Guia definitivo para atalhos de teclado do Windows

Por Sérgio Oliveira

Há quem os abomine e diga que são difíceis de decorar, mas a verdade é que quem aprende os atalhos de teclado do Windows não quer saber de outra coisa. Rápidas e práticas, as combinações de teclas nos fazem poupar inúmeras horas de trabalho no dia a dia tornando ações de apontar, selecionar e clicar muito mais ágeis do que antes.

Se você é daqueles que não aguenta ficar tirando uma das mãos do teclado e levá-la até o mouse para selecionar uma opção e outra e prefere fazer tudo no teclado, nós preparamos este guia para você. Nele nós mostraremos os atalhos mais úteis do sistema da Microsoft e daremos uma olhada nos atalhos universais que executam funções semelhantes praticamente em todo programa instalado no seu computador. Depois disso, falaremos de casos mais específicos e encerraremos tudo com uma seleção de truques que podem ajudá-lo a ser ainda mais produtivo.

Aconselhamos você a salvar este guia nos favoritos do seu navegador; assim, você poderá consultá-lo sempre que tiver alguma dúvida sobre um atalho em específico ou quando quiser saber como fazer uma determinada ação pressionando as teclas do teclado. Se você já fez isso, então é hora de começarmos. Vamos lá!

Por que atalhos são importantes?

Como já falamos anteriormente, há dois tipos de usuários de computador: aqueles que adoram usar atalhos para tudo e aqueles que provavelmente estão se perguntando por que se incomodar com eles. Se você faz parte desse segundo grupo, são grandes as chances de você estar se justificando dizendo que o mouse pode fazer tudo isso por você, bastando tê-lo à mão, apontar e selecionar a opção que você quer na barra de opção do seu software preferido. Esse pensamento não é errado, mas temos uma pergunta para fazê-lo refletir: como você se sairia usando o computador sem um mouse?

Saiba que o mouse é um acessório completamente opcional no manuseio do computador, logo é possível dispensá-lo completamente para fazer praticamente todo e qualquer trabalho no PC. Salvo programas muito específicos, como o Photoshop ou Corel Draw, por exemplo, que sem um mouse são praticamente inúteis, é perfeitamente possível usar o Windows, navegar na internet, criar documentos etc. somente com o teclado.

Os atalhos são ferramentas poderosas que podem ajudar qualquer um a ser mais produtivo no dia a dia e poupar vários minutos ao longo dos dias

Os atalhos são ferramentas poderosas que podem ajudar qualquer um a ser mais produtivo no dia a dia e poupar vários minutos ao longo dos dias (Imagem: Reprodução)

Tudo bem que essa é uma atitude extrema e é difícil encontrar alguém que opere um computador apenas com o teclado hoje em dia. Sendo assim, o mais indicado é aprender a pelo menos trabalhar com uma mão no mouse e outra no teclado de forma produtiva. Por exemplo, num cenário hipotético, você saberia quanto tempo desperdiça em uma hora salvando um documento do Word manualmente clicando em "Arquivo"->"Salvar" a cada cinco minutos? Exatos dois minutos! Isso é bastante tempo se levarmos em consideração o tempo necessário para pressionar as teclas "Control + B" no teclado, que nos toma uma fração de segundos e executa a mesmíssima tarefa.

É claro que é humanamente impossível decorar todos os atalhos de uma só vez, mas uma dica interessante é tentar utilizar os principais no seu dia a dia. Dessa forma, sem que você sequer perceba, logo estará os utilizando sem perceber, automaticamente. Quando chegar a esse ponto, é hora de adicionar mais alguns ao seu repertório, até que eles se tornem natural na sua rotina. Ao adotar esse método, você logo terá um repertório gigantesco de atalhos e estará bem mais produtivo do que antes.

Normatização

Antes de iniciarmos o guia de fato, primeiro é necessário esclarecer algumas normas que foram adotadas para tornar o texto mais fluido e mais fácil de compreender. São elas:

  • Todos os atalhos levam em consideração teclados Windows;
  • Todas as teclas aparecerão em negrito e a combinação de telas será mostrada em negrito e itálico;
  • Atalhos que precisam que duas ou mais teclas sejam pressionadas simultaneamente utilizarão o símbolo + (por exemplo, CTRL + O);
  • Combinações que precisam que uma tecla seja pressionada na sequência de outra ou de uma combinação utilizarão > (Por exemplo, CTRL > T);
  • Control será abreviado como CTRL;
  • O botão Windows será abreviado como WIN;
  • CIMA, BAIXO, ESQUERDA e DIREITA são as setas do teclado;
  • Atenção especial aos teclados de notebook, cuja tecla Function (FN) tem funcionamento baseado nas teclas F1-F12. Dependendo de como o teclado esteja configurado, o comportamento dessas teclas pode ser diferente.

Por fim, é importante destacar uma dica envolvendo a tecla SHIFT. Em muitas combinações de tecla ela aciona a função "reversa" da ação. Por exemplo, pressionar ESPAÇO fará você pular várias linhas num website, enquanto pressionar

SHIFT + ESPAÇO

fará essa mesma quantidade de linhas voltar.

Atalhos universais do Windows

Eles não cobrem 100% da utilização do Windows, mas certamente são os mais básicos do sistema operacional e podem ser usados em praticamente todos os programas. Portanto, é bastante provável que você já conheça uma boa parte deles.

É interessante notar também que em alguns casos a combinação de teclas corresponde exatamente a sua função, como é o caso do

CTRL + S

para Salvar. Dessa forma, é bastante intuitivo e fácil decorar alguns desses atalhos.

Outro ponto que merece nota é que dependendo do idioma do Windows ou do programa que você está utilizando, a combinação de teclas para executar uma determinada tarefa pode ser diferente. O exemplo mais icônico disso é o atalho

CTRL + B

para salvar um documento no Word, PowerPoint ou Excel enquanto

CTRL + S

sublinha o texto selecionado. Portanto, fique atento.

Atalhos universais do Windows
Atalho Função
CTRL + ESC Abre o menu Iniciar
ALT + ESC Alterna entre os programas na barra de tarefas
F2 Renomeia o item selecionado
F3 Inicia a pesquisa a partir da Área de Trabalho
F4 Altera o foco para a barra de endereço
F5 Recarrega o conteúdo
CTRL+ + Redimensiona o tamanho de todas as colunas no Explorador de Arquivos
ALT + ENTER Abre a janela de propriedades de um ícone ou programa selecionado
SHIFT + F10 Simula o clique com o botão direito no item selecionado
SHIFT + DEL Exclui um item definitivamente, sem passar pela Lixeira
Segurar SHIFT durante o boot Inicia o Windows em modo de segurança
Segurar SHIFT após inserir CD de áudio Impede que o CD comece a tocar automaticamente

Tabela com atalhos universais que funcionam em todas as versões do Windows

Atalhos da tecla Windows
Atalho Função
WIN + D Exibe a Área de Trabalho instantaneamente
WIN + M Minimiza todas as janelas ativas
WIN + SHIFT + M Maximiza todas as janelas que antes estavam minimizadas
WIN + E Abre o Explorador de Arquivos
WIN + F Exibe a Pesquisa do Windows em algumas versões
WIN + F1 Exibe a janela de ajuda do Windows 8
WIN + R Abre a janela Executar
WIN + U Abre a Central de Facilidade de Acesso

Tabela com os principais atalhos envolvendo a tecla WIN do teclado

Se você está buscando pela lista de atalhos do Word, Excel e/ou PowerPoint, o site da Microsoft disponibiliza uma lista completa com todas as combinações dos programas da suíte Office. Basta seguir os links abaixo e conferir.

Atalhos mais úteis e populares

Sem dúvidas o atalho mais conhecido e difundido entre os usuários do Windows é a tecla WIN. Pressionando ela, o Windows 7 e 10 abre o famoso menu Iniciar imediatamente. A partir disso, é possível não só buscar pelo programa que você quer, como também digitar termos para buscar um arquivo ou pasta específicos.

No Windows 8 e 8.1 a tecla WIN leva o usuário para a tela de início do sistema, onde também é possível buscar pelos programas instalados no seu computador e realizar buscas no disco rígido. O problema é que nem de longe isso é tão prático quanto o menu Iniciar e caso você queira trazê-lo de volta é necessário instalar algumas ferramentas extras.

Além da tecla WIN, os atalhos mais populares envolvem edição de texto. Falaremos um pouco de cada a seguir.

Selecionando texto

Uma das coisas mais úteis que podemos fazer com o teclado é selecionar pedaços de texto de maneira simples e rápida. Adotar essa prática ajuda qualquer um a aumentar a velocidade de produção de texto principalmente por não ter que tirar as mãos do teclado para usar o mouse.

  • SHIFT + ESQUERDA ou DIREITA: seleciona um caractere por vez;
  • SHIFT + CIMA ou BAIXO: seleciona uma linha a cada vez que a seta é pressionada;
  • SHIFT + CTRL + CIMA ou BAIXO: seleciona o parágrafo atual;
  • SHIFT + HOME: seleciona o texto entre o curso e o começo da linha;
  • SHIFT + END: seleciona o texto entre o cursor e o fim da linha;
  • CTRL + A: seleciona todo o texto (CTRL + T no Office em português).

Vale ressaltar que o

CTRL + A

também serve para selecionar vários arquivos ou pastas dentro do Windows.

Editando texto

Com partes do texto selecionadas, é possível editá-los usando apenas atalhos no teclado. Confira os principais para agilizar seu trabalho.

  • CTRL + C ou CTRL + INSERT: copia o texto selecionado;
  • CTRL + X ou CTRL + DELETE: recorta o texto selecionado;
  • CTRL + V ou SHIFT + INSERT: cola o texto na posição do cursor;
  • CTRL + Z: desfaz a última ação;
  • CTRL + Y: refaz a última ação (CTRL + R no Office em português).
CTRL + C, CTRL + V e CTRL + X: três dos atalhos mais conhecidos por todos os usuários de computadores

CTRL + X, CTRL + C e CTRL + V: três dos atalhos mais conhecidos por todos os usuários de computadores (Imagem: Reprodução)

Vale lembrar que os comandos acima não servem apenas para texto, mas também para todo o contexto do Windows e outros programas, como editores de imagem e vídeo, por exemplo.

Formatação de texto

Ainda com o texto selecionado, o que também dá para fazer é formatar e estilizá-lo. É possível tornar o texto itálico, negrito e mais uma porção de outras coisas sem tirar as mãos das teclas.

  • CTRL + B: torna o texto negrito (CTRL + N no Office em português);
  • CTRL + I: torna o texto itálico;
  • CTRL + U: sublinha o texto selecionado (CTRL + S no Office em português);

Movendo o cursor

É possível mover o cursor do texto por toda a estrutura do documento sem sequer tocar no mouse. Isso é extremamente útil para manter um bom ritmo de produção e, consequentemente, a produtividade fluindo.

  • HOME: move o cursor para o começo da linha atual;
  • END: move o cursor para o fim da linha atual;
  • CTRL + HOME: move o cursor para o começo do corpo do texto;
  • CTRL + END: move o cursor para o fim do corpo do texto;
  • PAGE UP: move o cursor um frame para cima;
  • PAGE DOWN: move o cursor um frame para baixo;
  • CTRL + CIMA: move o cursor para o começo do parágrafo;
  • CTRL + BAIXO: move o cursor para o fim do parágrafo.

Trabalhando com palavras inteiras

Apagar uma letra por vez num texto imenso não é algo tão rápido e produtivo quanto você pensa. Portanto, se precisar excluir um punhado de palavras de uma só vez, há atalhos no teclado que podem lhe ajudar.

  • CTRL + ESQUERDA: move o cursor para o começo da palavra atual ou a palavra anterior, dependendo da posição;
  • CTRL + DIREITA: move o cursor para o fim da palavra atual ou começo da palavra seguinte, dependendo da posição;
  • CTRL + BACKSPACE: exclui a palavra anterior;
  • CTRL + DELETE: exclui a palavra seguinte;

Com esses atalhos você conseguirá ser mais eficiente na produção de textos. Lembre-se que não é preciso decorar todos eles de uma vez, mas tente introduzir alguns deles no seu dia a dia e aos poucos. Após pouco tempo você perceberá que já dominou todos o que listamos.

Salvar, abrir e imprimir arquivos

Outra categoria de atalhos bastante conhecida é que envolve o manuseio de arquivos dentro de programas. Os mais conhecidos são:

  • CTRL + S ou CTRL + B no Office em português: salva qualquer arquivo que você esteja trabalhando atualmente. Em navegadores, o comando pode ser utilizado para salvar páginas inteiras para visualização offline;
  • CTRL + O ou CTRL + A no Office em português: abre um arquivo em basicamente todos os programas;
  • CTRL + P: esse é o comando universal para imprimir arquivos e até mesmo páginas da web.
Seria verdade não fosse a confusão da Microsoft no pacote Office em português, onde a combinação para salvar foi substituída para CTRL + B

Seria verdade não fosse a confusão da Microsoft no pacote Office em português, onde a combinação para salvar foi substituída para CTRL + B (Imagem: Reprodução)

Fechar janelas e abas

Por mais simples que possa parecer levar o cursor do mouse até aquele pequeno "X" que fica no canto superior direito da tela ou no cantinho de uma aba no seu navegador preferido, isso toma tempo e nos faz tirar as mãos do teclado. Para isso, há alguns atalhos que podem ajudar quem procura ganhar tempo.

  • ALT + F4: fecha qualquer janela que esteja ativa, igual a clicar no "X" no canto superior direito;
  • CTRL + F4: fecha apenas a aba atual;
  • CTRL + W: também serve para fechar abas.

Busca em documentos

Procurar por uma palavra ou trecho específico em um documento ou página da web imensos dá um trabalho enorme. Contudo, é possível encontrar ocorrências do que você busca usando três comandos simples.

  • CTRL + F ou CTRL + L no Office em português: abre a barra de buscas para que você entre com o termo que busca;
  • ENTER: quando pressionado, exibe a próxima ocorrência da busca;
  • SHIFT + ENTER: quando pressionados, exibe a ocorrência anterior da busca.

Mover entre janelas, abas e monitores

Trabalhar no computador também significa alternar entre várias janelas, abas e até mesmo monitores inúmeras vezes durante o dia. O problema é que a maioria das pessoas faz isso clicando nos programas abertos que ficam na barra de tarefas do Windows e acaba perdendo um tempo considerável. Para otimizar esse processo, os atalhos a seguir podem ajudar.

  • ALT + TAB: alterna instantaneamente entre as duas últimas janelas utilizadas;
  • ALT + TAB > ALT (segurar): permite visualizar todos os programas que estão abertos. Basta ir pressionando TAB até que o indicador esteja sobre o programa que você quer;
  • ALT + SHIFT + TAB: alterna para a última janela utilizada;
  • WIN + TAB: funciona da mesma forma que o ALT + TAB, mas de um jeito mais "estiloso". No Windows 10, permite alternar entre as áreas de trabalho virtuais.
A alternância de janelas no visual Aero foi um recurso implantado primeiramente no Windows Vista. Contudo, foi no Windows 7 que ele se popularizou

A alternância de janelas no visual Aero foi um recurso implantado primeiramente no Windows Vista. Contudo, foi no Windows 7 que ele se popularizou (Imagem: Reprodução)

Dentro de um programa, também é possível utilizar um atalho para alternar entre abas de maneira bastante rápida e eficaz.

  • CTRL + TAB: alterna entre todas as abas abertas no momento. Funciona tanto para navegadores quanto leitores de PDF.

Também há uma forma super-rápida para abrir os programas que estão afixados na sua barra de tarefas no Windows:

  • WIN + 1: abrirá o primeiro programa dos afixados na barra de tarefas;
  • WIN + 2: abrirá o segundo programa dos afixados na barra de tarefas; e assim por diante até o 0, que significa o décimo programa da barra de tarefas.

Caso o programa já esteja aberto, o Windows alternará para a janela do programa correspondente.

Se você utiliza mais de um monitor, pode ser que enfrente algumas dificuldades para visualizar a área de trabalho do jeito que quer. Para isso, basta usar o seguinte atalho:

  • WIN + P: permite alternar entre quatro modos de exibição de monitor em tempo real.
Para os usuários que trabalham com mais de um monitor ou simplesmente estão levando o notebook para a apresentação de um trabalho, o atalho WIN + P permite alternar entre os displays facilmente

Para os usuários que trabalham com mais de um monitor ou simplesmente estão levando o notebook para a apresentação de um trabalho, o atalho WIN + P permite alternar entre os displays facilmente (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Abrir Explorador de Arquivos e Propriedades do Sistema

Usar o Windows Explorer, ou Explorador de Arquivos como ficou conhecido ultimamente, permite acessar todos os arquivos e pastas armazenados no computador. Embora seja muito familiar a praticamente todos os usuários do Windows, grande parte deles acessam o recurso através do antigo "Meu Computador". Para agilizar tudo isso, use o seguinte atalho:

  • WIN + E: abre a janela do Explorador de Arquivos mostrando as pastas que você mais utiliza.

Se você costuma se aventurar fazendo manutenção no seu computador e no de familiares, certamente se vê várias vezes abrindo as Propriedades do Sistema. Para evitar a fadiga de fazer todo o processo com o mouse, há um atalho que lhe poupará uns bons segundos.

  • WIN + PAUSE/BREAK: abre as Propriedades do Sistema, que contém informações básicas do computador.

Mostrar a Área de Trabalho

Às vezes estamos trabalhando com várias janelas abertas e queremos acessar um arquivo ou pasta na Área de Trabalho. Para evitar o trabalho de sair minimizando todas elas clicando no "-", basta usar o seguinte atalho:

  • WIN + D: mostra instantaneamente a Área de Trabalho. Pressionar a combinação novamente faz você voltar à janela que estava aberta.

Minimizar e maximizar janelas

Também existe outra forma de minimizar as janelas abertas e apreciar a beleza do papel de parede que estampa a sua Área de Trabalho.

  • WIN + M: minimiza todas as janelas abertas rapidamente;
  • WIN + SHIFT + M: maximiza todas as janelas minimizadas anteriormente.

Bloquear computador

Não é de hoje que discutimos questões de segurança e maneiras de manter o seu computador o mais protegido possível contra os olhos curiosos de pessoas mal-intencionadas. Contudo, de nada adianta tomar inúmeras medidas preventivas se você deixa seu computador ao Deus-dará. Portanto, bloqueá-lo sempre que terminar de usar é superefetivo e pode ser feito rapidamente.

  • WIN + L: bloqueia o computador instantaneamente, exigindo a inserção da senha de acesso antes de retomar o uso. Ideal para quem vive sendo zoado no Facebook pelos amigos depois de ter esquecido o notebook com tudo aberto.
Para manter os curiosos longe de suas coisas no computador, o ideal é usar o atalho WIN + L toda vez que terminar de usar o PC para bloqueá-lo

Para manter os curiosos longe de suas coisas no computador, o ideal é usar o atalho WIN + L toda vez que terminar de usar o PC para bloqueá-lo (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Abrir tela de segurança e gerenciador de tarefas

Quem utiliza o Windows há alguns anos certamente já utilizou a combinação

CTRL + ALT + DEL

para resolver algum tipo de problema no sistema. Nas versões mais recentes do sistema, o comando continua funcionando, mas traz para o usuário a tela de segurança, que contém opções para mudar de senha, realizar logoff, trocar de usuário e abrir o gerenciador de tarefas.

Não raramente, quando pressionamos essa combinação mágica estamos procurando exatamente pelo gerenciador de tarefas, que também pode ser acessado pelo atalho

CTRL + SHIFT + ESC

.

Sendo assim, lembre-se:

  • CTRL + ALT + DEL: abre a tela de segurança do Windows para você realizar logoff, trocar de usuário, mudar a senha do sistema ou abrir o gerenciador de tarefas;
  • CTRL + SHIFT + ESC: abre o gerenciador de tarefas instantaneamente.

Atalhos do Windows 8 e 8.1

O Windows 8 e 8.1 tentaram quebrar o paradigma criado pela própria Microsoft e trouxeram uma série de novidades para os usuários do sistema. Claro que tanta novidade também teve seus próprios atalhos, que funcionam exclusivamente nessas duas versões do Windows.

Charm Bar e Busca

A Charm Bar foi o local bolado pela Microsoft para concentrar as funções mais importantes do Windows 8. É lá onde você pode fazer pesquisas, compartilhar arquivos e acessar as configurações do sistema operacional. Embora seja possível acessar a barra apenas deslizando o dedo do canto direito da tela para o esquerdo em telas sensíveis ao toque, essa forma pode ser bem frustrante e não funcionar como você deseja.

