Carteira do Google terá pagamento via Pix com contas do C6 Bank e PicPay
Por Bruno De Blasi | •
A Carteira do Google vai receber uma integração com contas do C6 Bank e do PicPay para iniciar pagamentos via Pix sem a necessidade de abrir os apps das instituições financeiras. A novidade foi anunciada pelo Google na manhã desta terça-feira (30) em um evento em São Paulo (SP).
O avanço da plataforma de pagamentos do Google promete oferecer mais agilidade, conveniência e flexibilidade aos brasileiros e foi anunciado pela head de operações de pagamentos do Google Pay para a América Latina, Elisa Joia.
"Ter o Pix como uma forma de pagamento é um movimento natural para atender plenamente às demandas de pagamentos do país", comenta.
A executiva conta que a expansão dos recursos da carteira digital como iniciadora de pagamentos se dá através do Open Finance, que possibilita a conexão entre a plataforma e os sistemas bancários.
Para isso, os utilizadores precisam conectar suas contas bancárias na Carteira do Google. Após a integração, a tela inicial da wallet recebe três botões, sendo o primeiro para fazer transferências ao inserir uma chave Pix, como acontece nos apps de banco.
Também será permitido pagamentos ao fazer uma leitura de QR Code com a câmera do celular ou através do código do Pix Copia e Cola. Em todos os casos, o app vai solicitar uma autenticação com senha para confirmar os pagamentos sem ter que acessar os apps de banco.
A wallet também vai suportar múltiplas contas bancárias para utilizar a plataforma de transferências do Banco Central (BC), que podem ser selecionadas ao finalizar a transferência.
Cabe ressaltar que o pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito será mantido na plataforma independente da estreia do pagamento com Pix.
Lançamento em fases
Apesar da apresentação, o Google não deu um cronograma de lançamento da integração entre as plataformas. A empresa apenas informou que haverá um “lançamento público inicial faseado e gradual com avaliação criteriosa do feedback do usuário e adoção do produto” e que a distribuição começa nesta terça-feira (30).
Questionada sobre a data de estreia geral do produto, Joia explica que o foco, neste primeiro momento, é observar o comportamento do usuário antes de pensar na expansão do produto para um público maior.
Além disso, a novidade será liberada inicialmente apenas para contas do C6 Bank e do PicPay. Não há previsão de lançamento da integração para outras instituições financeiras, mas a empresa está aberta a novas parcerias.
O Google também não apresentou planos sobre a implementação do Pix por aproximação, recurso em desenvolvimento pelo BC previsto para 2025 e que promete facilitar e agilizar o uso da modalidade.
Segurança em primeiro lugar
Toda a integração entre a Carteira do Google e as interfaces do C6 Bank e do PicPay traz a segurança como prioridade. Na apresentação, a executiva destacou que há um rigoroso processo de verificação e autenticação em conjunto com a instituição financeira.
Esse procedimento é realizado através de um fluxo de cadastro em duas etapas, que depende dos apps do banco e da Carteira do Google instalados no celular. Primeiro, há uma verificação de identidade, que ocorre apenas uma única vez para quem nunca configurou uma conta. Na sequência, o usuário faz o vínculo entre a conta e a carteira digital.
A carteira digital ainda conta com mecanismos de proteção em casos de roubo e furto, como o Encontre Meu Dispositivo, que possibilita a remoção da conta do Google do celular remotamente. O Open Finance, que segue um conjunto rigoroso de regras do Banco Central, é outra garantia de segurança para a integração.
“Participar do Open Finance é um balizador de segurança”, aponta a chefe de pagamentos do Google.