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Elon Musk: "Vou renunciar ao cargo de CEO" do Twitter

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Dezembro de 2022 às 13h06

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Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0
Daniel Oberhaus/CC-BY-S.A-4.0
Elon Musk

Na noite desta terça-feira (20), Elon Musk anunciou que renunciará ao cargo de CEO do Twitter assim que encontrar um substituto adequado. Há três dias, o bilionário sul-africano publicou uma enquete em seu perfil na rede social, na qual perguntou aos usuários se deveria continuar no cargo ou não. A maioria (57,5%) votou a favor da renúncia de Musk.

Mais de 17,5 milhões de pessoas votaram na enquete de Musk. Em um tweet, ele disse: "Vou renunciar ao cargo de CEO assim que encontrar alguém tolo o suficiente para aceitar o cargo!". Segundo o bilionário, após a saída do cargo, ele comandará apenas as equipes de software e servidores.

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Apesar das declarações sinalizarem que Musk estaria respeitando o resultado da pesquisa, uma reportagem de David Faber aponta que o empresário já estava buscando um substituto muito antes de publicar a enquete. Antes mesmo de fechar o contrato, ele teria deixado claro para os investidores que estaria na posição de presidente executivo da rede social por tempo limitado.

Uma das principais razões é a pressão que ele vem sofrendo dos acionistas da Tesla para voltar a se dedicar à montadora de carros elétricos. O bilionário está enfrentando os investidores da empresa em um processo judicial sobre o seu pacote de pagamento — que consideram muito alto para o trabalho que Musk tem realizado, inclusive sendo chamado de "CEO de meio período".

Perda de anunciantes é preocupação para o Twitter

A gestão de Musk foi marcada por meses caóticos, que incluíram demissões em massa, ações judiciais, corte de gastos, mudanças nas políticas da rede social, suspensão de contas de jornalistas e usuários importantes e muito mais. Pouco mais de duas semanas após assumir o cargo, o bilionário lançou a opção de comprar o selo de verificação através da assinatura do Twitter Blue por um valor de US$ 8 mensais (R$ 41,43).

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O dia do lançamento do recurso foi marcado por uma invasão de bots e trolls com o selo azul, além de contas falsas se passando por grandes empresas ou pessoas públicas. Um caso em específico fez com que a gigante farmacêutica Eli Lilly visse suas ações despencarem após um fake ter publicado que a empresa distribuiria insulina gratuitamente. Todos esses casos só afastaram os anunciantes da plataforma.

Segundo um levantamento, cerca de 50% das maiores empresas que anunciavam na plataforma encerraram seus contratos. Com a perda da receita de publicidade, Musk tentou outras maneiras de conseguir dinheiro. No entanto, assinaturas, super follow, entre outros recursos, não tiveram a mesma adesão.

Na última semana, um investidor disse que a equipe de Elon está procurando possíveis acionistas para adquirir ações da empresa para arrecadar fundos.