Portanto, os atalhos de teclado acabam surgindo para salvar a vida do usuário. Os mais importantes são:

  • WIN + C: abre a Charm Bar na porção direita da tela do seu computador;
  • WIN + Q: abre o formulário de busca na Charm Bar independente de qual programa você estiver usando. Uma maneira rápida de realizar pesquisas, já que não é possível apertar a tecla WIN e começar a digitar termos de busca como no Windows 7 e 10;
  • WIN + I: abre instantaneamente as Configurações do sistema, não precisando passar pela Charm Bar;
  • WIN + W: abre a busca por itens de configuração.
A Charm Bar reúne as principais opções do Windows 8 numa barra lateral do sistema

A Charm Bar reúne as principais opções do Windows 8 numa barra lateral do sistema (Imagem: Reprodução)

Ferramentas do Sistema

Convenhamos: navegar pela tela inicial do Windows 8 não é das atividades mais agradáveis. Se você estava acostumado com o menu Iniciar do Windows XP e 7, qualquer tarefa que precise realizar no sistema é um martírio. Isso se agrava quando estamos buscando por recursos que antes ficavam a no máximo dois cliques de distância, como é o caso do Painel de Controle, Gerenciador de Dispositivos e o menu Programas.

Se você passa sufoco nessas horas, saiba que existe um atalho que pode salvar sua vida.

  • WIN + X: abre o menu de contexto, que reúne os principais utilitários do sistema.
O menu de contexto é uma alternativa para aqueles que ainda sentem falta do menu Iniciar no Windows 8

O menu de contexto é uma alternativa para aqueles que ainda sentem falta do menu Iniciar no Windows 8 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Se você tentar utilizar o comando no Windows 7, será apresentado ao Mobility Center, que contém uma série de opções de configuração que podem ser ajustadas on-the-fly.

Utilizar o atalho WIN + X levará os usuários do Windows 7 de notebooks ao Mobility Center

Utilizar o atalho WIN + X levará os usuários do Windows 7 de notebooks ao Mobility Center (Imagem: Reprodução)

Divisão de janelas

Se você é daquelas pessoas que precisa trabalhar com duas janelas lado a lado, o Windows 8 mantém um recurso bastante interessante implementado primeiramente no Windows 7. Com ele, é possível organizar duas janelas lado a lado de uma maneira bastante simples, sem precisar sequer tocar no mouse.

  • WIN + . ou WIN + DIREITA: alinha a janela à direita na tela;
  • WIN + SHIFT + . ou WIN + ESQUERDA: alinha a janela à esquerda na tela.

Dessa forma, você consegue trabalhar com as duas janelas ocupando o mesmo espaço na tela.

Barra de comando dos Modern apps

Outra grande novidade do Windows 8 foi a introdução dos chamados Modern apps que fazem uso da interface inicialmente conhecida como Metro. O que pouca gente sabe é que esses aplicativos têm cada um uma barra de comando única.

  • WIN + Z: abre a barra de comando quando um app está selecionado na tela de início. Geralmente, a barra possui opções para afixação, desinstalação e redimensionamento.

Fora esses atalhos, todos os demais discutidos anteriormente funcionam perfeitamente no Windows 8. Então, se você ainda utiliza essa versão do sistema, tente introduzir essas dicas na sua rotina e dominar cada um dos atalhos para ser cada vez mais produtivo.

Atalhos do Windows 10

O Windows 10 já é realidade para grande parte dos usuários do sistema operacional e a Microsoft trouxe muitas novidades além do menu Iniciar de volta. Entre elas, a empresa emplacou um punhado de novos atalhos para facilitar a vida dos usuários.

Divisão de janelas

Assim como o Windows 7 e Windows 8/8.1, o Windows 10 traz o recurso de organização de janelas lado a lado para facilitar a vida do pessoal. Contudo, pela primeira vez é possível colocar 4 janelas posicionadas igualmente na tela do computador, num esquema 2 x 2.

Para isso, basta usar as combinações

WIN + ESQUERDA

,

WIN + CIMA

,

WIN + DIREITA

e

WIN + BAIXO

e organizar as janelas do jeito que você preferir.

No Windows 10, é possível dividir a tela em até quatro janelas em grids 2 x 2

No Windows 10, é possível dividir a tela em até quatro janelas em grids 2 x 2 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Áreas de trabalho virtuais

Outra grande adição da Microsoft no Windows 10 foram as áreas de trabalho virtuais. A novidade elimina a necessidade de gambiarras e de softwares de terceiros, deixando o usuário adicionar quantas áreas de trabalho desejar. E é claro que tudo isso trouxe uma série de novos atalhos.

  • WIN + TAB: ao invés do visual Aero do Windows 7, agora esse comando mostra uma visão simplório de todos os programas abertos na área de trabalho atual;
  • WIN + CTRL + D: cria uma nova área de trabalho virtual instantaneamente;
  • WIN + CTRL + F4: fecha a área de trabalho virtual ativa;
  • WIN + CTRL + ESQUERDA ou DIREITA: alterna entre as áreas de trabalho do usuário.
As Áreas de Trabalho virtuais foram uma das maiores adições do Windows 10. Graças ao recurso, o usuário pode criar quantos ambientes de trabalho desejar bastando pressionar três teclas no teclado

As Áreas de Trabalho virtuais foram uma das maiores adições do Windows 10. Graças ao recurso, o usuário pode criar quantos ambientes de trabalho desejar bastando pressionar três teclas no teclado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Configurações, busca e Cortana

Se você vem do Windows 8/8.1 e fica um pouco perdido na hora de fazer algum ajuste no Windows 10, saiba que tudo foi movido para o app Configurações. Além disso, o sistema trouxe uma Central de Ações fortemente inspirada nas centrais de notificação dos dispositivos mobile e que pode ser acessada facilmente com um atalho.

