Soundiiz: leve suas playlists para qualquer serviço de streaming de música

Por Douglas Ciriaco

Você está usando um serviço de música na web e ali está basicamente toda a sua vida musical — com as canções e artistas favoritos e, acima de tudo, todas as suas playlists.

Porém, você resolve trocar de serviço de streaming online e pensa: mas como assim sair e “perder” todas as minhas listas de reprodução construídas com tanto carinho e afeto ao longo do tempo? Calma, não precisa ser assim. O Soundiiz está aqui justamente para ajudar você nesse sentido.

Nele, você faz login e compartilha suas listas de reprodução entre vários serviços. Além disso, o site permite o envio de listas de reprodução criadas em seu PC — aqueles arquivos criados a partir de players de música. Ou seja, não importa onde você curtia um som e criava suas playlists, o Soundiiz vai ajudá-lo a levar todas elas para qualquer canto.

Serviços suportados

Antes de começar, é bom ficar de olho em quais sites são suportados pelo Soundiiz: Deezer, Groove Music (ex-Xbox Music), Last.fm, Napster, Qobuz, Rdio, Soundcloud, Spotify, Tidal e YouTube. Além disso, como dito anteriormente, você pode enviar arquivos de playlists nos formatos M3U, PLS, XSPF e também listas do iTunes.

Apesar de contar com grandes nomes, é sentida a ausência de dois gigantes do setor, o Google Music e o Apple Music.

Suas playlists em qualquer lugar

O processo todo é feito em apenas três passos bem simples, confira:

Passo 01

Primeiramente, acesse soundiiz.com e clique em “Start converting”.

Soundiiz

Depois, encontre o serviço que você deseja conectar ao Soundiiz e clique sobre o botão “Connect to...”, como indicado na imagem abaixo:

Soundiiz

Ao fazer isso, você é levado até a página do serviço de streaming escolhido. Lá, deve fazer login em sua conta e autorizar a associação dela ao Soundiiz.

Soundiiz

Repita o mesmo processo em todos os demais serviços suportados pelo Soundiiz entre os quais você deseja compartilhar listas de reprodução.

Passo 02

Depois de conectar um serviço, você passa a ver todas as listas de reprodução nele existentes.

Soundiiz

Então, basta clicar sobre o botão em forma de engrenagem para acessar as opções de uma lista. Ao fazer isso, uma janela surge na tela com todas as músicas que estão incluídas ali, permitindo a você removê-las antes de compartilhar a lista em outro lugar.

Soundiiz

Passo 03

Para compartilhar uma lista, basta clicar sobre ela e arrastá-la até o quadro do serviço que será o seu destino — por exemplo, arrastar uma lista do YouTube para o Spotify. Assim, ela será replicada em um novo lugar com todas as músicas que estiverem disponíveis ali (afinal, às vezes os catálogos dos serviços podem ser bem diferentes entre si).

Outra opção é clicar sobre o botão de compartilhar presente ao lado de cada lista.

Soundiiz

Depois disso, é só selecionar o destino.

Soundiiz

Independentemente da forma de compartilhamento escolhida, o passo seguinte é confirmar o envio clicando em “Convert” — nesta tela, você pode escolher um novo nome para esta lista.

Soundiiz

Agora, aguarde até que tudo seja convertido corretamente, e isso pode demorar mais ou menos tempo conforme a quantidade de músicas presentes em uma lista.

Soundiiz

Depois, é só curtir as suas playlists independente do serviço de música escolhido por você.