5 valiosas lições de liderança dadas por Tim Cook, CEO da Apple
Por Luciana Zaramela | 13 de Dezembro de 2012 às 09h10
Depois da morte do visionário Steve Jobs, a Apple agora está nas mãos de Tim Cook, que em entrevista à Businessweek, falou um pouco sobre sua vida como diretor executivo de uma das empresas mais influentes da tecnologia.
A entrevista tocou em assuntos variados, desde o design de produtos da Apple à fabricação propriamente dita. Mas o pessoal do Business Insider retirou cinco lições de liderança que o próprio Cook passou aos leitores. Confira:
1. Diversidade de liderança é extremamente importante
Cook acredita que uma diversidade de planos de fundo é fundamental para um líder e seus funcionários. Isso pode melhorar o rendimento da empresa. A filosofia consiste no fato de que pessoas trazem vários tipos de experiências diferentes e as empresas podem tirar proveito disso para crescerem cada vez mais. As experiências mais criativas e as mais inovadoras podem surgir da ideia de um funcionário, e eles realmente podem fazer a diferença.
"Queremos diversidade de pensamentos", diz Cook. "Queremos diversidade de estilos. Queremos que as pessoas sejam elas mesmas. Esse é o grande negócio da Apple. Você não precisa ser outra pessoa. Você não precisa colocar uma máscara quando vai trabalhar e ser diferente. O que nos une é que fomos trazidos até aqui por valores. Queremos fazer a coisa certa. Queremos ser honestos e diretos. Admitimos quando estamos errados e temos coragem para mudar".
2. Transparência é a chave do negócio
Há muito tempo, Cook já sabia que a transparência na empresa seria uma chave para o sucesso. Ele criticou, de maneira áspera, os padrões dos empresários mundiais da Apple (especialmente aqueles que trabalham em empresas parceiras, como é o caso da Foxconn).
Ele abriu as portas para que o mundo conhecesse como eram, de fato, as operações da Apple. Ao fazer isso, ele não só mostrou que existe boa vontade por toda a empresa, como também definiu padrões industriais para os outros fabricantes parceiros.
"Queremos ser tão inovadores com responsabilidade de suprimentos como somos com nossos produtos (...). Quanto mais transparentes formos aqui, mais seremos no espaço público".
3. É preciso gerar valor para os clientes
Até o executivo chefe da empresa mais valiosa do mundo dá valor aos clientes. Você acha que conhece os seus? Já parou para ler suas sugestões, reclamações ou elogios que chegam por e-mail? Entender o que os clientes pensam é fundamental.
Cook ainda valoriza as lojas físicas da Apple. Segundo ele, andar ou passear pelos corredores das Apple Stores faz com que ele sinta a vibração do local, além de permitir que ele converse cara a cara com os clientes. Gerar o valor necessário para o cliente é de suma importância para um executivo.
4. Poucas coisas são incríveis
A Apple é uma gigante do mundo tech, mas você já parou para pensar que, considerando seu tamanho e sua fama, a empresa fabrica pouquíssimos produtos? Cook sabe disso. E diz: "Se você olhar de perto, verá que temos quatro iPods. Temos dois iPhones principais. Temos dois iPads, e temos alguns Macs. É isso".
Moral da história: foque naquilo que você faz de melhor, e faça da melhor maneira possível.
5. Admita que você está errado
Ninguém está certo 100% do tempo, mas muitos teimam em dizer que sim. Ter coragem e humildade para admitir que você agiu errado é extremamente importante para o crescimento da empresa e também para o crescimento pessoal de um líder.
"Muitas pessoas, principalmente, na minha opinião, CEOs e executivos altos, ficam tão plantadas em suas velhas ideias que se recusam ou não têm coragem de admitir que estão erradas", diz Cook. "Talvez a característica mais subvalorizada de Steve era o fato de ele ter coragem de mudar de ideia. E isso é um talento".
Cook finaliza a entrevista à Businessweek dizendo que sente falta de Jobs todos os dias, pois ele era, além de tudo, um amigo. E completa: "Não quero trabalhar com pessoas que não gosto. A vida é muito curta. Então, as pessoas tornam-se amigas. Temos poucos amigos na vida".