Publicidade

Como preservar os rios?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Novembro de 2022 às 20h00

Link copiado!

Imagem: Dalia McGill/Wikimedia Commons
Imagem: Dalia McGill/Wikimedia Commons

Embora a maior parte da Terra esteja coberta por água, apenas uma pequena parte desta água é potável. Os rios são um dos principais locais onde a água doce está presente e acessível a nós, além de serem o habitat de muitas espécies. Aprender como preservar os rios é importante para garantir o abastecimento de água e um meio ambiente equilibrado.

Além de um papel vital na sobrevivência dos seres vivos, os rios possuem seu papel econômico, social e cultural. Suas águas podem ser usadas para a geração de energia, para a agricultura e pesca e servir como fonte de lazer para toda uma população.

A poluição dos rios não é, portanto, somente um problema ambiental: seus impactos também são econômicos e até de saúde pública. Grande parte das doenças mais comuns no Brasil são as chamadas doenças de veiculação hídrica, ou seja, elas podem ser transmitidas por água contaminada.

Continua após a publicidade

Como ajudar a preservar os rios

Contribuir para a preservação dos rios é fácil pois envolve atitudes que qualquer um pode tomar em suas casas. A soma de pequenos esforços individuais podem levar a um grande resultado em relação à disponibilidade e qualidade da água.

Abaixo, veja dicas de como preservar os rios:

Continua após a publicidade
  • Economize água: repensar seu consumo e reduzir gastos desnecessários de água reduz a pressão exercida sobre os recursos hídricos. Descubra como economizar água para ajudar a preservar os rios!
  • Confira seu sistema de saneamento: as redes que coletam a água da chuva e o esgoto são diferentes e seus destinos também. Certifique-se que na sua residência a ligação com as redes de coleta seja adequada. O esgoto ligado à rede pluvial pode levar a poluição dos cursos d’água. As águas da chuva, por sua vez, não precisam estar ligadas a rede de esgoto pois não precisam do mesmo tratamento que este último vai receber em uma estação adequada.
  • Cuidado com o descarte de líquidos: tendo em mente o tópico anterior, tome cuidado com o descarte dos líquidos em sua residência. Evite o uso excessivo de produtos químicos e jamais descarte óleos, remédios e outras substâncias nos ralos e pias. Vazamentos do seu carro também podem chegar aos corpos d’água.
  • Descarte seu lixo corretamente: resíduos descartados de forma incorreta também podem acabar nos recursos hídricos. De preferência, pratique também a coleta seletiva, separando o lixo reciclável do orgânico.
  • Conscientização e comprometimento: entender a importância dos rios, da mata ciliar que o protege e de suas nascentes é fundamental para a preservação dos recursos hídricos. Informe-se e compartilhe o conhecimento para que mais pessoas possam contribuir!