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5 valiosas lições de liderança dadas por Tim Cook, CEO da Apple

Por| 13 de Dezembro de 2012 às 09h10

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5 valiosas lições de liderança dadas por Tim Cook, CEO da Apple
5 valiosas lições de liderança dadas por Tim Cook, CEO da Apple
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Depois da morte do visionário Steve Jobs, a Apple agora está nas mãos de Tim Cook, que em entrevista à Businessweek, falou um pouco sobre sua vida como diretor executivo de uma das empresas mais influentes da tecnologia.

A entrevista tocou em assuntos variados, desde o design de produtos da Apple à fabricação propriamente dita. Mas o pessoal do Business Insider retirou cinco lições de liderança que o próprio Cook passou aos leitores. Confira:

1. Diversidade de liderança é extremamente importante

Cook acredita que uma diversidade de planos de fundo é fundamental para um líder e seus funcionários. Isso pode melhorar o rendimento da empresa. A filosofia consiste no fato de que pessoas trazem vários tipos de experiências diferentes e as empresas podem tirar proveito disso para crescerem cada vez mais. As experiências mais criativas e as mais inovadoras podem surgir da ideia de um funcionário, e eles realmente podem fazer a diferença.

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"Queremos diversidade de pensamentos", diz Cook. "Queremos diversidade de estilos. Queremos que as pessoas sejam elas mesmas. Esse é o grande negócio da Apple. Você não precisa ser outra pessoa. Você não precisa colocar uma máscara quando vai trabalhar e ser diferente. O que nos une é que fomos trazidos até aqui por valores. Queremos fazer a coisa certa. Queremos ser honestos e diretos. Admitimos quando estamos errados e temos coragem para mudar".

2. Transparência é a chave do negócio

Há muito tempo, Cook já sabia que a transparência na empresa seria uma chave para o sucesso. Ele criticou, de maneira áspera, os padrões dos empresários mundiais da Apple (especialmente aqueles que trabalham em empresas parceiras, como é o caso da Foxconn).

Ele abriu as portas para que o mundo conhecesse como eram, de fato, as operações da Apple. Ao fazer isso, ele não só mostrou que existe boa vontade por toda a empresa, como também definiu padrões industriais para os outros fabricantes parceiros.

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"Queremos ser tão inovadores com responsabilidade de suprimentos como somos com nossos produtos (...). Quanto mais transparentes formos aqui, mais seremos no espaço público".

3. É preciso gerar valor para os clientes

Até o executivo chefe da empresa mais valiosa do mundo dá valor aos clientes. Você acha que conhece os seus? Já parou para ler suas sugestões, reclamações ou elogios que chegam por e-mail? Entender o que os clientes pensam é fundamental.

Cook ainda valoriza as lojas físicas da Apple. Segundo ele, andar ou passear pelos corredores das Apple Stores faz com que ele sinta a vibração do local, além de permitir que ele converse cara a cara com os clientes. Gerar o valor necessário para o cliente é de suma importância para um executivo.

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4. Poucas coisas são incríveis

A Apple é uma gigante do mundo tech, mas você já parou para pensar que, considerando seu tamanho e sua fama, a empresa fabrica pouquíssimos produtos? Cook sabe disso. E diz: "Se você olhar de perto, verá que temos quatro iPods. Temos dois iPhones principais. Temos dois iPads, e temos alguns Macs. É isso".

Moral da história: foque naquilo que você faz de melhor, e faça da melhor maneira possível.

5. Admita que você está errado

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Ninguém está certo 100% do tempo, mas muitos teimam em dizer que sim. Ter coragem e humildade para admitir que você agiu errado é extremamente importante para o crescimento da empresa e também para o crescimento pessoal de um líder.

"Muitas pessoas, principalmente, na minha opinião, CEOs e executivos altos, ficam tão plantadas em suas velhas ideias que se recusam ou não têm coragem de admitir que estão erradas", diz Cook. "Talvez a característica mais subvalorizada de Steve era o fato de ele ter coragem de mudar de ideia. E isso é um talento".

Cook finaliza a entrevista à Businessweek dizendo que sente falta de Jobs todos os dias, pois ele era, além de tudo, um amigo. E completa: "Não quero trabalhar com pessoas que não gosto. A vida é muito curta. Então, as pessoas tornam-se amigas. Temos poucos amigos na vida".