Publicidade

Qual é o animal com mais dentes no mundo?

Por  | 

Compartilhe:
Kev Bation/Unsplash
Kev Bation/Unsplash

Enquanto divaga na cama tentando dormir à noite, muita gente acaba se fazendo perguntas curiosas. Garanto que uma delas é “qual animal tem mais dentes do mundo?” — e nós, humanos, não chegamos nem perto do pódio. Temos apenas 32 dentes em uma boca adulta, ou 28, caso os sisos já tenham sido arrancados.

O pódio é bastante curioso, com invertebrados como as lesmas figurando nas posições mais altas. E para esclarecer, o que levamos em conta é a maior quantidade de dentes em um momento específico da vida: se a conta incluísse todos os dentes figurando na boca ao longo da vida, a história seria diferente, mas os números também seriam impressionantes.

O animal mais dentuço de cada família

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para começar humilhando a baixa quantidade de dentes nos humanos, o mamífero com mais dentes é o tatu-canastra (Priodontes maximus), que ostenta até 100 deles. Cada tatu possui uma quantidade diferente, mas essa média garante o pódio, ajudando numa dieta de insetos macios, como formigas e cupins. Mesmo assim, o bicho fica longe da classificação geral.

Já nos vertebrados, a vitória fica com a lagartixa-rabo-de-folha de Madagascar (Uroplatus fimbriatus), que, de acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes, chega a ter 169 dentes na mandíbula superior e 148 na inferior, totalizando 317 dentes. A competição nos mares chega em outro nível, no entanto.

Os tubarões, por exemplo, são famosos pelos seus dentes, que geralmente conseguem substituir após a perda com facilidade. Os tubarões-brancos (Carcharodon carcharias), por exemplo, chegam a ter 300 dentes, menos, no entanto, do que os bacalhaus-búfalo (Ophiodon elongatus), com a maior quantidade de dentes entre os peixes — 555, em média.

Eles perdem até 20 dentes por dia, segundo pesquisas, mas os crescem de volta rapidamente. Ainda assim, não são os vencedores. Acredite ou não, segundo o Centro de Ciências de Glasgow, o vencedor são as lesmas!

Elas possuem cerca de 14.000 dentículos — estruturas de quitina ao invés de cálcio, como nós — em sua rádula, um órgão semelhante à língua. Ela é usada tanto por moluscos carnívoros quanto herbívoros para raspar fragmentos de comida e inseri-los na boca: em latim, “rádula” significa “pequeno raspador”. Animais com rádulas, em geral, raspam porções das comidas das quais estão se alimentando.

Uma menção honrosa fica com as lesmas-guarda-chuva (Umbraculum umbraculum), moluscos gastrópodes que, como as lesmas terrestres, possuem uma rádula com quase 1.500 dentículos — que, sendo substituídos ao longo da vida, chegam a impressionantes 250.000 durante toda sua existência.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Robô de um animal extinto

Continua após a publicidade

Fonte: Glasgow Science Centre