PIX | Sistema de pagamentos do Banco Central tem adesão de 980 instituições
Por Claudio Yuge |
O Banco Central promete lançar em novembro sua própria solução de pagamentos digitais, a exemplo de opções como o WhatsApp Pay, entre outros. E, até esta semana, 980 instituições financeiras solicitaram adesão ao PIX, com 120 dessa lista pleiteando a participação direta — isso permite que as transações sejam realizadas no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) do governo.
- Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central vai se chamar Pix
- Banco Central garante estar “acompanhando” o sistema de pagamentos pelo WhatsApp
As demais 860 empresas devem entrar como participantes indiretos, que necessitam de um representante para intermediar e armazenar os recursos — no Brasil, todas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas transacionais ativas são obrigadas a serem parceiros diretos. De acordo com o Banco Central, devem oferecer os pagamentos instantâneos os cinco maiores bancos brasileiros (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander), vários bancos digitais (BS2, C6, Inter, Original e Nubank), carteiras digitais (Mercado Pago, PagSeguro, PayPal e PicPay) e redes como Cielo, Rede, Stone e SumUp.
Os 620 participantes indiretos são filiados a bancos cooperativos e a confederações, federações e centrais de crédito. Agora, o próximo passo é realizar o processo de homologação dos interessados a tempo do lançamento do serviço no final do ano.
Fonte: Mobile Time