Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a linguagem de programação mais usada no mundo atualmente?

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Novembro de 2021 às 21h20

Link copiado!

Free-Photos/Pixabay
Free-Photos/Pixabay

Programação é parte fundamental da nossa sociedade atual, mesmo que muitos não percebam isso. E é para construir uma imagem mais definida do cenário de desenvolvedores de softwares e outras utilidades que uma pesquisa da SlashData, empresa de análise de dados, avaliou as tendências de programação em 160 países durante o terceiro trimestre de 2021, e criou a lista das linguagens de código mais usadas no mundo.

É importante frisar que por mais que a pesquisa tenha tido mais de 19 mil entrevistados, esse não é o número das estimativas de usuários de cada linguagem citados no levantamento. A quantidade total de programadores foi calculada com base em estimativas que a própria SlashData estima que existem de programadores no mundo, junto de outros levantamentos semestrais da empresa, para assim criar a possível amostra.

Continua após a publicidade

Segundo a pesquisa, a linguagem de programação mais popular do mundo durante o terceiro trimestre de 2021 foi o JavaScript, liderando com folga em relação as outras avaliadas. O levantamento indica que mais de 16,4 milhões de desenvolvedores usam o JavaScript, conhecido pela sua boa adequação em desenvolvimento web e no back-end (parte de um software não visível para os usuários, só para os desenvolvedores) O dado não é uma surpresa, já que há anos a linguagem lidera o ranking, mas ainda surpreende saber que só durante o terceiro trimestre mais de 2,5 milhões de programadores começaram a adotar a linguagem.

O segundo colocado é o Python, que conta com 11,3 milhões de desenvolvedores fazendo uso dela, principalmente em ambientes de ciência de dados e aprendizado de máquina, além de aplicações da Internet das Coisas. A linguagem Python, nos últimos anos, vem se tornando mais popular, superando o número de usuários de Java, que atualmente são 9,6 milhões, focados em desenvolvimento mobile.

Finalizando o ranking das 6 linguagens mais usadas, temos o C/C++, usado por 7, 5 milhões de desenvolvedores; PHP, com 7,3 milhões e o C#, com 7,1 milhões. Dessas, o PHP é o que mais cresceu durante os últimos 6 meses, com cerca de um milhão de programadores começando a usar a linguagem.

Fonte: ZDNET