  • WIN + I: abre o app Configurações, que pode ser considerado uma versão melhorada do Painel de Controle;
  • WIN + A: abre a Central de Ações com todas as notificações do Windows 10;
  • WIN + X: assim como no Windows 8/8.1, abre o menu de contexto do sistema, que oferece acesso rápido às opções de gerenciamento do computador.

A Cortana também é outra novidade do Windows 10 que deixou muita gente empolgada. Apesar da assistente ainda não estar disponível no Brasil, é possível utilizá-la em inglês com alguns ajustes adicionais mesmo o usuário estando no Brasil.

Nos locais onde a assistente já vem ativada por padrão, é possível utilizar alguns atalhos.

  • WIN + Q: ativa a entrada de voz da Cortana para você falar com ela;
  • WIN + S: ativa a entrada de texto da Cortana para você escrever para ela.

Caso você não ative a Cortana em inglês, esses dois atalhos farão a mesma coisa: abrirão a caixa de busca para você começar a digitar.

Navegação no Prompt de Comando

Se você é daqueles nerds clássicos criado na base do MS-DOS e Terminal no Linux certamente gostou de saber que a Microsoft adicionou suporte a atalhos mais amigáveis no Prompt de Comando do Windows 10. Agora, ao invés de ter que ficar clicando com o botão direito do mouse para fazer uma operação e outra, é possível utilizar o CTRL para entrar com uma série de comandos.

Antes de começar a usar os atalhos, no entanto, antes é preciso ativar a tecla CTRL no Prompt. Para isso, clique com o botão direito na barra superior da janela do Prompt de Comando e entre em "Propriedades". Lá, vá até a aba "Opções", desmarque a opção "Usar console herdado" e ative "Habilitar atalhos com a tecla CTRL" e as duas opções de seleção de texto.

  • SHIFT + ESQUERDA: destaca o texto à esquerda do cursor;
  • SHIFT + DIREITA: destaca o texto à direita do cursor;
  • CTRL + SHIFT + ESQUERDA ou DIREITA: destaca palavras inteiras à esquerda ou direita do cursor;
  • SHIFT + HOME ou END: destaca todo o texto da linha à esquerda ou direita do cursor;
  • SHIFT + PAGE UP ou PAGE DOWN: destaca todo o texto acima ou abaixo do cursor;
  • CTRL + CIMA ou BAIXO: navega entre as linhas de texto;
  • CTRL + PAGE UP ou PAGE DOWN: move toda uma página para cima ou para baixo;
  • CTRL + C: copia a porção selecionada de texto;
  • CTRL + X: recorta a porção selecionada de texto;
  • CTRL + V: cola a porção copiada ou recortada de texto;
  • CTRL + F: abre a caixa de buscas para que você procure por alguma palavra no Prompt.
Antes de utilizar os atalhos com o CTRL no Prompt é preciso ativá-los nas propriedades

Antes de utilizar os atalhos com o CTRL no Prompt é preciso ativá-los nas propriedades (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Games, vídeo e imagem

A captura de screenshots, gravação de vídeos do que aparece na tela e zoom em imagens foram outras adições do Windows 10 bem recebidas pelo grande público.

Quanto a captura de vídeo, que é extremamente interessante para quem faz gameplays e os publica na internet, o ideal é que se tenha uma boa placa de vídeo.

  • WIN + G: abre a Barra de Jogos caso a placa de vídeo seja compatível;
  • WIN + ALT + G: começa a gravar tudo o que está acontecendo na janela ativa;
  • WIN + ALT + R: encerra a gravação.

Os demais atalhos também funcionam no Windows 8/8.1, portanto não adianta tentar usá-los no Windows 7, por exemplo.

  • WIN + PRTSCR: faz uma captura da tela e a salva diretamente na pasta "Imagens";
  • WIN + P: troca os modos de exibição em caso de mais de um monitor conectado;
  • WIN + +: aumenta a tela com a lupa;
  • WIN + -: diminui a tela com a lupa.

Navegação

Alguns velhos atalhos de navegação implantados no Windows 7 e/ou Windows 8/8.1 seguem funcionando normalmente no Windows 10. São combinações essenciais para quem quer navegar pela interface do sistema sem o auxílio do mouse. Portanto, se esse é o seu objetivo, os comandos são os seguintes.

  • WIN + ,: esconde as janelas abertas e exibe a área de trabalho brevemente;
  • WIN + HOME: minimiza todas as janelas com exceção da que está ativa;
  • ALT + CIMA: sobe um nível no Explorador de Arquivos;
  • ALT + ESQUERDA: volta para a pasta anterior no Explorador de Arquivos;
  • ALT + DIREITA: avança uma pasta no Explorador de Arquivos.

Os atalhos abaixo são utilizados para navegar pela barra de tarefas do Windows.

