Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA vai estudar a água da Terra de maneira inédita com o satélite SWOT

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Dezembro de 2022 às 19h10

Link copiado!

NASA/CNES
NASA/CNES

Um novo satélite da NASA será lançado nesta quinta-feira (15) com o objetivo de prover dados inéditos sobre os corpos d’água na Terra. Chamado SWOT (sigla para "Surface Water and Ocean Topography"), o satélite conduzirá uma pesquisa detalhada de rios, lagos e oceanos a fim de monitorá-los frente às mudanças climáticas.

Após quase 20 anos em desenvolvimento e um investimento de mais de US$1 bilhão, o SWOT vai ao espaço incorporando uma avançada tecnologia de radar capaz de coletar medidas precisas do nível superficial dos oceanos, rios e outros corpos d’água.

Dados de duas varreduras completas do planeta devem ser enviados a cada 21 dias, podendo ser usados para estudos hidrológicos, climáticos e para ajudar autoridades no manejo de recursos hídricos.

Continua após a publicidade

O que se espera da missão SWOT?

"É realmente a primeira missão que vai observar toda a água na superfície do planeta,” declarou Ben Hamlington, cientista da NASA que faz parte do projeto e estuda o aumento do nível dos oceanos.

Este campo é apenas um dos que irão se beneficiar dos dados do SWOT. Outra grande contribuição esperada do satélite é a compreensão do quanto de calor e de gás carbônico da atmosfera o oceano consegue absorver.

Continua após a publicidade

A precisão com que o equipamento fará sua captura de dados é surpreendente, capaz de identificar com alto nível de detalhe as mudanças de elevação do mar por redemoinhos, por exemplo. Estes fenômenos são importantes pois influenciam diretamente as correntes marítimas e a capacidade de absorção de CO2 pelo oceano. O problema é que os satélites convencionais não possuem o detalhamento necessário para sua análise, enquanto SWOT entregará imagens deles com resolução 10 vezes maior.

As contribuições do SWOT também se estendem aos corpos de água doce. O estado de rios, lagos e reservatórios cuja água é usada para o abastecimento e consumo humano pode ser monitorado a fim de entender suas variações sazonais e frente a eventos climáticos extremos, como secas prolongadas.

Como funciona o monitoramento do SWOT?

O instrumento de radar do SWOT funciona através da emissão de ondas em uma frequência chamada de Banda Ka, localizada na faixa de micro-ondas do espectro eletromagnético. Elas são capazes de passar por nuvens e não precisam da luz do Sol para fazer a captura de imagens. Isso permite um monitoramento contínuo em qualquer condição climática e a qualquer hora do dia.

Continua após a publicidade

Projetado e construído no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, o SWOT conta ainda com a parceria das agências espaciais da França e do Canadá. O lançamento do satélite será feito na madrugada desta quinta na Califórnia, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX.

Fonte: NASA; Via: Reuters