Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Projeto internacional cria o mapa mais detalhado do Oceano Antártico

Por| Editado por Rafael Rigues | 09 de Junho de 2022 às 16h00

Link copiado!

IBCSO
IBCSO

Um projeto internacional desenvolveu o mapa mais preciso, até agora, do Oceano Antártico, reunindo detalhes como montanhas, cânions e planícies ao redor da Antártida. O mapa cobre uma região de 48 milhões de quilômetros quadrados e apresenta o ponto mais profundo deste oceano, localizado a mais de 7 mil metros abaixo da superfície.

O mapeamento do fundo oceânico é importante para diversos propósitos, como para a navegação segura, conservação marinha e compreensão do clima, além da história geológica de nosso planeta. No entanto, mais de 80% do oceano ainda é desconhecido.

Continua após a publicidade

O mapa foi desenvolvido pelo projeto Carta Batimétrica Internacional do Oceano Antártico (IBCSO) durante cinco anos, a partir da atualização da primeira versão publicada em 2013. Ao poucos, projetos como o IBCSO estão ampliando nosso conhecimento do fundo oceânico.

Rotineiramente, navios e barcos são incentivados a ligar seus dispositivos de sonar para realizar medições de profundidade (ou batimétricas) dos oceanos. Além disto, instituições públicas e privadas estão sendo requisitadas a disponibilizar o maior volume de dados possível ao grande público.

Mapa do Oceano Antártico

O mapa abrange todo o fundo do Oceano Antártico até 50º ao sul. Os 48 milhões de km quadrados foram divididos em um quadriculado com células de 500 metros, e cerca de 23% delas apresenta pelo menos um medição moderna (e precisa). Os pesquisadores consideram isso um grande avanço em relação a nove anos atrás.

Continua após a publicidade

Àquela época, menos de 17% das células tinha uma medição moderna. "Nós mais que dobramos a área do gráfico", disse Boris Dorschel, do Instituto Alfred Wegener. Além da área ampliada, a densidade de dados também aumentou, ajudando a refinar o mapa.

A maior parte das informações foi coletada por navios quebra-gelo que acompanham os esforços científicos na Antártida, como o navio polar do Reino Unido RR James Clark Ross — o qual será sucedido pelo RRS Sir David Attenborough.

Conforme os navios se deslocam entre a Antártida e países como o Chile, África do Sul e Tasmânia, suas sondas pesquisam o terreno abaixo da superfície do mar. Hoje, esta atividade está cada vez mais coordenada entre diferentes organizações de pesquisa.

Continua após a publicidade

Importância do fundo oceânico

Além de garantir uma navegação mais segura, conhecer o fundo oceânico é fundamental para a conservação da pesca, pois é ao redor das montanhas submarinas que a fauna costuma se concentrar — uma espécie de “ponto quente” da biodiversidade marinha.

O fundo acidentado do oceano também influencia as correntes oceânicas e, portanto, a mistura vertical da água. Assim, o mapa ajuda a aprimorar os modelos climáticos que consideram essas correntes, uma vez que os oceanos distribuem o calor pelo globo. O pesquisador Rob Larter, do British Antarctic Survey, disse que: "também podemos estudar como o manto de gelo da Antártida mudou ao longo de milhares de anos apenas observando o fundo do mar".

Continua após a publicidade

Talvez a descoberta mais importante do novo mapa seja o ponto mais profundo do Oceano Antártico. Batizado de Factorian Deep, ele é uma depressão localizada no extremo sul da fossa Sandwich do Sul a 7.432 metros de profundidade. O novo mapa contou com o financiamento da Nippon Foundation como parte do esforço internacional Seabed 2030 para mapear o fundo oceânico até o final desta década.

O estudo que detalha o mapeamento foi publicado na revista Scientific Data.

Fonte: Scientific Data, Via BBC