O que é Pix automático? Como vai funcionar a nova modalidade de pagamento
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
O Pix é um dos métodos de pagamentos mais populares atualmente e agora vai contar com uma nova modalidade: o Pix Automático. Quem fez o anúncio foi o Banco Central (BC), que prometeu levar mais facilidade na vida financeira das pessoas e empresas com a implementação da novidade.
- O que é Pix Garantido, que pode competir com o cartão de crédito?
- Quando o PIX é pago? Entenda as condições e taxas para empresas
O que é Pix Automático?
O Pix Automático nada mais é do que um tipo de "débito automático", mas em versão Pix. No caso, será possível programar pagamentos via Pix (mediante autorização) e quitar contas cotidianas (água, luz e aluguel, por exemplo) sem precisar realizar transação de forma manual.
O novo sistema de pagamentos será gratuito para pessoa física e microempreendedor individual (MEI). No entanto, empresas que optarem pelo novo modelo para receber pagamentos serão tributadas. Quanto a isso, ainda não foi revelado nenhum detalhe envolvendo taxas e valores específicos.
O Banco Central explicou ainda que quem efetuar pagamentos programados pode contar com uma série de recursos adicionais para gerenciar transações. Por exemplo, será possível cancelar o Pix Automático quando quiser e estabelecer limite máximo de um valor da parcela a ser debitada.
A entidade também comentou que o Pix Automático vai possibilitar que clientes manifestem intenção de aderir à nova modalidade informando dados bancários de antemão antes de assinar um contrato de prestação de serviços, como academia e cursos, mediante a autorização prévia por parte do contratante.
Por fim, a nova modalidade não tem dia ou horário específico de funcionamento, sendo possível realizar a ação quando quiser. O Pix Automático também será compatível com autorização para recursos Copia e Cola, QR Code e iniciadores de pagamento Open Finance, que redirecionam o usuário para o outro ambiente de confirmação de débito.
Quem pode aderir ao Pix Automático?
De acordo com o BC, o novo método de transação pode ser aderido por qualquer pessoa ou entidade que tenha os seguintes tipos de contas:
- Conta-corrente;
- Conta-poupança;
- Conta de pagamento pré-paga em instituições adeptas ao Pix.
Já empresas de diversos segmentos também estarão aptas ao Pix Automático — sem distinção se ela é grande ou pequena ou se é uma companhia física ou digital. Nesse grupo, é possível incluir, por exemplo, escolas, academias, serviços de streaming e até mesmo companhias que prestam serviços públicos (energia e internet), além de outros segmentos compatíveis com o novo modelo de pagamentos.
Quando o Pix Automático começa a funcionar?
O Banco Central confirmou que o Pix Automático deve ser lançado oficialmente em abril de 2024. Segundo a instituição, a nova modalidade já poderia estar operando, mas contratempos pontuais atrasaram a agenda original de lançamento.
O BC compartilhou um cronograma no qual detalha as etapas do Pix Automático para os próximos meses. Confira:
A medida se soma a outras modalidades envolvendo o método de pagamento, como Pix Garantido e Pix Open Finance.