Publicidade

Exclusivo: Pix surge na Samsung Wallet durante teste para celulares Galaxy

Por  | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

A Samsungrealiza testes do Pix na Samsung Wallet, sua carteira digital. Conforme apurou o Canaltech com exclusividade, o aplicativo revelou uma interface para fazer pagamentos com QR Code e com o Copia e Cola do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC).

Os rastros da integração foram descobertos na versão 6.0.37 do aplicativo, instalado em um Galaxy S24 com One UI 7 (Android 15). “A Samsung informa que se trata de um teste e não há previsão para o lançamento do serviço”, disse a empresa à reportagem nesta sexta-feira (6).

Durante a análise, a Samsung Wallet apresentou uma página em inglês com o título “Pix Copia e Cola” (tradução livre), com um espaço para colar o código de pagamento para iniciar a transação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O usuário também é direcionado a uma tela para confirmar as informações da transação, depois de inserir um código de pagamento, onde é possível ver o valor e a indicação do “Pix via Open Finance” como tipo de transferência.

O sistema reconhece algumas informações da transação, como o nome do recebedor e o valor da transferência. No entanto, isto não significa necessariamente que a plataforma está conectada ao BC, pois os dados são extraídos do código de pagamento.

As áreas do formulário de confirmação que mostram o CPF ou CNPJ do recebedor, por sua vez, aparecem em branco ou com a numeração “1234567811”. Demais detalhes, como a instituição financeira, não são exibidas.

Além disso, ao confirmar a transação, o aplicativo fecha por completo, sem levar a uma tela de erro ou solicitar a conexão de uma conta.

O CT não encontrou outras formas de fazer Pix no app da Samsung Wallet, como o Pix por Aproximação e a transferência por meio de chaves. Contudo, por se tratar de um teste da Samsung, os demais recursos tendem a aparecer no futuro, caso o desenvolvimento da integração vá adiante.

Pix em carteiras digitais

A aparição dá sequência a uma nova fase do sistema de pagamentos instantâneos, que permite o uso do Pix através de carteiras digitais disponíveis em celulares. O avanço é possibilitado através do Open Finance, também mantido pelo BC, que conecta os apps às plataformas de instituições financeiras.

Continua após a publicidade

Para oferecer o recurso, o Banco Central exige que as instituições solicitem autorização e tenham a permissão de operar como um iniciador de transação de pagamento. Dessa forma, é necessário participar de um processo de adesão ao Pix, que pode levar alguns meses até ser concluído devido à etapa de homologação.

Também é preciso participar do ecossistema Open Finance para oferecer o recurso.

O CT confirmou que Samsung e Apple não aparecem nas listas de participantes ativos do Pix ou de empresas em processo de adesão divulgadas pela autoridade monetária nesta sexta-feira (6). O mesmo ocorre na relação de participantes do Open Finance atualizada no mesmo dia.

O Google, que oferece o Pix na sua carteira desde o ano passado e lançou o Pix por Aproximação em fevereiro, consta na relação. A empresa está registrada para realizar iniciações de pagamento.

Continua após a publicidade

Apenas para Android

A falta de registro de outras empresas limita o Pix por Aproximação a celulares Android, uma vez que somente o Google possui registro para operar a solução até o momento.

A Carteira do Google pode ser instalada em qualquer dispositivo Android através da Play Store. O mesmo é válido para celulares da Samsung — neste caso, o usuário só precisa baixar o app e configurar.

No Android, algumas instituições também disponibilizam a função de transferências via NFC em seus próprios aplicativos.

Continua após a publicidade

No iPhone, por outro lado, a Apple não libera a instalação de outras carteiras digitais para fazer pagamentos por aproximação. Assim, só é possível utilizar a Apple Wallet no iOS, que ainda não tem previsão para receber recursos do Pix.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*