Como limpar o cache no Chrome, Safari, Firefox e Edge

Como limpar o cache no Chrome, Safari, Firefox e Edge

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 29 de Outubro de 2021 às 17h10
Matheus Bigogno/Canaltech

Para funcionar com agilidade, acessando as informações de maneira prática, os principais navegadores utilizam o cache como fonte de acesso a dados importantes. Saiba como limpar o chace no Google Chrome, Safari, Firefox e Edge para abrir espaço a novas informações.

Como limpar o cache do navegador de internet

Realizar essa operação é simples em qualquer um dos navegadores. Basta acessar as configurações de cada um deles para fazer a limpeza. Confira abaixo o passo a passo de como limpar o cache no Google Chrome, Safaria, Firefox e Edge.

Como limpar o cache no Google Chrome

Acesse as ferramentas do Google Chrome

Acesse "Mais Ferramentas" clicando no ícone no canto superior direito, em seguida vá para "Limpar dados de navegação..." e acesse a área de limpeza do navegador.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Acesse as ferramentas do navegador para poder limpar o cache (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Apague o cache do Google Chrome

Na próxima página é possível escolher o período que deseja apagar os dados. Defina isso e verifique se a opção "Imagens e arquivos armazenados em cache" está selecionada, em seguida, clique em "Limpar dados".

Selecione o período que deseja realizar a limpeza e depois clique em "Limpar dados" (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Como limpar o cache no Safari

Acesse as configurações do Safari

Para apagar o navegador no navegador da Apple, clique em "Safari" no canto esquerdo superior e acesse "Preferências". Em seguida, clique em Privacidade para acessar o local onde pode realizar a limpeza.

Acesse "Privacidade" para poder remover os dados salvos em cache (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Apague o cache do Safari

Em privacidade, selecione "Gerenciador de dados do site" e clique em "Remover Tudo" para realizar a limpeza do cache do navegador.

Clique em "Remover Tudo" para finalizar a limpeza do cache (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Como limpar o cache no Firefox

Acesse as configurações do Firefox

No menu acima, no canto direito do navegador, entre em "Configurações". Na nova janela, acesse "Privacidade e Segurança" para encontrar o local onde pode realizar a limpeza.

Acesse as configurações do Firefox para realizar a limpeza do cache (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Apague o cache do Firefox

Ainda em "Privacidade e segurança", desça a barra de rolamento e encontre "Cookies e dados do site...", em seguida selecione "Limpar dados". Confirme se "Conteúdo armazenado em cache" está selecionado e clique em "Limpar".

Selecione "Conteúdo armazenado em cache" e depois clique em "Limpar" para realizar o processo (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Como limpar o cache no Edge

Acesse as configurações do Edge

Clique no ícone no canto direito superior e clique em "Configurações". Na próxima página, clique em "Privacidade, pesquisa e serviços" para acessar o local da limpeza do cache.

Acesse as configurações do Edge para acessar a área de limpeza de dados (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Apague o cache do Edge

Nessa parte das configurações, basta descer a barra de rolamento e encontre "Limpar dados de navegação", e clicar em "Escolha o que limpar". Tenha certeza de que "Arquivos e imagens em cache" esteja selecionado e clique em "Limpar agora".

Selecione o que "Arquivos e imagens em cache" para realizar a limpeza no navegador Edge (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Dessa maneira pode limpar o cache nos navegadores mais populares e liberar espaço para novas informações.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.