Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vulcão entra em erupção 2 vezes em 2 dias na Itália e satélite tira foto

Por| 19 de Fevereiro de 2021 às 15h35

Link copiado!

Reprodução: Davide Anastasi/LaPresse/AP
Reprodução: Davide Anastasi/LaPresse/AP

Um dos vulcões mais ativos do mundo, o Etna, localizado na Itália, acaba de entrar em erupção pela segunda vez em menos de 48 horas. A primeira erupção aconteceu na última terça-feira (16), com o vulcão liberando no ar grandes fontes de lava, que chegaram a atingir aproximadamente 700 metros de altura. Os fluxos de lava viajaram por cerca de 4 quilômetros.

Já a segunda explosão aconteceu na quinta-feira (18), com a lava percorrendo cerca 1,3 quilômetro de distância até a região sul. As cinzas das erupções cobriram toda a cidade de Catania, fechando o aeroporto local, e as autoridades vêm monitorando cidades próximas da base do vulcão, como Linguaglossa, Fornazzo e Milo, para evitar possíveis danos. De acordo com o Volcano Discovery, site que publica, regularmente, alertas e notícias sobre atividades sísmicas, também foi registrada atividade no início desta sexta-feira (19), com os fluxos percorrendo as regiões sul e leste. 

Continua após a publicidade

O satélite Copernicus Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia (ESA), conseguiu capturar imagens da erupção do vulcão no dia 18. Na imagem, foi possível destacar a cor brilhante da lava graças à tecnologia de banda infravermelha de ondas curtas. 

Os dados coletados pelo satélite também podem ser usados para detectar sinais de alterações que podem acabar provocando a erupção. Quando a explosão acontece, o satélite pode identificar fenômenos associados a ela, como fluxo de lava, deslizamento de terra, fissura no solo e terremoto. Sensores atmosféricos identificam também gases e aerossóis que foram emitidos no ar e qual será o impacto na atmosfera.

O vulcão Etna, o mais ativo de toda a Europa, tem 3,3 mil metros de altitude e já é conhecido no continente por ter erupções com frequência, por cerca de 2,7 mil anos. Nenhuma das erupções que aconteceram em fevereiro deixou vítimas ou danos graves nas regiões afetadas.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA