10 linguagens de programação que empresas procuram em candidatos

10 linguagens de programação que empresas procuram em candidatos

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 11 de Março de 2022 às 19h20
Divulgação

Um desejo comum no século XXI para jovens é querer entrar no mercado de desenvolvimento de softwares, seja pela vivência com a tecnologia ou mesmo pelos relatos de fartos salários que existem na internet afora. Esse setor, porém, conta com muitas variações de linguagens de programação, principal instrumento para esse trabalho, o que pode acabar confundindo os iniciantes.

A verdade é que ter conhecimento sobre qualquer linguagem de programação não é o suficiente para conseguir uma boa vaga — o interessado nesse setor deve ter noção do que o mercado procura, e se aprimorar em seu uso. Sabendo disso, o site Analytics Insight criou uma lista com os 10 códigos que desenvolvedores devem saber para conseguirem um bom emprego no setor. Confira:

Python

Fácil para iniciantes e contando com suporte de inúmeras frameworks e bibliotecas de classes e funções, o Python vem crescendo nos últimos anos, graças aos seus usos nas mais diversas aplicações. Além disso, graças as suas diversas bibliotecas, ela é capaz de ser usada para criação de softwares bem específicos.

Em 2021, o Python se manteve no topo, fazendo com que desenvolvedores que tiverem conhecimento dessa linguagem de programação sejam visados no mercado, e não há sinais que o cenário mude nos próximos anos — o que torna ela uma importante habilidade para quem quer se posicionar bem no setor.

JavaScript

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o JavaScript continuará sendo uma das linguagens mais procuradas e populares do mercado, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele.

Além disso, com as contantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao JavaScript, cada vez mais a linguagem está sendo usada tanto para programação de front-end de softwares como também para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.

Java

O Java é uma das linguagens de programação mais antigas e conhecidas do mundo. (Imagem: Reprodução/Pixabay/Pexels)

Criada em 1991, o Java é usado a 30 anos depois como a linguagem de programação de servidores em grande maioria dos projetos no mundo, mesmo os que envolvem big data ou desenvolvimento de aplicativos para Android.

E assim como nos últimos 30 anos, em 2022, desenvolvedores com conhecimento em Java continuarão sendo visados.

C#

Com sintaxe parecida com outras linguagens da família C, o C# continua sendo uma importante linguagem no mercado sendo usada em aplicativos web e mobile, desenvolvimento de jogos e até mesmo para programas voltados para negócios.

Scala

A Scala é uma linguagem de programação feita com o objetivo de apresentar soluções para a maioria das reclamações do Java. Além disso, ela conta com várias funcionalidade de códigos de desenvolvimento funcional, que permitem a execução de tarefas como correspondências de padrões, avaliando assim se a sintaxe está a ideal para o software.

R

A linguagem de programação R é usada principalmente para análise de dados e desenvolvimento de softwares estatísticos. Profissionais que tiverem experiência com ela serão visados por startups justamente por estes motivos, para assim as empresas terem a sua disposição poderosas ferramentas de controle e análise de informações.

Objective-C

Na mesma época em que o C++ foi lançado, o Objective-C também chegou ao mercado. Essa linguagem de programação teve o objetivo de ser uma versão do C focada no desenvolvimento orientado a objeto.

O Objective-C foi muito utilizado pela Apple em seus diversos produtos, mas recentemente está sendo substituído pela empresa pela linguagem de programação Swift.

Kotlin

Com interoperabilidade com o Java, o Kotlin vem se tornando uma linguagem muito procurada para adição de maiores ferramentas e situações em aplicações feitas com a outra linguagem.

Além disso, graças a compatibilidade com a Biblioteca de Classes Java, a linguagem tem sintaxe parecida, ajudando quem for aprender ela e já tem conhecimentos da outra linguagem de programação, agradando bastante os desenvolvedores.

HTML

Código HTML é importante parte da internet. (Imagem: Reprodução/Pixabay/Pexels)

Famosa linguagem de marcação, o HTML é um ótimo primeiro passo para iniciantes em programação, ao mesmo tempo que atualizações como o HTML 5 e sua predominância na maioria dos sites da internet faz com que ela seja uma habilidade muito necessária no mercado de desenvolvimento como um todo.

CSS

O CSS é normalmente utilizado em conjunto com o HTML para manipular a aparências de sites, conseguindo determinar o tamanho, cor e posição dos elementos programados pelos desenvolvedores.

Sua sintaxe é fácil e seu aprendizado é um importante complemento para o HTML.

Fonte: Analytics Insight

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.