Publicidade
Last.fm

Last.fm

Fundação

20 de março de 2002 em Londres, Reino Unido

Subsidiária de

Paramount

A Last.fm é uma plataforma musical fundada em 2002, no Reino Unido. O serviço é conhecido por registrar os hábitos de consumo de música e oferecer recomendações personalizadas com base em um sistema chamado Audioscrobbler.

Originalmente, a Last.fm contava também com um sistema de rádio online, que foi desativado em 2014. Desde então, o site conta apenas com links para reprodução externa em plataformas como Spotify ou YouTube.

O recurso mais importante da Last.fm são os scrobbles, nome dado à transmissão de informações sobre reprodução de músicas. A plataforma se conecta aos serviços de streaming e players de música para gerar um histórico do que o usuário escuta e conhecer seu gosto musical.

Além disso, também funciona como uma plataforma social. O Last.fm serve para aproximar pessoas que tenham gostos musicais parecidos. As páginas de artistas também podem reunir fãs pelas preferências em comum.

A Last.fm funciona como um site gratuito desde sua fundação, mas também conta com recursos pagos, disponíveis por meio da assinatura Last.fm Pro. Entre as funções premium estão o relatório musical Last.month, estatísticas avançadas e navegação sem propagandas.

O site também destaca tendências de sua base de usuários. A página traz um resumo dos artistas e músicas que tem se destacado em um período recente e gera rankings em tempo real e semanais.

Em 2007, a empresa foi adquirida pela CBS Corporation por um valor de 140 milhões de libras esterlinas. Desde 2019, quando ocorreu a fusão entre CBS e Viacom, faz parte do grupo Paramount Global.