvidas pela comunidade.

Por fim, os recursos de sincronização de dados, seleção de perfis, guias dispostas na vertical e outras recentes ferramentas adicionadas na distribuição de navegador também se fazem presentes na versão do console. Logicamente, o Edge com Chromium deve passar por ajustes para melhor se adaptar aos controles do Xbox, mas a experiência deve ser virtualmente a mesma. Vale observar que o suporte ao Microsoft Edge clássico para Windows 10 acaba na próxima terça-feira (9) de março. Devido a urgência, é possível que a versão pública do sistema do Xbox seja agraciada com o navegador ainda este mês.

Fonte: The Verge