Boletos poderão ser pagos com Pix; entenda a mudança
Por Bruno De Blasi |
O Banco Central (BC) deu o sinal verde para o uso do Pix para pagamentos de boletos em uma nova regra publicada nesta quinta-feira (12). Com a decisão, as transações poderão ser iniciadas com a leitura de um QR Code, sem a necessidade de escanear o tradicional código de barras encontrado em contas.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Pix tem nova regra de limite para celulares sem cadastro; veja o que mudou
- Como vai funcionar o Pix por Aproximação? Veja o que esperar do novo recurso
A decisão faz parte da Resolução BCB nº 443, que moderniza o boleto de pagamento utilizado tanto para quitar contas de luz, telefone, entre outras faturas, quanto para finalizar compras feitas pela internet, por exemplo.
O normativo institui uma nova opção, chamada “boleto dinâmico”, que permite a transferência de valores pelo Pix. Esse processo será realizado através da leitura de um código QR pelo aplicativo do banco.
Mais agilidade
O novo sistema garante uma série de melhorias para o tradicional meio de pagamento. É o caso da agilidade, uma vez que o Pix “bate” instantaneamente, enquanto o boleto pode levar mais do que um dia útil para ser devidamente processado.
“A criação do boleto dinâmico representa, portanto, enorme avanço no sentido de modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de uma ampla gama de empresas integrantes da economia real, principalmente as de pequeno e médio porte”, destacou a autoridade monetária.
A resolução está prevista para entrar em vigor em 3 de fevereiro de 2025.
Cabe ressaltar que empresas de diversos setores, como telefonia, distribuição de energia elétrica e mais, já oferecem o pagamento de contas via Pix, com a leitura através de QR Code no lugar do código de barras.
O Banco Central também trabalha na implantação do Pix Automático, sistema similar ao débito automático que utiliza o sistema de pagamentos instantâneos para realizar as transações. A estimativa é que a novidade seja lançada apenas em 2025, mas alguns bancos já iniciaram os testes públicos da tecnologia.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Como usar o Pix na Carteira do Google? App tem pagamento por aproximação e mais
- Pix | O que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED)?
- Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los
VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?