  • WIN + T: alterna entre os itens da barra de tarefas (pressione ENTER para abrir);
  • WIN + SHIFT + ESQUERDA ou DIREITA: move uma janela para outro monitor.

Esses são os atalhos mais populares e amplamente divulgados entre os usuários do Windows 10. Obviamente, há uma extensa lista de combinações fornecida pela Microsoft. Caso queira se aprofundar no tema, a lista completa pode ser vista aqui.

Atalhos de programas específicos

Depois de vermos os atalhos do Windows, é chegada a hora de conferir a lista de atalhos dos mais populares programas para Windows.

Navegadores web

Não é surpresa para ninguém que atualmente a maioria das pessoas ligar o computador quase que exclusivamente para navegar na internet. Sendo assim, os navegadores podem ser apontados como o tipo de software mais popular que há nos dias de hoje.

Não importa se você prefere Chrome, Firefox, Opera ou até mesmo o famigerado Internet Explorer, pois os atalhos que listamos abaixo funcionarão em todos eles. Confira.

Abrir e alternar entre abas

  • CTRL + 1-8: alternará instantaneamente para a aba numerada, tal qual WIN + 1-0 alterna entre os programas da barra de tarefas no Windows. Pressionar CTRL + 9 sempre levará você à última aba aberta, não importando quantas abas estejam abertas no navegador;
  • CTRL + T: abrirá uma nova aba no navegador;
  • CTRL + SHIFT + T: reabre a última aba fechada. Extremamente útil para quem vive fechando abas acidentalmente.

Abrir links

  • CTRL + Clique esquerdo ou Clique do meio: abre um link numa nova aba do navegador. Ideal para quando você quer abrir algo para ler depois que terminar o que está lendo no momento;
  • CTRL + SHIFT + Clique esquerdo: tem a mesma função da combinação anterior. A diferença é que você será levado imediatamente para a aba recém-aberta.

Avançar, voltar, recarregar e cancelar carregamento

Apesar de todos os navegadores contarem com botões bem posicionados para executarmos as ações de avançar e voltar no histórico de navegação e recarregar ou cancelar o carregamento de uma página, é muito mais conveniente executar essas ações no teclado.

  • ALT + ESQUERDA: volta no histórico de navegação da aba ativa;
  • ALT + DIREITA: avança no histórico de navegação da aba ativa;
  • F5: recarrega rapidamente a página ativa;
  • CTRL + F5: executa a mesma ação da combinação anterior, mas limpa o cache do navegador para que tudo seja carregado como se fosse a primeira vez;
  • ESC: cessa o carregamento de uma página.

Página inicial

Todos têm uma página inicial definida no navegador; seja por ela ser útil, ou simplesmente porque é o seu site favorito, a verdade é que volta e meia você retorna para lá. Então, nada melhor do que aprender um atalho para executar essa ação mais rapidamente.

  • ALT + HOME: levará você para a página definida como inicial no seu navegador.

Mais ou menos zoom

Em tempos de monitores Full HD e 4K, é cada vez mais difícil enxergar um texto na resolução padrão do computador. E é aí que surge a necessidade de dar um zoom para visualizar as coisas de uma maneira melhor.

  • CTRL + +: aumenta o zoom e permite visualizar texto e imagens num tamanho maior;
  • CTRL + -: diminui o zoom e deixa texto e imagens menores.

Fora essas combinações padrão, também é possível fazer o mesmo pressionando CTRL e utilizando a roda do mouse. Se você acredita que exagerou no zoom para mais ou para menos, é possível redefinir as coisas utilizando

CTRL + 0

.

Barra de endereços

Retirar as mãos do teclado e buscar o mouse para apontar e clicar na barra de endereços para entrar com uma nova URL parece algo bastante trabalhoso quando estamos apressados - e realmente é. Por isso há algumas combinações que facilitam o dia a dia nesse aspecto.

  • CTRL + L: muda o foco instantaneamente para a barra de endereços para que você insira imediatamente uma nova URL;
  • CTRL + ENTER: adiciona "www." no começo da URL e ".com" no final dela. Sendo assim, basta digitar "canaltech" e pressionar CTRL + ENTER na barra de endereços para visitar nosso site.

Menus de navegação

Estes atalhos ajudam o usuário a navegar pelos menus mais utilizados dos navegadores. São eles.

  • CTRL + H: abre o histórico de navegação;
  • CTRL + J: abre a aba de downloads, que contém uma lista com todos os arquivos baixados e os que estão em progresso;
  • CTRL + D: adiciona o site atual à sua lista de favoritos;
  • CTRL + SHIFT + DEL: abre um prompt onde você pode limpar seu histórico de navegação.

Outros serviços

Atalhos de outros serviços

Já falamos sobre atalhos de vários outros programas aqui no Canaltech, então não faz sentido replicá-los neste artigo. Mesmo assim, se você quiser conferir eles individualmente, seguem as indicações.

  • Gmail: o serviço de e-mails do Google já é rápido por natureza, mas aprender algumas combinações no teclado podem tornar sua vida ainda mais simples e produtiva. Por isso nós preparamos um guia completo de atalhos do Gmail.
  • Facebook: a rede social mais popular do mundo também conta com uma lista de atalhos específicos que podem ajudar você a curtir a vida alheia mais rapidamente. Se você é desses que passa o dia todo no site de Mark Zuckerberg, eis um guia completo de atalhos do Facebook.
  • Twitter: a rede de microblogs também tem suas combinações de tecla para facilitar a vida dos usuários. Confira os atalhos do Twitter.
  • WordPress: a mais famosa plataforma de blogs da atualidade facilita a vida de muita gente não só por fornecer ferramentas que automatizam todo o processo de criação de um site, mas também por contar com uma vasta lista de atalhos. Veja todos os atalhos do WordPress.

