Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercedes seleciona 4 startups para desenvolver projetos com foco em inovação

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Setembro de 2021 às 13h35

Link copiado!

Divulgação / Mercedes-Benz
Divulgação / Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz fechou uma parceria com a Liga Ventures, plataforma que conecta startups e grandes empresas, de olho em soluções inovadoras para o segmento automotivo. Nesta sexta-feira (10), a empresa anunciou as quatro startups selecionadas para o programa Movemos o Mundo com Você.

As vencedoras participarão do desenvolvimento de projetos em conjunto com a marca pelos próximos quatro meses, abordando, entre outros temas, inteligência artificial para gestão de risco, plataforma digital para gestão de frotas, automatização para inspeção veicular e tecnologia para gestão ambiental.

O processo de seleção das empresas começou em abril deste ano e recebeu a inscrição de mais de 220 concorrentes. As quatro startups que venceram as rivais e trabalharão com a Mercedes-Benz no período são as seguintes: Dersalis, Rabbot, Eagol e GreenPlat. De acordo com comunicado da montadora alemã, a partir de agora elas terão a oportunidade de cocriar projetos relacionados aos desafios mapeados pela montadora alemã.

Continua após a publicidade

“Nós somos a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova no Brasil. Aqui na Empresa, buscamos permanentemente novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes, o que é o caso das startups”, destacou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

"Criar junto"

Entre os temas de interesse do programa de parceria estão Customer Experience, Eficiência e Sustentabilidade para Mobilidade, Integração do Processo Logístico, Novos Negócios Além dos Veículos Comerciais, Oficina do Futuro e Plataforma de Serviços e Digitalização do Setor Automotivo. “A proposta é buscar soluções para problemas complexos e, nesse processo, gerar valor para todos os envolvidos", avaliou Mauricio Mazza, CIO (Chief Information Officer) da Mercedes no Brasil.

Continua após a publicidade

"Queremos criar junto. A empresa ganha ao trazer a cultura empreendedora para dentro da companhia, as startups ganham em amadurecimento do negócio e conhecimento de processos que podem posteriormente ser implementados em outras empresas. É a política do ganha-ganha e o espírito da inovação na transformação do ecossistema do transporte para mover o mundo juntos”, complementou.

Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, também celebrou o sucesso do programa e projetou ganhos expressivos para todos envolvidos no ecossistema automotivo. “Nós atuamos em conjunto com a Mercedes-Benz há pouco mais de cinco anos, e sempre temos contribuído para o desenvolvimento do setor automotivo, buscando soluções inovadoras. Acreditamos que as startups selecionadas para a primeira edição do Movemos O Mundo Com Você trarão grandes avanços positivos, corroborando não apenas para o desenvolvimento do setor, mas ajudando a gerar ainda mais valor para os negócios da Mercedes-Benz”.

O processo seguirá com as startupas contando com o acompanhamento dos especialistas e da rede de mentores da Mercedes-Benz, além do apoio e orientação, do ponto de vista de negócio, da Liga Ventures. A partir desse trabalho conjunto será decidido como e se serão experimentadas as soluções criadas por cada startup, a princípio em pequena escala em uma área da empresa. Se os resultados forem atingidos, a intenção posterior é ampliar esse escopo.

Continua após a publicidade

Conheça as startups selecionadas

A Dersalis, uma das startups selecionadas pela Mercedes, atua na gestão de risco utilizando inteligência artificial, algoritmos e biossensores aplicados em uma pulseira. Eles analisam os dados vitais dos motoristas, podendo predizer sinais de fadiga, e interagem com o usuário quando um risco referente à saúde é identificado.

A Rabbot, segunda das startups selecionadas pela Mercedes, é uma plataforma que orquestra e conecta de ponta a ponta a gestão de frota. A empresa desenvolve soluções com o objetivo de oferecer agilidade e eficiência na gestão de frotas e ativos. Faz isso por meio de uma plataforma SaaS (Software as a Service) e aplicativo de checklist digital, que possibilitam a coleta de dados, organização e automação de tarefas e processos manuais.

A Eagol, terceira da lista, foi selecionada por realizar inspeção veicular de forma mais eficiente e automatizada. O processo acontece com a detecção de danos externos em veículos por meio da análise de imagens, sem intervenção humana.

Continua após a publicidade

Fechando a lista temos a GreenPlat. A Mercedes a escolheu por conta do desenvolvimento de uma solução SaaS (Software as a Service) ESG (Environmental – Social – Governance) com arquitetura blockchain que gerencia KPIs ambientais, incluindo a gestão de resíduos, o controle de licenças ambientais e outros documentos.

Segundo informações da montadora alemã, além da gestão de resíduos e logística reversa, a GreenPlat iniciou, junto ao Fórum Econômico Mundial, uma frente de tecnologia para mapeamento e offset de emissões de carbono. Isso permitiu ampliar a busca por uma produção mais limpa.

Fonte: Mercedes-Benz