Publicidade

Itaú, BTG e mais bancos liberam o Pix na Carteira do Google; veja como usar

Por  |  • 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O Itaú, BTG Pactual, Mercado Pago e Sicredi são os mais novos bancos a oferecer o Pix pela Carteira do Google. A novidade foi liberada para os clientes a poucos dias da estreia do Pix por Aproximação, segundo o cronograma do Banco Central divulgado no ano passado.

A novidade dá sequência ao lançamento do uso do Pix diretamente pela Carteira do Google em celulares Android, antes exclusivo para o C6 Bank e PicPay.

De início, a nova opção de pagamentos pela wallet suportava apenas a transação com chaves, QR Code e pelo Copia e Cola. Em novembro, o Google e o Banco Central lançaram o piloto do Pix por Aproximação no aplicativo. Na ocasião, o Itaú também iniciou os testes com a integração a um grupo selecionado de clientes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, nesta terça-feira (13), o Itaú anunciou que todos os clientes podem utilizar o Pix pela Carteira do Google, inclusive para pagamentos por aproximação, desde que tenham contas de pessoa física. 

Conforme apurado pelo Canaltech, a integração na wallet também foi liberada para clientes do BTG Pactual, Mercado Pago e Sicredi, mas ainda de maneira gradual — ou seja, nem todos os usuários conseguem conectar a conta nesse momento.

À reportagem, o BTG Pactual explicou que o uso do Pix na Carteira do Google é oferecido para sua base de clientes integralmente. Porém, ainda pode levar um tempo até que apareça no aplicativo de todos.

Já o Sicredi informou que o serviço ainda está em fase piloto e que vai liberar a novidade a todos os seus associados em 28 de fevereiro.

O Mercado Pago disse que a nova funcionalidade de iniciação de pagamentos ainda está em fase piloto. "Por isso, não está disponível para todos os clientes neste momento. A previsão regulatória do Banco Central para a liberação completa dessa funcionalidade é 28 de fevereiro de 2025", explicou.

Além das instituições citadas, outras podem aparecer no aplicativo futuramente. “Além de Itaú, C6 Banck e PicPay, que estão 100% integradas, as outras instituições mandatórias estão em processo e finalizarão a integração até o final do piloto do Open Finance, no dia 28”, disse o Google em nota ao CT.

Pix sem abrir o app do banco

Continua após a publicidade

Em testes realizados pela reportagem, a conexão entre a carteira e os bancos acontece via Open Finance, em um processo de autenticação com senha e biometria que leva poucos minutos. 

Além disso, as transações são instantâneas, e não é preciso abrir os apps das instituições financeiras para confirmar o pagamento — basta usar a biometria ou a senha do celular. No entanto, o Pix não está disponível no app para relógios com Wear OS.

Já o Pix por Aproximação oferece uma experiência similar ao pagamento com NFC de cartões. Para isso, basta levar solicitar para pagar com Pix na maquininha e levar o celular até o terminal. Em seguida, ao fazer a leitura da transação, é só selecionar a conta corrente desejada e fazer a confirmação com senha ou biometria.

Ainda que seja uma experiência simples, neste caso, a transação é mais demorada em relação ao pagamento com o cartão na Carteira do Google. Isto porque, após identificar as informações da transação, algumas etapas são realizadas pela plataforma, como acionar a plataforma do banco via Open Finance.

Continua após a publicidade

Além disso, o Pix por Aproximação exige conexão com internet para fazer os pagamentos. Pelos cartões de crédito e débito, a wallet funciona mesmo quando não há sinal. 

Como usar o Pix na Carteira do Google

Para usar o Pix na Carteira do Google, é preciso validar a conta da seguinte forma:

  1. Abra a Carteira do Google;
  2. Vá em “Adicionar à Carteira”;
  3. Toque em “Pix”;
  4. Selecione o seu banco;
  5. Faça a confirmação no app do banco.
Continua após a publicidade

Após a inclusão da conta, a tela inicial da wallet ganha a área Pix. Em seguida, é só apertar em “Transferir”, “QR Code” ou “Pix Copia e Cola” para fazer transações.

A Carteira do Google também possibilita o uso do Pix por Aproximação em terminais de pagamento habilitados.

Pix por Aproximação chega em breve

A expansão na lista de bancos com suporte à Carteira do Google surge a poucos dias do lançamento do Pix por Aproximação, previsto para 28 de fevereiro segundo o cronograma do Banco Central (BC).

Continua após a publicidade

Com a modalidade, assim como em cartões de crédito e débito, correntistas poderão fazer pagamentos com o Pix ao levar o celular até perto de um terminal de pagamento, como uma máquina de cartão. Depois, o dinheiro será transferido instantaneamente para a conta do lojista, sem ter que abrir o app do banco.

Por ora, apenas a Carteira do Google oferece o uso do Pix via Open Finance. Até o momento, não se sabe quando a novidade chegará ao Apple Pay e Samsung Wallet.

Em 2025, o Banco Central também prevê a estreia do Pix Automático, que já foi antecipado por alguns bancos.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona? Veja no vídeo a seguir: