Safari passa Edge e se torna 2º navegador mais usado em computadores
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O Safari se tornou o segundo navegador mais popular em computadores em abril de 2023, segundo estatísticas do site StatCounter. O programa da Apple superou o Microsoft Edge, vice-líder do segmento há mais de um ano. Apesar da movimentação, o Google Chrome ainda é líder absoluto.
- Novo Bing deve funcionar no Chrome e no Firefox em breve
- Chrome recebe novas opções de personalização visual no PC
Safari em segundo
A guinada do Safari começou em janeiro deste ano, quando o navegador atingiu 9,33% de fatia de mercado. Desde então, a diferença entre ele e o Edge só diminuiu e, em abril, o programa da Apple finalmente tomou o posto de segundo colocado.
A vantagem sobre o Edge é pequena: o Safari detém 11,89% do mercado, enquanto o app da Microsoft está com 10,95%.
É difícil dizer o que impulsionou o navegador da Maçã na corrida, e a acelerada pode ter acontecido por diversos fatores: atualizações interessantes, aumento da popularidade do macOS (onde ele é o navegador nativo) ou a simples queda de interesse no Edge frente aos outros concorrentes (Chrome, por exemplo, que também cresceu no período).
Top 5 navegadores mais usados em computadores
Com os dados mais recentes, o ranking de navegadores mais usados em computadores fica o seguinte:
- Chrome (66,22%)
- Safari (11,89%)
- Edge (10,95%)
- Firefox (5,59%)
- Opera (3.12%)
Safari é segundo colocado geral
Enquanto a disputa no mercado de navegadores para PCs é acirrada, o Safari é o segundo colocado com folga quando se trata do mercado geral (que inclui celulares e tablets, por exemplo) há muito tempo. Em abril, ele registrou 20,48% de fatia de mercado, ao mesmo tempo que o Edge acumulava só 4,97%.
Provavelmente, essa diferença se dá pela popularidade do app da Apple no iPhone, em que ele está presente de forma nativa. O Edge não é tão popular no celular, então perde muito espaço para os demais concorrentes.