Publicidade

Rara espécie nova de lesma-do-mar é avistada na costa do Reino Unido

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Allen Murray/Cornwall Wildlife Trust
Allen Murray/Cornwall Wildlife Trust

Nova espécie de lesma-do-mar é vista na Inglaterra: a mais recente representante da família dos nudibrânquios se chama Babakina anadoni e foi localizada nas Ilhas Scilly (ou Sorlingas), na costa da Cornualha, Reino Unido. É a primeira da espécie a ser vista no país, segundo informações do Cornwall Wildlife Trust.

Lesmas marinhas dessa espécie haviam sido registradas anteriormente só algumas vezes na costa oeste da Espanha e mais para o sul do oceano Atlântico. O animal é bem pequeno, medindo cerca da metade de um dedo mindinho humano — cerca de dois centímetros. Quem verificou a existência do animal no país europeu foi um voluntário da Seasearch, Allen Murray.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A costa britânica e seus animais

Os nudibrânquios são criaturas marinhas com corpo mole, assim como seus parentes gastrópodes terrestres, e frequentemente apresentam cores vibrantes e formatos diversos. A alimentação dos bichos consiste em anêmonas e algas marinhas, e, às vezes, outras lesmas-do-mar. Para se proteger dos predadores, as lesmas marinhas se utilizam de células urticantes em suas presas: elas inclusive conseguem incorporar tais células das presas em suas próprias defesas.

O gerente de comunicações da Isles of Scilly Wildlife Trust, Matt Slater, que monitora e cuida dos animais locais, afirma que a equipe nunca deixa de se surpreender com as aparições de vida selvagem nas ilhas. Por lá, aparecem nudibrânquios raros e belos como esse, além de caracóis violeta marinhos, baleias-jubarte e baleias-fin, e muito mais.

A Seasearch é um projeto nacional que incorpora mergulhadores voluntários em seus trabalhos, e, segundo Slater, realiza um trabalho vital ao localizar espécies como essa. De acordo com ele, registros como esse são vitais para o entendimento e proteção dos mares britânicos.

Fonte: Cornwall Wildlife Trust