10 linguagens de programação que o mercado vai exigir em 2022

10 linguagens de programação que o mercado vai exigir em 2022

Por Dácio Castelo Branco | Editado por Claudio Yuge | 14 de Dezembro de 2021 às 15h30
Divulgação

Linguagens de programação de computadores são peças fundamentais do mundo atual, já que elas possibilitam a criação de aplicativos que nos auxiliam no dia a dia. A demanda por desenvolvedores também está crescendo, e para se destacar neste mercado, alguns diferenciais são necessários.

Em especial, caso os desenvolvedores tenham conhecimento com as linguagens de programação mais procuradas pelo mercado, eles poderão se destacar entre seus colegas de profissão, por estarem aptos a suprirem as demandas pela criação de aplicações feitas de maneiras específicas, muito solicitadas no cenário atual.

Sabendo dessa possibilidade de se destacar no mercado, confira a seguir as 10 linguagens de programação mais visadas em desenvolvedores em 2022, de acordo com o site Analytics Insight:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Javascript

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o Javascript continuará sendo uma das principais aptidões procuradas por empresas em desenvolvedores.

Além disso, com as contantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao Javascript, cada vez mais a linguagem está sendo usada tanto para programação de front-end de softwares como também para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.

Python

Python é uma linguagem que desenvolvedores devem dominar em 2022. (Imagem: Reprodução/Johnson Martin/Pixabay)

Fácil para iniciantes e contando com suporte de inúmeras frameworks e bibliotecas de classes e funções, o Python vem crescendo nos últimos anos, graças ao seus usos nas mais diversas aplicações.

Em 2022, se a tendência continuar, o Python se manterá em alta, fazendo com que desenvolvedores que tiverem conhecimento dessa linguagem de programação sejam visados no mercado.

PHP

Sites como Facebook foram totalmente feitos em PHP. (Imagem: Reprodução/Ben Griffiths/Unsplash)

Com 31 anos de história, o PHP é uma linguagem de código-aberto que vem sendo dita por analistas do mercado como próxima de sua morte, desde pelo menos 2014, mas ele continua popular, com aplicações como o Slack sendo desenvolvidas a partir dela. Além disso, 80% dos sites da internet foram feitos em PHP, como o Facebook.

Mesmo que os analistas talvez queiram que o PHP suma, 2022 não será o momento em que isso acontecerá.

Go

O Go, linguagem de programação por compilação feita pelo Google, também está em alta. Com sintaxe semelhante a da linguagem C, mas contando com características como segurança de memória, desenvolvedores que souberem a Go terão um diferencial em 2022.

Java

Criada em 1991, o Java é usado a 30 anos depois como a linguagem de programação de servidores em grande maioria dos projetos no mundo, mesmo os que envolvem big data ou desenvolvimento de aplicativos para Android.

E assim como nos últimos 30 anos, em 2022, desenvolvedores com conhecimento em Java continuarão sendo visados.

Kotlin

Com interoperabilidade com o Java, o Kotlin vem se tornando uma linguagem muito procurada para adição de maiores ferramentas e situações em aplicações feitas com a outra linguagem.

Além disso, graças a compatibilidade com a Biblioteca de Classes Java, a linguagem tem sintaxe parecida, ajudando quem for aprender ela e já sabe o Java.

C#

PC# continuará popular em 2022. (Imagem: Reprodução/Maxwell Nelson/Unsplash)

Com sintaxe parecida com outras linguagens da família C, o C# continua sendo uma importante linguagem no mercado sendo usada em aplicativos web e mobile, desenvolvimento de jogos e até mesmo para programas voltados para negócios.

Swift

A linguagem mais recomendado para o desenvolvimento de aplicações no mundo do iOS, o Swift precisa de menos conhecimento de programação que outros exemplos da lista, e ainda conta com suporte nativo ao IBM Swift SandBox e o IBM Bluemix, plataformas para implementação de medidas de segurança em aplicativos.

E, com a popularidade do iPhone, sabemos que quem desenvolver apps para o aparelho da Apple terão a sua disposição muitas oportunidades no mercado, ajudando na importância da Swift.

Ruby

Ruby é a linguagem mais popular usada no mundo corporativo, mais especificamente nas startups. Conforme a expansão e criação de novos empresas desse tipo ocorrem, maior será a demanda por desenvolvedores que saibam utilizar a Ruby, principalmente em 2022 e o possível cenário positivo de um mundo pós-pandêmico.

Além disso, quem souber utilizar as integrações da linguagem com o Ruby on Rails também estará bem visado, já que poderá criar conceitos e aplicações mais complexas com maior agilidade.

C

Popular desde 1985, a linguagem de programação C continua tendo papel importante nas tecnologias atuais, principalmente nas que envolvam aparelhos conectados a Internet das Coisas. Com isso, em 2022, com o planeta cada vez mais se adaptando as novidades desses avanços, é importante que mais desenvolvedores saibam usar o C, para assim melhor se colocarem no mercado.

Fonte: Analytics Insight

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.