Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para USAR o Microsoft Edge

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Agosto de 2023 às 12h00

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

O Microsoft Edge é relativamente novo, mas já é um dos principais navegadores do mundo — ainda que muito atrás do Chrome no ranking de usuários. Além de ser um aplicativo do ecossistema da Microsoft, há uma série de motivos que tornam o programa uma ferramenta útil para o dia a dia, especialmente para quem usa Windows.

5 motivos para usar o Microsoft Edge

Desses vários motivos, o Canaltech destacou cinco vantagens que podem convencer você a migrar para o navegador da Microsoft.

Continua após a publicidade

5. É compatível com extensões do Chrome

Ser construído sobre o Chromium garante uma vantagem absurda para o Edge: compatibilidade com todas as extensões do navegador do Google. Usuários do app da Microsoft podem acessar a Chrome Web Store, baixar qualquer complemento e aproveitar o enorme catálogo de ferramentas construídas para o rival.

Isso não é uma vantagem exclusiva do Microsoft Edge, porém: os demais navegadores baseados no Chromium (Opera, Vivaldi e Brave, por exemplo) também suportam as extensões construídas para o navegador mais popular do mundo, mas certamente é um ponto a ser considerado na hora de escolher um aplicativo para navegar na web diariamente.

4. É Integrado com a IA do Bing Chat

Você pode não gostar do buscador do Bing, mas a IA de — o Bing Chat — é uma conversa totalmente diferente. Trata-se de uma inteligência artificial conversacional construída sobre o GPT-4, modelo de linguagem da OpenAI, capaz de responder praticamente qualquer pergunta e com capacidades multimodais, como geração e interpretação de imagens. E tudo isso vem integrado ao Edge.

No canto superior direito da janela do Microsoft Edge, há um atalho para acionar o Bing. A ferramenta permite que você tire dúvidas, peça para elaborar textos, mensagens, e-mails, revise conteúdo e muito mais. Há uma série de opções dentro do programa que poupam você de abrir uma guia extra para conversar com uma IA e até de pagar a assinatura ChatGPT Plus para ter as funções do GPT-4.

Continua após a publicidade

3. Tem Interface fácil de usar

O Microsoft Edge bebe da mesma fonte que o Chrome no que tange a interface, e isso é uma coisa boa. Usuários recém-chegados do navegador mais famoso do mundo não precisarão de muito tempo para entender como o app funciona, pois vão "se sentir em casa" logo de cara.

A personalização também é um ponto forte do Microsoft Edge. Nele, você pode alterar o plano de fundo e cores contando com as opções de um amplo catálogo da Microsoft ou criando seu próprio tema.

Continua após a publicidade

Obviamente, o programa da MS se distingue em alguns pontos específicos, mas nada que seja difícil de aprender ou que comprometa sua usabilidade. Com tempo e prática, você entende como extrair o máximo do navegador para potencializar sua navegação web.

2. Ganha recursos novos com frequência

O Microsoft Edge é atualizado pelo menos uma vez por mês e a maioria das compilações introduz recursos novos ou prepara terreno para a chegada deles. Cada update pode apresentar ferramentas inéditas, bem como funções experimentais ocultas que podem ser ativadas manualmente.

As atualizações já trouxeram funções bem úteis como o agrupamento de guias (comum nos principais navegadores), Coleções, abas com tela dividida, integração mais íntima com o Windows, web apps mais limpos e o Bing Chat.

Continua após a publicidade

1. Rende pontos no Microsoft Rewards

Você pode aproveitar o tempo no Edge para acumular pontos no Microsoft Rewards. O programa de recompensas da MS dá descontos em serviços da empresa e de plataformas parceiras, como Spotify, Netflix, iFood e Centauro.

Para acumular essa pontuação, você basicamente deve fazer tarefas comuns no navegador e nos serviços da Microsoft, como uma busca no Bing, ouvir a citação do dia, solicitar informações sobre o clima, participar de quizzes e mais.

Continua após a publicidade

O Microsoft Edge não acerta em tudo

Ainda que existam motivos que convençam você a usar o Microsoft Edge, ainda há coisas no navegador são um tanto desagradáveis. O Canaltech também preparou um artigo em que você confere cinco motivos para não usar o Microsoft Edge.