Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk já buscava substituto para ser CEO do Twitter antes mesmo da enquete

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Dezembro de 2022 às 17h50

Link copiado!

Montagem Canaltech
Montagem Canaltech
Tudo sobre Twitter

No último domingo (18), Elon Musk publicou uma enquete questionando usuários sobre sua permanência como CEO do Twitter, se comprometendo a cumprir com o resultado. A maioria dos votantes (57,5%) se posicionou de maneira positiva sobre a saída do bilionário da direção da rede social.

No entanto, segundo o jornalista David Faber, a enquete sobre ficar ou não no cargo não possui nenhum peso sobre a decisão de Musk, que já vinha dando sinais sobre o seu desinteresse em se manter na função. Em uma reportagem para a CNBC, Faber afirma que o bilionário já estava procurando ativamente por um substituto e que a busca ainda está em andamento.

Ainda no início deste ano, pouco após fazer a primeira oferta pelo Twitter, Musk já havia divulgado aos investidores que atuaria como CEO da rede social temporariamente — é o que diz outra reportagem de Faber. Já recentemente, em um julgamento que contestava o seu pacote de remuneração da Tesla, o empresário sul-africano disse sob juramento que não gostava de ser CEO. “Francamente, não quero ser o CEO de nenhuma empresa”, afirmou.

Continua após a publicidade

Ainda na noite de domingo, Elon publicou: "Como diz o ditado, cuidado com o que você deseja, pois você pode conseguir".

Apesar dessas declarações, é provável que Musk queira deixar os usuários do Twitter pensarem que tiveram alguma influência no processo, visto que sua intenção é de que as pessoas gostem dele — convencendo os usuários de que suas vozes tiveram importância numa decisão corporativa que, provavelmente, já havia sido tomada muito antes de um usuário com foto de anime responder à enquete.

Para o The Verge, é bem provável que a pesquisa seja apenas parte de uma postura, mas a busca por um novo CEO não. Até porque as coisas não parecem estar indo muito bem para o lado dele. “Ninguém quer o trabalho que pode realmente manter o Twitter vivo”, disse em um tweet publicado na noite do domingo, logo após postar a pesquisa. “Não há sucessor” (ainda).

Continua após a publicidade

Musk sofre pressão por parte dos acionistas da Tesla

O empresário está sofrendo pressão crescente por parte dos investidores da Tesla para encontrar um novo presidente para o Twitter e poder se dedicar novamente à fabricante de carros elétricos. Apesar de ainda ser uma das companhias de carro mais valiosas do mundo, a montadora está vendo suas ações derreterem em meio a problemas com os acionistas.

Durante o processo judicial sobre seu pacote de pagamentos, Musk foi acusado de ser um "CEO de meio período", visto que, conforme o julgamento dos investidores, ele não estaria trabalhando o suficiente e o valor a ser pago era alto demais. Eles ainda questionaram suas habilidades multitarefas, sugerindo que Musk estaria perdendo muito tempo com o Twitter.

Mesmo com o assunto sobre a busca de um substituto, a empresa continua perdendo valor de mercado, o que demonstra que os problemas entre o bilionário e os acionistas não vai ser resolvido tão rápido.

Continua após a publicidade

Quem Musk deve chamar para ser o novo CEO do Twitter?

Por fim, quem será o escolhido? Dentre as escolhas prováveis citadas pelo The Verge estão Jason Calacanis, David Sacks e outros "aduladores" que estiveram ao lado de Musk nos primeiros dias da sua aquisição.

Segundo a CNN, outra possibilidade é Jared Kushner, uma vez que ele foi visto ao lado de Musk na partida final da Copa do Mundo no Catar.

Considerando a imprevisibilidade de Elon Musk, teremos que aguardar para descobrir quem será seu sucessor no Twitter.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge