Como pagar boletos usando o Pix

Como pagar boletos usando o Pix

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 19 de Março de 2021 às 18h50
André Magalhães/Canaltech

O Pix é um sistema digital de pagamentos implementado pelo Banco Central do Brasil em 2020. Diferentemente de TED e DOC, por exemplo, permite que as transações sejam concluídas em poucos segundos e em qualquer hora do dia. Além das transferências entre indivíduos, também é possível realizar o pagamento de boletos usando o serviço.

Para descobrir se um boleto pode ser pago pelo Pix, basta verificar se, além do código de barras, o documento também possui um QR Code para pagamento. Em seguida, abra o aplicativo do banco e escaneie o código para realizar a transação. A seguir, confira como pagar boletos com o Pix. O passo a passo foi feito pelo aplicativo do banco Santander (Android | iOS), mas o caminho pode ser replicado em outros apps de instituições financeiras.

Como pagar boletos usando o Pix

Passo 1: abra o aplicativo da instituição financeira e selecione a área do Pix;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Encontre o menu do Pix (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, na área de pagamentos, escolha a opção por QR Code;

Selecione o pagamento por QR Code (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 3: aponte a câmera do celular para o QR code exibido no boleto e aguarde o reconhecimento;

Escaneie o código do boleto (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Passo 4: em seguida, confirme o valor, os dados da empresa e avance para o pagamento. Em alguns aplicativos, é possível visualizar a data de vencimento do boleto.

Verifique os dados e faça o pagamento (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pronto! Em poucos passos, você consegue fazer o pagamento de boletos usando o Pix.

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.