Conheça o Mercedes-AMG Project ONE, carro da capa de Forza Horizon 5

Conheça o Mercedes-AMG Project ONE, carro da capa de Forza Horizon 5

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 09 de Novembro de 2021 às 15h30
Divulgação/Mercedes-Benz

Os games de corrida são uma ótima oportunidade para conhecermos alguns dos carros mais legais disponíveis no mercado e que, por muitas vezes, são inalcançáveis para nós, meros mortais que vivemos rodeados de boletos e contas para pagar. Sejam eles modelos mais antigos ou aqueles hipercarros de mais de US$ 1 milhão, o prazer em dirigir essas máquinas, mesmo que de mentirinha, é enorme.

Forza Horizon 5, uma das melhores franquias de jogos de corrida da atualidade, foi lançado para Xbox Series X e Xbox One S e PC. Como um das novidades do game, que tem como plano de fundo as paisagens e ruas do México, é um dos carros mais interessantes do momento: o Mercedes-AMG Project One. O superesportivo híbrido alemão tem em suas entranhas todo o DNA dos carros da equipe de Formula 1, campeã de construtores dos últimos sete campeonatos.

Segundo a Mercedes, o Project One não será apenas uma mera imagem e ronco de motor em Forza Horizon 5. Em parceria com a Microsoft e a Playground Games, o carro (assim como outros modelos) será fielmente retratado no jogo, com seus modos de condução diferenciados e desempenho ultrarrealista, que vão permitir aos fãs e jogadores guiar o automóvel em alta velocidade tanto no asfalto quanto na terra.

(Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-AMG Project One

O Mercedes-AMG Project One foi lançado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt. Seu grande diferencial é trazer para as ruas toda a tecnologia de motorização híbrida presente nos carros da fabricante na Formula 1. Esse propulsor trabalha em uma unidade inteligente que integra um motor de combustão interna turbo híbrido a quatro motores elétricos: o primeiro acoplado ao turbocompressor, o segundo emparelhado diretamente ao motor de combustão interna e ligado à árvore de manivelas, e os outros dois tracionam as rodas dianteiras.

O motor principal é um 1.6 V6 híbrido com injeção direta e turboalimentação simples com acionamento elétrico, o mesmo usado nos bólidos pilotados por Lewis Hamilton e Valtteri Bottas na Formula 1. Para alcançar uma rotação mais alta, as molas mecânicas da válvula foram substituídas por molas pneumáticas. Embutido na posição central diante do eixo traseiro, o motor chega facilmente a 11.000 rpm, o que é inédito para um veículo de passeio. No entanto, em prol de uma vida útil mais longa e para permitir o uso de gasolina comercial super plus em vez de combustível de corrida, ele é configurado para operar abaixo do limite de rotações da F1.

(Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

Em testes aqui no Canaltech, sempre ressaltamos que a eletrificação dos carros é benéfica não apenas para o meio ambiente, mas também para o desempenho do automóvel. No caso do Project One, a motorização híbrida ajuda a praticamente eliminar o turbo-lag, já que o torque aparece quase que instantaneamente por causa dos motores elétricos. Com todos esses motores, os números do Project One são os seguintes:

  • Potência combinada: 1052cv
  • Torque combinado: 99 kgf/m
  • 0 a 100 km/h: 2,5 segundos
  • Velocidade máxima: 350 km/h
  • Peso: 1.300kgs

Já no campo da tecnologia, além de todo o investimento em motorização, o Mercedes-AMG Project One também conta com um robusto pacote de segurança e experiência de uso. Ele é equipado com duas telas enormes, que exibem as informações sobre a performance do carro, uso dos motores elétricos, consumo, tracionamento e arquivos multimídia.

O volante é idêntico ao usado na Formula 1 e tem todos os controles necessários à disposição. Já o acabamento segue a cartilha da Mercedes, sendo um dos mais primorosos do mercado, mesmo sendo um esportivo.

Mercedes-AMG Project One no Forza Horizon 5

O Canaltech já testou e fez review de Forza Horizon 5, utilizando essa máquina da Mercedes pelo mapa gigantesco do México. Por ser equipado com os sistemas de direção "Track" e "Road", foi possível competir nas provas do Festival Horizon tanto na terra quanto no asfalto — e isso é uma enorme vantagem.

Sendo assim, escolha o Mercedes-AMG Project One em eventos de rua, pista e terra, que estão sempre destacados no mapa do game. Com sua excelente potência e dirigibilidade, é possível angariar muitos pontos de fama e recursos para comprar mais carros, desbloquear mais trajetos e passar pelo jogo com o mesmo prazer que deve ser guiar esse monstro alemão de mais de 1000cv.

Forza Horizon 5 foi em 9 de novembro para Xbox Series X e S, Xbox One e PC. O jogo está disponível desde o primeiro dia para assinantes do Xbox Game Pass.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Ofertas Xbox Series X