Publicidade

Mercedes-Benz confirma que fará apenas carros elétricos a partir de 2030

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Julho de 2021 às 10h45

Link copiado!

Divulgação/ Daimler
Divulgação/ Daimler

A Mercedes-Benz é mais uma grande montadora a confirmar o fim dos veículos a combustão em seu portfólio. Segundo comunicado oficial da gigante alemã, a expectativa é de que até 2030 a empresa pare de produzir e vender carros, utilitários e vans com motorização movida a gasolina e diesel e passe a fazê-lo somente com propulsores 100% elétricos em mercados onde isso for possível. O investimento será de mais de 40 bilhões de euros.

Para alcançar esse objetivo, o grupo Daimler já se planeja para efetuar algumas mudanças a partir de 2022. Segundo a empresa, serão necessárias diversas ações para garantir que o crescimento de sua linha de veículos possa ser sustentável do ponto de vista mercadológico. Para tal, dentro das cifras prometidas de investimento, parte dela será destinada à instalação de carregadores e uma fábrica exclusiva de baterias, com capacidade de 200 gigawatts/hora.

Além disso, já em 2022, a Mercedes-Benz terá veículos elétricos em todos os segmentos, como sedãs, hatches, SUVs e picapes. De 2025 em diante, todas as novas arquiteturas de carros e vans desenvolvidas serão exclusivamente elétricas e os clientes poderão escolher uma alternativa zero emissão para cada modelo à venda. Nesse mesmo período, a montadora pretende diminuir a oferta de produtos a combustão, mesmo em suas linhas esportivas.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Mercedes conta com 530 mil pontos de recarga em todo o mundo e a ideia é expandir em mais 30 mil em praças como Europa, América do Norte e China, os três principais mercados da marca quando falamos em carros elétricos.

Três plataformas elétricas

Para alcançar o objetivo da eletrificação total, a Mercedes irá lançar três novas plataformas 100% elétricas até 2025. São elas:

Continua após a publicidade
  • MB.EA: cobrirá todos os carros de passageiros de médio a grande porte, estabelecendo um sistema modular escalável como a espinha dorsal elétrica para o futuro portfólio de carros elétricos;
  • AMG.EA: será uma plataforma de veículos elétricos de alto desempenho voltada para clientes da Mercedes-AMG (esportivos);
  • O VAN.EA: inaugura uma nova era para vans elétricas e veículos comerciais leves, que contribuirão para o transporte e as cidades livres de emissões no futuro.

Como prova de que as plataformas novas devem ser extremamente eficientes, a Mercedes também confirmou o desenvolvimento de um carro elétrico capaz de rodar até 1.000 quilômetros com uma única carga, chamado de Vision EQXX. De acordo com a empresa, ele reunirá tecnologias vistas na Fórmula 1 para trazer mais desempenho e eficiência energética, além de um conjunto robusto de tecnologias de segurança.

No Brasil, a Mercedes-Benz possui alguns modelos eletrificados, como o SUV 100% elétrico EQC e uma variante híbrida leve do sedã C200.

Fonte: Mercedes-Benz