Apple: mais dois nomes integram o time que pode trabalhar no iWatch

Por Redação | 28 de Abril de 2014 às 13h48
photo_camera Divulgação

Ainda não se sabe quais produtos a Apple anunciará no segundo semestre, mas a principal expectativa é por conta do iPhone 6 e do comentado iWatch. Fato é que, desde o ano passado, a companhia tem investido pesado em inúmeras contratações em diferentes áreas do mercado, desde tecnologia até saúde. Agora, mais dois nomes entram para o quadro de funcionários da empresa de Cupertino: Divya Nag e Karl Heiselman.

De acordo com o site 9to5Mac, Divya Nag é considerada uma das mentes mais promissoras quando o assunto são dispositivos médicos, sendo eleita pela revista Forbes como uma das 30 personalidades em destaque na imprensa mundial com menos de 30 anos. No início de 2010, ela fundou a startup Stem Cell Thearostics, especializada em tecnologias de testes de novos medicamentos e como essas drogas afetam os pacientes. Nag também é fundadora da StartX, uma entidade com o objetivo de ajudar outras startups localizadas em Stanford, nos Estados Unidos, com foco em tecnologia médica a acelerar seus negócios.

Nag trabalhará no time de desenvolvedores do relógio inteligente iWatch. Dado o histórico da jovem de 22 anos, não surpreendente que ela tenha sido contratada pela Apple. A StartX ajudou mais de 35 empresas de tecnologia médica no processo de implementação de seus produtos no mercado, o que inclui a criação de rótulos e bulas, aprovação do FDA - órgão norte-americano que controla a qualidade de alimentos, suplementos, cosméticos e medicamentos -, captação de recursos (mais de US$ 100 milhões no total) e parcerias com grandes corporações do setor, como a Genentech e Johnson & Johnson.

Vários executivos da Apple já se reuniram com o FDA, entre eles o vice-presidente sênior da companhia, Jeff Williams, mas o 9to5Mac destaca que Nag pode ajudar principalmente na obtenção de certificados e parcerias com outras empresas, justamente para lançar o iWatch e o aplicativo Healthbook. Os dois devem funcionar em conjunto para monitorar níveis de açúcar no sangue, pulsação, padrões de sono, pressão arterial e outras informações corporais do usuário.

Divya Nag

Divya Nag ficou conhecida por fundar duas companhias na área da tecnologia médica. (Foto: Divulgação)

Já Karl Heiselman, como informa o pessoal do MacMagazine, até então era CEO da agência de publicidade Wolff Olins. Heiselman, inclusive, já trabalhou como designer para a Apple em 1990, período que ele mesmo descreveu como uma época "estranha" em sua carreira profissional. "A grande lição que aprendi foi que eles estavam tentando ser alguém que não eram e [Steve] Jobs voltou e disse muito claramente: 'Vamos voltar ao que realmente somos'", disse em entrevista ao jornal The Guardian em 2009.

Heiselmen deve ajudar a Maçã na área de marketing e comunicação, respondendo diretamente a Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial. No entanto, o executivo pode ajudar no desenvolvimento de outra tecnologia que pode dar as caras no próximo semestre: o sistema de pagamentos móveis da Apple. Graças ao conhecimento em publicidade, Heiselmen pode auxiliar na adaptação de anúncios e comerciais dentro da plataforma, que deve ser integrada ao iTunes e funcionar através do Touch ID, o leitor de impressões digitais presente no iPhone 5S.

Karl Heiselman

Karl Heiselman, CEO da Wolff Olins, já trabalhou na Apple na década de 90. (Foto: Divulgação)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.