Faça o seu próprio atalho

Se mesmo com todos os atalhos apresentados neste guia você ainda quiser os seus próprios atalhos, não tem problema. A Microsoft encoraja esse tipo de coisa permitindo que o usuário defina atalhos personalizados para qualquer programa, mas a brincadeira acaba por aí.

Não é possível, por exemplo, automatizar uma rotina com o pressionamento de uma combinação específica - pelo menos não nativamente. Contudo, com a utilização de softwares de terceiros é possível contornar essa limitação e criar atalhos extremamente versáteis.

Crie um atalho para seu programa preferido

Sempre há um ou outro programa que são sagrados e você sempre utiliza no dia a dia. Para esses programas, o ideal seria criar atalhos para que a execução dele não dependa de ícones de atalho distribuídos na Área de Trabalho ou na barra de tarefas.

Se você também tem esse pensamento e quer criar atalhos personalizados para seus programas favoritos, faça o seguinte: procure pelo programa que você quer e crie um atalho para ele na Área de Trabalho. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione "Propriedades". Na janela, vá até a aba "Atalho" e entre com a combinação em "Tecla de atalho".

É possível criar atalhos personalizados para executar programas específicos com a entrada de uma combinação

É possível criar atalhos personalizados para executar programas específicos com a entrada de uma combinação (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

É importante ressaltar que todos os atalhos criados dessa forma aqui obrigatoriamente iniciarão com

CTRL + ALT

e não pode ser uma combinação que já está em uso. Portanto, escolha algo único e fácil de lembrar para não se enrolar na hora de utilizar a combinação.

Crie atalhos com programas de terceiro

Se você busca por algo mais sofisticado ou simplesmente não quer criar atalhos para programas, mas automatizar processos inteiros com o apertar de uma combinação de teclas, há programas que podem lhe ajudar na tarefa.

Uma ótima dica é o HotkeyP, que permite configurar e personalizar atalhos para qualquer coisa no Windows e de maneira bastante fácil. Para coisas mais avançadas, a dobradinha AutoHotKey e ac’tivAid é a escolha certa. Com eles, é possível criar combinações de tecla para executar qualquer tipo de ação dentro do Windows.

Atalhos que mais atrapalham do que ajudam

Embora sejam extremamente úteis, alguns atalhos podem dar uma dor de cabeça daquelas para os usuários. Alguns fazem coisas bizarras, enquanto outros são tão incomuns que atormentam muita gente e são usados em pegadinhas.

  • CTRL + ALT + Setas: gira a exibição da imagem em 0, 90, 180 ou 270 graus. A não ser que você tenha um híbrido de PC e tablet, essa combinação é inútil e pode levar muita gente ao desespero. Caso pressione as teclas por acidente, saiba que basta apertar CTRL + ALT + CIMA para que tudo volte ao normal. Se você for da zoeira, vale a pena tirar um sarro com a cara daquele amigo mais alarmado, deixando a exibição da tela totalmente invertida;
  • SHIFT cinco vezes: pressionar essa tecla cinco vezes seguidas fará o computador emitir um bip e exibir uma mensagem sobre as Teclas de Aderência. O recurso de acessibilidade ajuda pessoas que têm dificuldade para apertar duas teclas ao mesmo tempo a executar a tarefa de maneira simples.
Quer ver um amigo suando frio e pedindo ajuda para o vento? Basta mudar a orientação de exibição do monitor dele no Windows

Quer ver um amigo suando frio e pedindo ajuda para o vento? Basta mudar a orientação de exibição do monitor dele no Windows (Imagem: Captura de tela: Sergio Oliveira)

Isso é tudo, pessoal!

Com alguma sorte você sobreviveu a essa imensa lista de atalhos do Windows e percebeu o quanto essas combinações de tecla podem nos ajudar no dia a dia. É bem verdade que há vários exemplos aqui, mas a Microsoft está sempre adicionando novas funcionalidades e consequentemente atalhos ao Windows. Portanto, é bastante provável que em pouco tempo tenhamos que atualizar tudo o que foi exposto aqui.

De toda forma, não se afobe. Afinal de contas, ninguém espera que você decore todos os atalhos mostrados aqui. Selecione aqueles que você acha que faz mais sentido usar na sua rotina e tente usá-los com regularidade. Em pouco tempo você perceberá que já utiliza as combinações sem sequer perceber e que isso ajudou você a poupar alguns minutos ao longo dos dias.

Outra dica que damos a você é salvar este guia nos favoritos do seu navegador para consultá-lo posteriormente. Afinal, você certamente vai querer adicionar novos atalhos à sua rotina na medida em que for dominando o uso de outros.

Para fechar, quais atalhos você mais utiliza na sua rotina? Será que este guia lhe apresentou alguma combinação que você não conhecia? Ou melhor, será que você tem algo a acrescentar a essa lista enorme? Se sim, compartilhe na caixa de comentários logo aqui embaixo.