Apple pode interromper parceria com a Samsung na produção de chips

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2014 às 13h15

Para o consumidor, a briga entre Apple e Samsung é ferrenha no que toca o mercado dos smartphones e tablets. Mas, por trás das “câmeras”, as companhias trabalham juntas em uma série de parcerias que incluem, por exemplo, a produção de processadores para os aparelhos da Maçã. Entretanto, essa história pode estar prestes a chegar ao fim.

Segundo um relato publicado pelo site MacObserver, a companhia de Cupertino estaria prestes a tirar a fabricação de seus componentes das mãos da Samsung. Ainda em 2014, a companhia estaria interessada em trabalhar com a TSMC, uma das maiores produtoras independentes de chips de todo o mundo, com sede em Taiwan.

E a questão, ao contrário do que pode se pensar a princípio, nada tem a ver com dar um golpe na concorrente. Trata-se de algo operacional, relacionado a um suposto baixo rendimento dos processadores A8 fabricados pela Samsung, um resultado de problemas no processo de fabricação em 20 nm. Um fator que não existe na linha de produção da TSMC.

Um movimento semelhante já aconteceu em 2012, quando a Apple retirou pedidos de chip para a Samsung e os transferiu para a Elpida. Na época, a fabricante coreana perdeu cerca de US$ 10 bilhões de seu valor de mercado e a expectativa é que uma baixa semelhante aconteça agora, caso os rumores se confirmem.

Por enquanto, são apenas boatos que teriam se originado a partir de pessoas com conhecimento sobre os processos e decisões da Apple. Nada foi confirmado até o momento.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.