SoundCloud

  • Fundação

    Berlin, Alemanha, em 01 de Agosto de 2007

  • Sede

    Rheinsberger Str. 76/77, 10115, Berlin, Alemanha

Sediada em Berlin, na Alemanha, a SoundCloud foi fundada em 2007 por Alexander Ljung e Eric Wahlforss, lançando o seu serviço de armazenamento e compartilhamento de músicas no ano seguinte, em 2008. Desde então, a plataforma se estabeleceu como uma das mais conhecidas no mercado de streaming, destacando-se principalmente por seus recursos sociais.

Além de possibilitar a hospedagem de músicas, a ferramenta online também permite a publicação de outros conteúdos em áudio, incluindo audiobooks e podcasts, além de possibilitar o contato direto entre fãs e criadores. Uma das características peculiares do SoundCloud é a função de adicionar comentários em trechos específicos das canções.

Por ser uma plataforma aberta, a companhia enfrenta frequentes problemas envolvendo o uso indevido de conteúdos protegidos pelos direitos autorais, principalmente em casos de músicas remixadas por seus usuários. Para lidar com estas questões a empresa passou a implementar diversas seções de solicitação e reinvindicação de direitos autorais.

Atualmente, o SoundCloud está disponível tanto em sua versão web quanto através de aplicativos móveis para Android e iOS.