Tim Cook visita China pela segunda vez em menos de um ano

Por Redação | 09 de Janeiro de 2013 às 14h20
photo_camera CS Monitor

O atual CEO da Apple, Tim Cook, está visitando a China pela segunda vez em menos de um ano, informa a própria empresa. Cook esteve no país asiático em março de 2012 quando circulou pelas instalações de uma das fábricas locais da Foxconn, a principal fornecedora de componentes para a empresa de Cupertino, Estados Unidos.

"Tim está em Pequim em reunião com funcionários do governo local e parceiros. A China é um mercado importante para nós e estamos ansiosos para continuar o crescimento e ampliar o entusiasmo dos consumidores chineses com nossos produtos", afirmou uma porta-voz da companhia na China. A representante não confirmou com quais parceiros o executivo irá se encontrar.

Segundo o SCMP, o executivo se encontrou com o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação ontem (8), para discutir o crescimento da indústria de dispositivos móveis e as tendências para o futuro.

Rumores, acerca da visita de Tim Cook à China indicam que a Apple estaria planejando o lançamento de um iPhone mais barato até o final deste ano. O aparelho deverá ser equipado com uma carcaça de menor custo e com componentes internos presentes em gerações anteriores do smartphone — esta seria a primeira vez que a empresa diversifica sua linha desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007.

A Apple estaria interessada em competir diretamente com empresas produtoras de smartphones Android de baixo custo (como é o caso da Samsung), que dominam os mercados emergentes. E além disso, o mercado chinês da Apple é o que mais cresce no mundo; a empresa registrou, no último ano, a venda de mais de 2 milhões de unidades do iPhone 5 no país em apenas três dias.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.