Publicidade

10 linguagens de programação antigas que continuam populares em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Fevereiro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Shahadat Rahman/Unsplash
Shahadat Rahman/Unsplash

Com a evolução dos computadores, as linguagens de programação também se viram obrigadas a progredir para acompanhar os avanços da tecnologia. Uma das formas encontradas foi a partir da criação de novos códigos, que visavam facilitar a criação de aplicações complexas para os profissionais da área, otimizando assim as tarefas do mercado.

O cenário descrito acima parece tornar linguagens de programação mais antigas obsoletas, mas essa situação não ocorreu. Com o passar dos anos, desenvolvedores continuam enxergando em sistemas de criação de programas com mais de 50 anos de história ferramentas úteis, sejam para entender possíveis erros em aplicações geradas com recursos atuais ou para aproveitar algumas melhorias que elas possam ter tido ao longo do tempo.

Para demonstrar a importância desses códigos com tantos anos de história, o site Analytics Insight reuniu uma lista com 10 linguagens de programação mais antigas (pense que uma plataforma usada nos anos 1980 ou 1990 podem ser consideradas "velhinhas" para a velocidade de evolução moderna) que continuam populares até hoje no mercado. Confira a seguir:

Continua após a publicidade

Cobol

Criada em 1959, o COBOL foi desenvolvida para ser uma linguagem de programação utiliza para criação de softwares utilizados em negócios comuns. Hoje em dia, ela ainda é muito utilizado em sistemas de gerenciamento de mercadorias, finanças e de funcionários em boa parte das empresas, principalmente por conta do baixo custo de implementação de seus sistemas.

C

Continua após a publicidade

O C foi criada em 1970 e, mesmo com grande parte dos desenvolvedores preferindo suas derivadas, como C#, eles acabam se vendo utilizando a primeira versão por conta de sua enorme presença nos mais diversos setores de tecnologia do mundo e, nos últimos anos, seu uso em aparelhos de Internet das Coisas.

SQL

Desenvolvida em 1974 na IBM, o SQL foi uma das primeiras linguagens de programação de uso comercial, e é utilizada constantemente até hoje, principalmente no que se diz respeito a banco de dados.

C++

Continua após a publicidade

Pouco mais de 11 anos depois da criação do C, o C++ foi lançado. Contando com ferramentas que hoje em dia são vistas como padrão na maioria das linguagens de programação, como classes e funções virtuais.

Hoje em dia o C++ ainda é bastante utilizado, principalmente na criação de programas de baixa latência e em cursos introdutórios de programação.

Objective-C

Na mesma época em que o C++ foi lançado, o Objective-C também chegou ao mercado. Essa linguagem de programação teve o objetivo de ser uma versão do C focada no desenvolvimento orientado a objeto.

Continua após a publicidade

O Objective-C foi muito utilizado pela Apple em seus diversos produtos, mas recentemente está sendo substituído pela empresa pela linguagem de programação Swift.

Python

O Python foi desenvolvido nos anos 1980 e lançado em 1991, e logo se tornou uma popular linguagem de programação graças a sua utilização na criação de aplicações web diversas e scripts — sendo utilizada para estes fins até hoje.

Continua após a publicidade

Ruby

Lançada em 1993, a linguagem de programação Ruby foi criada para ser uma abordagem atualizada de códigos veteranos, como Perl e Lisp, focando mais na necessidade dos usuários que usariam as aplicações feitas com ela do que dos computadores.

Hoje em dia, ela é utilizada principalmente no aspecto backend de aplicações web.

Java

Continua após a publicidade

O Java chegou ao mercado em 1995, sendo mais uma linguagem de programação derivada do C. Embora seu uso esteja caindo nos últimos anos, ela ainda é extremamente popular entre desenvolvedores de aplicações para o Android e na criação de programas web.

PHP

Também em 1995, o PHP foi lançado. Essa linguagem de programação também tem perdido popularidade nos últimos anos, mas ainda está presente em boa parte dos sites da internet e é muito utilizada no desenvolvimento web de conexões de aplicações e servidores.

Continua após a publicidade

JavaScript

Finalizando a lista, o JavaScript também veio ao mundo em 1995. Inicialmente criada para melhorar e otimizar páginas da internet, hoje em dia ela é parte fundamental do backend de aplicações dos mais variados tipos, sejam web ou não.

Fonte: Analytics Insight