Mercedes-Benz abre inscrições para seu novo programa de aceleração de startups

Por Rui Maciel | 20 de Abril de 2021 às 19h45
Divulgação / Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira (20) o lançamento de uma nova etapa de programa de aceleração de statups para o setor de mobilidade. A iniciativa será feita em parceria com a Liga Ventures, plataforma de inovação aberta que conecta empresas e startups para potencializar interações e gerar novos negócios.

Essa iniciativa é uma vertente da plataforma "Movemos o Mundo com Você", o programa exclusivo de aceleração de startups, desenvolvido pela Liga Ventures para a Mercedes-Benz. As empresas interessadas poderão se cadastrar no programa a partir da próxima quinta-feira (22) de abril, com as inscrições podendo ser feitas até o próximo dia 23 de maio pelo hotsite da ação.

Com duração de quatro meses, esse programa de aceleração busca identificar e apoiar startups que utilizem a tecnologia e a criatividade para gerar inovações ligadas a Customer Experience, Eficiência e Sustentabilidade para Mobilidade, Integração do Processo Logístico, Novos Negócios Além dos Veículos Comerciais, Oficina do Futuro e Plataforma de Serviços e Digitalização do Setor Automotivo.

As mentorias exclusivas com os tomadores de decisão da Mercedes-Benz e de outros experts do mercado contribuem para o melhor desempenho das startups e, consequentemente, para o alcance dos resultados esperados e para o sucesso dessa iniciativa.

Movemos o Mundo com Você: programa da parceria Mercedes-Benz e Liga Venture acelera startups no ecossistema da mobilidade (Imagem: divulgação / Mercedes-Benz)


De acordo com Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, poder auxiliar novamente a Mercedes-Benz nesse projeto é extremamente importante e vai ao encontro do nosso principal propósito, de conectar e gerar novos negócios entre empresas e startups. “Acreditamos que existem muitas startups maduras e com soluções que têm sinergias com a Mercedes-Benz. Poder proporcionar essa interação, unir e fomentar ainda mais esse segmento é o nosso principal objetivo. Tenho certeza de que deste programa sairão boas novas ideias e parcerias”, comenta.

250 startups aceleradas

Em seus cinco anos de atividades, a Liga Ventures já conta com mais de 50 corporações participantes, com mais de 250 startups aceleradas em mais de 50 ciclos de aceleração.

A participação da Mercedes-Benz ganha evidência nas atividades do Liga AutoTech, programa de aceleração que visa o desenvolvimento de negócios com startups, em conjunto com grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração, a Mercedes-Benz criou ações com parceiros como a Quattro, Novidá, JettaCargo, GAV, DriveOn, Membran-i, Evoy, entre outras.

“Sozinhos não vamos a lugar nenhum. Enquanto internamente nossos colaboradores seguem buscando sempre novas soluções a cada dia para os clientes da marca, bem como para o mercado e todo o ecossistema de transporte, também olhamos com atenção para o que se produz do lado de fora”, ressalta afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesse sentido, as startups nos trazem ideias e projetos interessantes, criativos, eficazes e de rápida aplicação, com uma perspectiva de visão diferente e que pode agregar muito a nossos produtos, serviços e negócios”.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil (Imagem: divulgação / Mercedes-Benz)


Entre os exemplos já em prática de parceria com startups estão o caminhão com sistema de condução autônoma de Nível 2 na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido com a Grunner; a Fazenda Urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP); o Showroom Virtual Star Online, criado em conjunto com a Mobiauto, primeira plataforma digital online do mercado para vendas de veículos comerciais, peças e serviços; e várias outras atuando em diferentes processos.

“Nós somos parceiros da Liga Ventures desde que ela foi criada, há pouco mais de cinco anos, e temos participado frequentemente de suas ações e iniciativas. Agora, estamos lançando, em conjunto, um programa exclusivo para nossa Empresa, que irá selecionar startups e acelerar soluções com o apoio de mentorias de executivos da Empresa e especialistas em mercado da Liga Ventures”.

Leia também:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.