Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Que dia começa cada estação do ano?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Setembro de 2022 às 19h34

Link copiado!

Leigh Patrick/Pexels
Leigh Patrick/Pexels

Diferentes em cada hemisfério do planeta, as estações do ano dão as caras em datas e até horários diferentes, devido à movimentação da Terra em torno do Sol — ou seja, o movimento de translação. Esse fenômeno climático só acontece por conta da inclinação da Terra, a qual é de cerca de 23,4º, permanecendo constante. E uma dúvida muito frequente é sobre o dia em que começa cada estação.

Vale lembrar que, no Brasil, as estações são desiguais, por conta da extensão do país. Na região Sul e em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, elas são mais definidas, mas nas outras, há duas estações mais bem definidas: uma quente e úmida e outra quente e seca. Para entender a ocorrência e transição entre cada estação do ano, primeiro calha trabalharmos os conceitos de solstício e equinócio, que marcam o início desses eventos.

Continua após a publicidade

O que é solstício e equinócio?

Por 6 meses do ano, o polo sul fica mais inclinado para o Sol, e o polo norte, mais afastado dele. Nos outros seis meses, o contrário: esses dois momentos são chamados solstícios. No solstício de verão, um hemisfério está recebendo mais luz solar do que outro, então os dias são mais longos e as noites mais curtas.

No solstício de inverno é o oposto: o hemisfério inclinado para longe do Sol tem uma menor incidência de raios solares, e as noites são mais longas do que os dias. O solstício acontece quando o Sol está mais distante do equador, acima ou abaixo dele, em algum dos trópicos, o que acontece 2 vezes por ano, em junho — quando o Sol está acima do equador celeste — e em dezembro, quando o astro-rei está abaixo do equador celeste.

Já no equinócio, nenhum polo fica inclinado para o sol, recebendo a mesma quantidade de luz do corpo celeste principal do sistema. O sol, nesse caso, passa exatamente no equador, também acontecendo duas vezes por ano. No hemisfério sul, o equinócio de primavera acontece em setembro, quando o dia e a noite duram 12 horas exatas. No norte, o solstício de outono acontece no mesmo período.

Continua após a publicidade

Que dia começa a primavera?

No hemisfério sul, a primavera se inicia em torno do dia 22 de setembro — também é chamada de primavera austral. Sabemos até mesmo o horário em que o Sol chega ao ponto de equinócio, iniciando a estação: no ano de 2022, isso ocorre às 22:04 desta data.

Que dia acaba a primavera?

Continua após a publicidade

O solstício de verão, que marca o final da primavera, acontece em torno de 21 de dezembro. Em 2022, isso acontece às 18:48.

Que dia começa o verão?

Como relatamos anteriormente, o solstício de verão encerra a primavera e dá início ao verão. Neste ano, isso acontece em 21 de dezembro, às 18:48.

Que dia acaba o verão?

Continua após a publicidade

O verão termina no equinócio de outono, por volta do dia 20 de março. Também chamado de outono austral, em 2022, esse evento foi às 12:33. Em 2023, ele será às 18:25.

Que dia começa o outono?

O outono costuma começar em seu equinócio, no dia 20 de março, mas pode acontecer no dia 19, como será em 2028. No ano que vem, 2023, ele ocorrerá às 18:25.

Continua após a publicidade

Que dia acaba o outono?

O outono costuma terminar no dia 21 de junho, no solstício de inverno, mas também ocorre no dia 20, em algumas ocasiões — será o caso de 2024. Em 2023, no entanto, a estação terminará no dia 21, às 11:58. No ano de 2022, foi às 06:14.

Que dia começa o inverno?

O solstício de inverno, que, no hemisfério sul, ocorre no meio do ano, costuma ocorrer no dia 21 de junho, como já relatamos. No presente ano, já tivemos nosso inverno austral, que começou às 06:14. Na próxima vez, em 2023, será às 11:58.

Continua após a publicidade

Que dia acaba o inverno?

O inverno termina no equinócio de primavera, finalizando o ciclo que acabamos de relatar. Isso costuma acontecer no dia 22 de setembro, e, no presente ano de 2022, acontece às 22:04, acabando com a estação mais fria do ano.

O Google te ajuda

Meio difícil de decorar todas essas datas? Lembramos que o Google é nosso amigo e tem ferramentas que facilitam a localização desses dias. É só pesquisar o termo "que dia começa a primavera?" (ou a estação do ano que desejar) e ele já mostra a resposta em uma área dedicada nos resultados da pesquisa.

Continua após a publicidade

Confira:

Fonte: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas