Mais sinais de que empresa taiwanesa (e não Samsung) fabricará chips da Apple

Por Redação | 20.02.2014 às 13:21

Há poucos dias foi publicado um rumor que começou a circular dizendo que a Apple estaria estudando tirar a produção da nova versão da sua linha de processadores da Samsung devido a problemas no desempenho dos chips produzidos pela coreana. Em seu lugar, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), uma das maiores produtoras independentes de chips de todo o mundo, com sede em Taiwan, assumiria a produção da versão A8, programada para ser apresentada no final do ano, quando a Apple anunciar seus novos smartphones e tablets.

Agora, um site de notícias taiwanês informou que a TSMC já teria iniciado a produção da nova versão dos processadores da linha A da Apple, alimentando os rumores de que a Samsung será deixada de lado na produção desse ano.

Ao que tudo indica, a coreana estaria tendo problemas no processo de fabricação dos processadores que utilizam componentes de 20 nanômetros, e a TSMC, por sua vez, estaria fabricando chips que atendem aos requerimentos da Apple.

Já no ano passado, o Wall Street Journal havia informado os planos da Apple de passar parte da produção dos A8 para a taiwanesa, que ficaria responsável por até 70% da demanda, com a Samsung produzindo o restante. Porém, tendo em vista os problemas que os processadores produzidos pela coreana enfrentam, a TSMC provavelmente assumirá toda a demanda.

Ainda segundo a publicação, o afastamento da Samsung na produção desse ano não afetará a produção da futura versão A9 em 2015, ou seja, não é permanente. Para o próximo ano, informações sugerem que as duas empresas dividirão a produção, com a TSMC fabricando os chips A9 de 16 nanômetros. Quando a Samsung estiver pronta para atender à demanda, passará a produzir até 40% dos processadores usando tecnologia de 14 nanômetros, obviamente menor do que a produzida pela taiwanesa.