Publicidade

Como vai funcionar o Pix por Aproximação? Veja o que esperar do novo recurso

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Pix por Aproximação terá um funcionamento similar aos cartões com NFC, e vai permitir que os pagamentos sejam feitos sem digitar uma chave ou fotografar um QR Code. A seguir, conheça a tecnologia e veja quando os brasileiros vão poder explorar o novo recurso.

O que é Pix por Aproximação?

Assim como acontece atualmente com os cartões de crédito e débito, a nova modalidade vai permitir que os pagamentos com Pix sejam realizados com NFC, principal tecnologia por trás dos pagamentos por aproximação. A novidade será uma alternativa ao QR Code, Pix Copia e Cola e às chaves.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como vai funcionar o Pix por Aproximação

A estimativa é que a ferramenta tenha um funcionamento similar aos “cartões wireless”. Ou seja, para fazer uma transferência, o usuário só precisaria levar o celular até o terminal de pagamento, sem ter que digitar chaves ou fotografar códigos.

Para isso, o usuário teria que cadastrar a sua conta em carteiras digitais ou usar o próprio aplicativo do banco, caso a companhia ofereça esse recurso aos clientes. 

Até o momento, não há confirmação de lançamento do Pix por Aproximação no Apple Wallet, Carteira do Google e Samsung Wallet. 

Quando o Pix por Aproximação vai chegar?

Em julho, o Banco Central estipulou o seguinte cronograma para a implantação da Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR):

  • Previsão na regulamentação: 4 de julho de 2024;
  • Regulamentação específica da JSR: 31 de julho de 2024;
  • Testes em produção: 14 de novembro de 2024;
  • Lançamento: 28 de fevereiro de 2025.

Vale lembrar que alguns bancos já iniciaram um programa piloto para fazer testes com a tecnologia antes do lançamento geral. Além disso, o cronograma do BC poderá ser alterado no futuro.

Continua após a publicidade

Qual é o benefício da nova modalidade?

A nova forma de interação chega para simplificar o uso da plataforma de pagamentos instantâneos. Com o recurso, os usuários terão um processo mais ágil para fazer transações, sem a necessidade de abrir o app do banco, digitar a senha e fazer todo o processo de transferência do Pix.

Em vez disso, será preciso apenas acionar uma carteira digital compatível e levar o celular até o terminal de pagamento, por exemplo.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: CUIDADO com os 6 principais GOLPES envolvendo PIX, saiba como se PROTEGER

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*